News Recôncavo

Semana nº4, Novembro 2012


Ativa Recôncavo; Viajando sobre a bela Cachoeira

Documentário com texto e imagens atuais da nossa única cidade do Brasil que tem sua historia fundamental para o brasil ter um linda historia atual.



Considerada monumento nacional e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional em 1971, o município de Cachoeira, situado no recôncavo sul, depois de Salvador, é a cidade baiana que reúne o mais importante acervo arquitetônico no estilo barroco e o maior estaleiro cultural independente do Brasil. 
Seu casario, suas igrejas, seus prédios históricos preservam a imagem do Brasil Império, tempo em que o comércio e a fertilidade do solo fizeram de Cachoeira a vila mais rica, populosa e uma das mais importantes do Brasil durante os séculos XVII e XVIII. Continuação...



____________________________________________________________________

Ativa Recôncavo; Documentário exclusivo; O Turismo (Parte nº 1)


Vamos descobri em texto em videos, um pouco desde setor que é fundamental para todas as noções do planeta. (Documentário Semanal -  1ª Segunda-Feira -15 de Outubro 2012)








Eleições 2012; Recôncavo; Muritiba; Resultado Final

Vejas os novos Eleitos da Cidade de Muritiba.
Continuação...



________________________________________________________________________________




Palavras Sobre a cidade da Cachoeira

Para fundar um país, uma civilização, decidiram fazer uma cidade: Salvador. Em volta dela, ao longo da mais formosa baía já revelada, fizeram-se engenhos, complexas estruturas agroindustriais autossuficientes e estanques. Estava pronta a obra. De forma imprevista, porém, foram surgindo povoados, ao sabor das vontades de alguns indivíduos, como pontos de encontro, lugar de comércio, de exercício de religiosidade e das manifestações culturais. Cachoeira, no extremo oeste dessa civilização inventada, nasce como um pouco de todas essas coisas e floresce como ponto de contato, elo entre o Brasil da cidade e seus engenhos, o Brasil imaginado d’além mar e o Brasil profundo, dos povos chamados tapuias, estrangeiros do ponto de vista da cidade inicial.
Os dois brasis vão se fundindo em Cachoeira. Quando a fusão está madura, decide o povoado, já então importante vila, que uma terceira civilização, síntese das outras duas, está pronta para se tornar um país independente, novo.
É 25 de junho de 1822, data em que Cachoeira decreta que portugueses, africanos e tapuias se tornaram uma coisa só, tornaram-se brasileiros. Nenhuma outra data marca tão bem o nascimento desse país intercultural.
O novo país, gigante por natureza, cresce, fermenta, torna-se maior ainda por obra e graça de um povo imenso. Cachoeira mantém-se lá, com a mesma aparência que tinha no dia fundador, observando o país que ali nascera se desenvolver.
Mantém-se assim como um museu, retrato vivo da história singular de uma grande nação, de uma nova civilização. A paisagem natural é belíssima. A arquitetura é histórica, eclética e majestosa. A paisagem humana é a soma de biomas culturais de muitas eras, do colonial ao contemporâneo, passando pelas várias áfricas, destacadas, visíveis em suas nuances.
Fonte: http://www.flica.com.br/cachoeira/

Nenhum comentário:

Postar um comentário