quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 19 de Outubro 2012


PÁGINA SOBRE DATAS COMEMORATIVAS DO ANO DE 2012 

Diariamente, datas comemorativas do mês em destaque




 Datas Comemorativas do dia: 19 de Outubro 2012

                                                  
Mês em Destaque: Outubro é o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias....Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês do calendário romano, que começava em março. Outubro começa sempre no mesmo dia da semana que o mês de janeiro, exceto quando o ano é bissexto...

Comemorações do 293º dia de 2012 (73 dias para 2013), uma sexta-feira, 19 de outubro no calendário gregoriano, daqui 00:36:10 (-03:00:00 GMT).
  • Dia sem Álcool nem Drogas ou "Dia sin alcohol ni drogas" - comemoração móvel, instituída pelas Associações e/ou Conselhos das Universidades dos Países Andinos: 3ª sexta-feira de outubro.
  • Dia da Amizade Africana-Peruana ou "Día de la amistad peruano africana" - comemorado por peruanos, para marcar a data da morte do estadista e militar moçambicano, Samora Moisés Machel, que foi um líder revolucionário de inspiração socialista e liderou a Guerra moçambicana de Independência, convertendo-se no 1º presidente do país após a independência de Moçambique e vindo a falecer num acidente de avião em 19 de outubro de 1986.
  • Dia da Constituição - comemorado por niuenses, para marcar a data da independência do Niue, que foi obtida em 19 de outubro de 1974, a partir de uma auto-regulação ou livre associação com a Nova Zelândia, concedida pelo Parlamento Neozelandês.
  • Dia da Madre Teresa de Calcutá ou "Dita e Terezës Nenê" - comemorado na Albânia, para marcar a data da Beatificação da missionária católica nascida na Macedônia e naturalizada indiana, Madre Teresa de Calcutá, que fundou a Congregação das Missionárias da Caridade em Calcutá na Índia, foi laureada em 1979 com o Nobel da Paz e beatificada em 19 de outubro de 2003, por seu trabalho em prol dos pobres.
  • Dia das Bandas de Música ou "Día de las Bandas de Música" - comemorado na Província argentina de Misiones, conforme Lei Nº 3532 de 29 de outubro de 1998.
  • Dia das Crianças - comemorado em Israel.
  • Dia de Doi Bansui - comemorado no Japão, para marcar a data da morte do poeta e tradutor Japonês de literatura, Doi Bansui [Tsuchiï Rinkichi], que faleceu em 19 de outubro de 1952.
  • Dia do Açougueiro ou "Día del Carnicero" - comemoração da Argentina não confirmada.
  • Dia do Aniversário do Estado - comemorado no Estado brasileiro do Piauí, conforme Lei Nº 176 de 30 de agosto de 1937, para marcar a data da 1ª proclamação da independência do PI, a partir da assinatura do termo de adesão dos Piauienses à independência do Brasil, que foi firmado em 19 de outubro de 1922 na Câmara de São José da Parnaíba pelos independentistas brasileiros, Simplício Dias da Silva, João Cândido de Deus e Silva, Domingos Silva e outros, muito embora o Estado piauiense ainda tenha permanecido sob domínio português até a nova declaração de independência dos piauienses, que foi reiterada em 24 de janeiro de 1823 pelo então brigadeiro brasileiro, Manoel de Souza Martins.
  • Dia do departamento de Maldonado ou "Día del Departamento de Maldonado" - comemorado no Uruguai, para marcar a data de 19 de outubro de 1594, em que a Cooroa Espanhola reconheceu pela 1ª vez esse território da Costa do Oceano Atlântico, desde então com o nome de maldonado.
  • Dia do Festival de Armilustrium - celebrado em honra de Marte [deus da guerra] na Roma Antiga, quando as armas dos soldados romanos passavam por um rito de purificação e eram guardadas para o período de inverno.
  • Dia do Guarda Florestal Provincial ou "Día del Guardaparque Provincial" - comemorado na Província argentina de Misiones, conforme Lei Nº 3.673 de 10 de agosto de 2000, para marcar a data da morte do guarda florestal argentino, Horacio Foerster, que faleceu em 19 de outubro de 1993 em águas do rio Uruguai, enquanto desempenhava tarefas relacionadas com o seu ofício no Parque Provincial Moconá.
  • Dia do Guarda-noturno - comemorado em louvor a São Pedro Alcântara, que é tido como padroeiro dos guardas noturnos, por ele se dedicar a vigília como prática de austeridade religiosa.
  • Dia do Produtor Orgânico - comemorado no Distrito Federal brasileiro, conforme Lei Nº 3.915 DE 7 DE DEZEMBRO DE 2006, quando o Poder Público distrital deverá incentivar a realização de eventos que valorizem e estimulem a produção e o consumo de produtos orgânicos no Distrito Federal.
  • Dia Estadual da BSGI [Associação Brasil SGI] - comemorado no Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 14.878 de 16 de outubro de 2009, para marcar a data da fundação da BSGI [Associação Brasil SGI], que foi constituída em 19 de outubro de 1960, como a representação da SGI [Soka Gakkai Internacional] no Brasil, e que hoje está presente em todos os Estados brasileiros.
  • Dia Estadual da Fundação Brasil Soka Gakkai Internacional - comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, conforme Lei Nº 4.118 de 25 de novembro de 2011, para marcar a data da fundação da BSGI [Associação Brasil SGI], que foi constituída em 19 de outubro de 1960, como a representação da SGI [Soka Gakkai Internacional] no Brasil, e que hoje está presente em todos os Estados brasileiros.
  • Dia Estadual do Coralista - comemorado no Estado brasileiro de santa Catarina, conforme Lei Nº 6.675 de 31 de outubro de 1985, para marcar a data do nascimento do maestro, compositor, poeta e professor brasileiro, José Acácio Santana [conhecido como "Missionário da Música"], que veio ao mundo em 19 de outubro de 1939 e foi especialista em Canto Coral Sacro, tendo se graduado em regência e composição na cidade alemã de Colônia e alcançado renome internacional pela extensão e variedade de sua obra musical e poética, que vai da canção infantil até a ópera e os oratórios eruditos, com um legado de mais de 3.000 obras, além de pioneiro nas composições litúrgicas pós-Concílio Vaticano 2º no Brasil, dedicando-se a partir de 1962 ao incentivo do canto coletivo e acessível ao público em geral.
  • Dia Internacional de Prevenção do Câncer de Mama ou "International Day for Prevention of Breast Cancer" - comemorado como parte do "Outubro Rosa".
  • Dia Nacional da Inovação - comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 12.193 de 14 de janeiro de 2010, que ratificou uma iniciativa da PROTEC [Sociedade Brasileira Pró Inovação Tecnológica], para homenagear o inventor brasileiro, Alberto Santos Dummont, que, em 19 de outubro de 1901, realizou o primeiro voo controlado de um dirigível, circulando em torno da Torre Eiffel na cidade francesa de Paris.
  • Dia da Emancipação do município brasileiro de Ivoti - Estado do Rio Grande do Sul.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Caiçara - Estado do Rio Grande do Sul.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Dolcinópolis - Estado de São Paulo.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Igaraçu do Tietê - Estado de São Paulo.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Marilena - Estado do Paraná.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Ouvidor - Estado de Goiás.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Pindoba - Estado de Alagoas.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Pouso Alegre - Estado de Minas Gerais.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Pouso Alto - Estado de Minas Gerais.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Santa Teresinha - Estado da Bahia.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Três Ranchos - Estado de Goiás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário