terça-feira, 2 de outubro de 2012

Pagina; Um Dia na Historia; 2 de Outubro 2012


PÁGINA SOBRE DATAS COMEMORATIVAS DO ANO DE 2012 

Diariamente, datas comemorativas do mês em destaque

Mês em Destaque: Outubro é o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias....
 Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês docalendário romano, que começava em março. Outubro começa sempre no mesmo dia da semana que o mês de janeiro, exceto quando o ano é bissexto.


2 de Outubro 2012 

Datas Comemorativas Festejadas Hoje, 2 de outubro (uma terça-feira) de 2012, por mais 16 horas, 11 minutos e 12 segundos (-03:00:00 GMT)
  • Dia de Techies ou "Techies Day" - comemoração móvel dos Estados Unidos da América desde 1999,, a partir de um consórcio do governo e líderes norte-americanos da indústria, para que profissionais de tecnologia e organizações tecnológicas possam oferecer seu tempo, talento e habilidades, a fim de incentivar os estudantes nas classes K-12, e em prol do esclarecimento sobre as carreiras de tecnologia: 1ª terça-feira de outubro.
  • Dia da Cultura Racional - comemorado na cidade brasileira de Porto Velho-RO, conforme Lei Nº 1268 de 12 de setembro de 1996.
  • Dia da Festa Patronal dos Corpos da Polícia ou "Dia de la Fiesta patronal de los cuerpos de la Policía" - comemorado inicialmente em 1 de março por espanhóis desde a Bula Papal de 24 de fevereiro de 1926, que foi assinada pelo Papa Pio XI e que então nomeava os Santos Anjos da Guarda como patronos dos Corpos de Vigilância e Segurança ou "Cuerpos de Vigilancia y Seguridad" [atual Polícia Governativa da Espanha ou "Policía Gubernativa de España"] e que foi ratificada pelo então rei espanhol em 31 de março daquele mesmo ano, sendo transferida para 2 de outubro a partir de 1974, para se ajustar ao "Dia dos Santos Anjos da Guarda" pelo calendário da Igreja Católica Apostólica Romana e festejada nessa nova data desde então.
  • Dia da Independência comemorado na Guiné [República da Guiné ou République de Guinée], para marcar a data da conquista da independência guinense ante o jugo da França, ocorrida em 2 de outubro de 1958.
  • Dia de "Batik" ou "Hari Batik" - comemoração de indonésios, que está relacionada com um pano que usa uma tradicional técnica manual de tingimento baseada em cera e que além da Indonésia, também pode ser encontrado no Azerbaijão, China, Egito, Índia, Japão, Malásia, Nigéria, Senegal, Singapura e Sri Lanka, sendo que durante as cerimônias javanesas, é possível se determinar a linhagem real de uma pessoa pelo pano que ele ou ela esteja usando, pois entre a nobreza indonésia, listras mais largas ou linhas onduladas de maior largura, indicam uma classificação mais elevada do nobre.
  • Dia de "Gandhi Jayanti" - feriado nacional comemorado na Índia, para marcar a data do nascimento do líder pacifista indu, Mahatma Gandhi, ocorrido em 2 de outubro de 1869.
  • Dia de Mehregan ou Festival Persa de Outono - comemorado no Irã, desde a era pré-islâmica, de acordo com o calendário civil iraniano, em honra de Mitra [Mehr Mihr em persa), tida como a divindade da aliança e, portanto, das relações interpessoais, como amizade, carinho e amor.
  • Dia de Rickfillie - comemorado em honra do "gnomo de palha", que tinha o dom de transformar palha em ouro na mitologia nórdica.
  • Dia do Aniversário da Matança de Tlatelolco ou "Día del Aniversario de la Matanza de Tlatelolco" - celebrado por mexicanos, para marcar a data da dispersão do Movimento Estudantil de 1968 ou "Movimiento Estudiantil de 1968", um movimento social que contava com a participação de estudantes da UNAM [Universidade Nacional Autônoma do México ou "Universidad Nacional Autónoma de México"] e do IPN [Instituto Politécnico Nacional ou "Instituto Politécnico Nacional"], além de professores, intelectuais, donas de casa, Operários e outros profissionais da capital mexicana e que foi desarticulado em 2 de outubro de 1968 pelo Governo mexicano na Praça das Três Culturas ou "Plaza de las Tres Culturas" de Tlatelolco, num ato do grupo paramilitar, Batalhão Olímpia ou "Batallón Olimpia" em conjunto com o Exército Mexicano ou "Ejército Mexicano", para combater uma manifestação convocada pelo Conselho Nacional de Greve ou "Consejo Nacional de Huelga", cuja devastadora violência da ação ficou conhecida como a "Matança de Tlatelolco"" ou "Matanza de Tlatelolco"", resultando num número oficial de 20 mortos mas que, extra-oficialmente e de acordo com investigações atuais, teria causado a morte, desaparecimento e prisão de várias centenas de manifestantes e sob a exclusiva responsabilidade do Estado Mexicano.
  • Dia do Bibliotecário ou "Día del Bibliotecario" - comemorado na Bolívia, conforme Resolução Nº 511 de 2 de outubro de 2007 do Ministério boliviano do Trabalho ou "Ministerio de Trabajo".
  • Dia do encarregado de edifícios ou "Dia del Encargado de Edificio" - comemorado na Argentina, para marcar a data da constituição do Sindicato Único de Encarregados e Ajudantes de Casas de Aluguel ou "Sindicato Único de Encargados y Ayudantes de Casas de Renta" [Atual Sindicato Único de Trabalhadores de Edifícios de Alugueis e Horizontais ou "Sindicato Único de Trabajadores de Edificios de Renta y Horizontal"], ocorrida em 2 de outubro de 1942.
  • Dia do Escrivão ou "Día del Escribano" - comemoração da Argentina, que está relacionada com o "Dia do Notário Latino", para marcar a data da fundação da UINL [União Internacional do Notariado Latino ou "Unión Internacional del Notariado Latino"], que foi constituída em 2 de outubro de 1948, durante o "1º Congresso Internacional do Notariado Latino" ou "1º Congreso Internacional del Notariado Latino" na cidade argentina de Buenos Aires.
  • Dia do Médico Veterinário ou "Día del Médico Veterinario" - comemorado por bolivianos, para marcar a data em que aconteceu pela 1ª vez na Bolívia, um Congresso Técnicco Científico de Médicos Veterinários ou "Congreso Técnico Científico de Médicos Veterinarios", que foi realizado durante a visita de colegas veterinários de países irmãos das Américas em 2 de outubro de 1974.
  • Dia do Notário Latino - comemoração oficializada nos Estados brasileiros do Rio Grande do Sul [Lei Nº 12.347 de 26 de outubro de 2005] e São paulo [Lei Nº 2.431 de 22 de dezembro de 1953], além da República Dominicana [Decreto Nº 459 de 19 de setembro de 1996], cuja celebração foi instituída para marcar a data da fundação da UINL [União Internacional do Notariado Latino ou "Unión Internacional del Notariado Latino"], que foi constituída em 2 de outubro de 1948, durante o "1º Congresso Internacional do Notariado Latino" ou "1º Congreso Internacional del Notariado Latino" na cidade argentina de Buenos Aires.
  • Dia do Quadro complementar de Oficiais - comemorado no Exército Brasileiro, para marcar a data da Lei Nº 7.831 de 2 de outubro de 1989, que então instituiu o QCO [Quadro Complementar de Oficiais] no Brasil.
  • Dia do Técnico em Medicina ou "- Día del Tecnólogo Médico" - comemorado por chilenos e instituído pelo Decreto-Lei Nº 1.110 de 28 de fevereiro de 1948, que foi emitido pela Junta Central de Beneficiência e Assistência Social ou "Junta Central de Beneficencia y Asistencia Social", e que então também criou a Escola de Técnica e Administração Hospitalar ou "Escuela de Técnica y Administración Hospitalaria" do Chile, marcando o início dessa profissão que deve orientar e resolver problemas de natureza bio-psico-social, mediante a aplicação de metodologias e tecnologias que progridem conforme o avanço dos conhecimentos dos tempos modernos e as exigências sociais de nossa realidade.
  • Dia do Toofu - comemorado no Japão, em reverência a essa comida japonesa.
  • Dia dos Animais de Fazenda ou "Farm Animals Day" - comemorado a partir dos Estados Unidos da América e organizado pelo "Movimento dos Direitos dos Animais de Fazenda" ou "Farm Animal Rights Movement", na data do nascimento do líder pacifista indu, Mahatma Gandhi, que veio ao mundo em 2 de outubro de 1869, num protesto pelos sofrimentos impostos aos animais de abate e de tração, que são explorados para o bem-estar humano.
  • Dia dos Santos Anjos da Guarda - comemorado na Igreja Católica Apostólica Romana.
  • Dia dos Avós - comemorado na Itália.
  • Dia Estadual do Agente Comunitário de Endemias - comemorado no Estado brasileiro do Espírito Santo, conforme Lei Nº 9.416 de 18 de Março de 2010.
  • Dia Internacional da Não-Violência ou "International Day of Non-Violence" - comemoração instituída pela ONU [Organização das Nações Unidas] numa Resolução de 15 de Junho de 2007, para marcar a data do nascimento do líder pacifista indu, Mahatma Gandhi, que veio ao mundo em 2 de outubro de 1869.
  • Dia Internacional do Educador Social ou "international day of social educators" - comemoração promovida pela AIEJI [Associação Internacional de Educadores Sociais ou "International Association of Social Educators"].
  • Dia Nacional do Pacifismo Ativo e pelo Desarmamento - comemoração do Brasil, conforme Lei Nº 11.619 de 19 de dezembro de 2007, que está relacionada com o "Dia Internacional da Não-Violência" ou "International Day of Non-Violence".
  • Dia Nacional do Trabalhador de Faxina ou "National Custodial Worker Day" - comemorado nos Estados Unidos da América.
  • Dia Provincial da Pesquisa Neonatal Metabólica ou "Día Provincial de la Pesquisa Neonatal Metabólica" - comemorado na Província argentina de Santa Cruz, conforme Decreto Nº 2195 de 1 de outubro de 2009.
  • Datas de cidades brasileiras Comemoradas Hoje, 2 de outubro (uma terça-feira) de 2012, por mais 16 horas, 11 minutos e 12 segundos (-03:00:00 GMT):




  • Dia da Fundação do município brasileiro de Aragarças - Estado de Goiás.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Cantagalo - Estado do Rio de Janeiro.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Chapada da Natividade - Estado de Tocantins.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Cruzeiro - Estado de São Paulo.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Lago da Pedra - Estado do Maranhão.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Minas Novas - Estado de Minas Gerais.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Porto Velho - Estado de Rondônia.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Serrinha - Estado do Rio Grande do Norte.

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário