sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 01 de Dezembro 2012


Dezembro é o décimo segundo e último mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Dezembro deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do Calendário Romano, que começava em Março.
Em 21 de Dezembro ou data próxima, o Sol atinge o ponto mais ao sul em sua trajetória pelo céu. É o solstício de inverno, começo do inverno no hemisfério norte e do verão no hemisfério sul.


Dia de Casacos para as crianças ou "Coats for Kids Day" - comemoração móvel dos Estados Unidos da América, com distribuição de agasalhos e brinquedos para as crianças norte-americanas carentes: 1º sábado de dezembro.
Dia de Comemoração Nacional - celebração móvel da Ilha holandesa caraibana de Saba, em memória pela data da adoção da bandeira sabiana, que ocorreu em 6 de dezembro de 1985: comemoração de fim de semana a partir do 1º sábado de dezembro.
Dia da Autonomia Universitária ou "Día de la Autonomía Universitaria" - comemorado por guatemaltecos, para marcar a data da outorga da autonomia Universitária na Guatemala, que foi concedida pela Junta Revolucionária de Governo ou "Junta Revolucionaria de Gobierno" para a USAC [Universidade São Carlos] em 1 de dezembro de 1944, alguns meses após a queda do ditador guatemalteco, Jorge Castañeda y Ubico.
Dia da Bandeira do Estado - comemorado no Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 14.020 de 10 de dezembro de 2007.
Dia da Dona de Casa ou "Día del Ama de Casa" - comemorado desde 1958 por argentinos, com o apoio da Liga de Donas de Casa, Consumidores e Usuários da República da Argentina ou "Liga de Amas de Casa, consumidores y usuarios de la República Argentina".
Dia da Extinção do Exército ou "Dia de la Abolición del Ejército" - comemorado Por Costa-riquenhos, conforme Decreto presidencial de 26 de novembro de 1986 e Decreto Legislativo Nº 8115 de 5 de julho de 2001, para marcar a data da desmobilização do Exército costa-riquenho como instituição permanente [então, substituído pela Polícia Civil em prol da garantia da ordem pública], que se deu após a Vitória na "guerra civil de 48" em 1 de dezembro de 1948, por determinação do fazendeiro e político costa-riquenho e então presidente da Costa Rica, José Figueres Ferrer, revertendo-se a partir daí a economia do custeio militar e as instalações militares prioritariamente para a cultura, a educação e a saúde dos costa-riquenhos.
Dia da Filatelia - comemorado em Portugal, com o apoio da Federação Portuguesa de Filatelia.
Dia da Frota de Mar ou "Día de la Flota de Mar" - comemorado na Marinha argentina, para marcar a data da 1ª Operação de uma divisão de mar da Argentina, que se deu com a chegada da "Esquadra de Sarmiento" sob o ccomando do militar argentino de mar nascido na Espanha, Luis Py, cuja façanha então foi celebrada em 1 de dezembro de 1878 com uma salva de canhões ao Pavilião Nacional argentino, então hasteado no "Cañadón de los Misioneros", na margem sul e junto à foz do Rio Santa Cruz, reafirmando os interesses da Argentina no extremo Sul da Patagônia.
Dia da Grande União ou "Ziua Nationala - Ziua Marii Uniri" - comemorado na Romênia [România], para marcar a data da União da Transilvânia e Reino da Romênia, ocorrida em 1 de dezembro de 1918.
Dia da Heráldica - comemoração do Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 10.230 de 5 de março de 1999, que está relacionada com o conjunto de emblemas do brasão paulista: um escudo português vermelho e uma espada com o punho voltado para baixo sobre o cruzamento de um ramo de louro, à direita e um ramo de carvalho, à esquerda em que a lâmina separa as letras "SP" [tudo em prata] com o Timbre de uma estrela de prata e sobre um Suporte formado por 2 ramos frutificados de cafeeiro [de sua cor], cujas hastes se cruzam abaixo.
Dia da Liberdade e da Democracia - comemorado por chadianos, para marcar a data da queda em 1 de dezembro de 1990 do 7º presidente chadiano, Hissène Habré, cujo Governo [num regime de partido único] foi acusado de ter sido caracterizado por atrocidades e abusos generalizados dos direitos humanos pelo líder chadiano do "Movimento de Salvação Patriótica", Idriss Déby, que o derrubou e se mantém no poder desde então, em que pese as várias revoltas sufocadas por seus militares e as inúmeras acusações de má-versasção do dinheiro público, o que fez com que o Chad na África Central figurasse no topo da lista dos países mais corruptos do mundo da revista Forbes em outubro de 2006.
Dia da morte de Crowley - comemorado por adeptos da filosofia/religião Thelêmica, para marcar a data da morte do Ocultista, Escritor, Montanhista, Poeta, possível espião e Iogue inglês, além de fundador da doutrina Thelema, Aleister Crowley [Edward Alexander Crowley], que faleceu em 1 de Dezembro de 1947 e que ficou bastante conhecido por ter sido o autor do "Livro da Lei" [Liber AL vel Legis] que deu vida à doutrina Thelêmica, a partir de uma série de experiências metafísicas que teriam sido vividas em 1904 por ele e sua então esposa e socialite inglesa, Rose Edith Kelly Crowley, com a revelação do novo Aeon de Hórus, tendo por base o "faças o que quiseres pois é tudo da lei".
Dia da Restauração - celebrado em Portugal, para marcar a data de 1 de dezembro de 1640, em que se deu a restauração da Independência portuguesa ante o jugo dos espanhóis e que marcou também a data do fim da "União Ibérica", uma junção que se deu a partir da união das Casas Reais de Espanha e Portugal numa fusão pessoal das coroas em 1580 após uma crise dinástica portuguêsa, que incuiu também as respectivas possessões coloniais de espanhóis e portugueses por cerca de 60 anos.
Dia das Tropas de Fronteira ou "Tag der Grenztruppen der" - comemorado na ex-RDA [República Democrática alemã], para marcar a data do surgimento da precursora das tropas de fronteira da Alemanha Oriental em 1 de dezembro de 1946, que foi instituída inicialmente como unidade policial de paramilitares, para monitorar as fronteiras externas da zona de ocupação da então URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas] e a partir da exigência das potências aliadas vitoriosas na 2ª Guerra Mundial.
Dia de comemoração Nacional ou "mjóðá ne" - celebrado na Birmânia ou Myanmar, para marcar a data da 1ª greve de estudantes universitários birmaneses, ocorrida em 1 de dezembro de 1920.
Dia de Comemoração Nacional - celebrado por centro-africanos, para marcar a data da transformação da República Centro-Africana em território autônomo da Comunidade Francesa, ocorrida em 1 de dezembro de 1958.
Dia de Luta Pela Reforma Agrária - comemorado por movimentos de trabalhadores sem-terras do Estado brasileiro do Piauí, para marcar a data da morte da trabalhadora rural brasileira, Antonia Flor, que foi assassinada aos 80 anos de idade em 1 de dezembro de 1984, depois de Exercer durante 50 anos a posse fática sobre a gleba de terra onde trabalhava, tendo resistido corajosamente às muitas tentativas de despejo de que foi vítima, cuja luta e assassinato ensejou a 1ª ação concreta de caráter reivindicativo pela desapropriação, por interesse social e para fins de reforma agrária, da gleba Gameleira que foi desapropriada em 1 de dezembro de 2005 para que pudesse ser criado um Projeto de Assentamento no lugar.
Dia de Rajanubhab Damrong ou "Wan Damrong Rachanuphap" - comemorado na Tailândia, para marcar a data da morte do príncipe tailandês, Chao Manda Ghom, que faleceu em 1 de dezembro de 1943.
Dia De Repressão Ao Tráfico De Animais Silvestres - comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 5.098 de 2 de outubro de 2007.
Dia de Runiñahui - comemorado por equatorianos e instituído por determinação do Congresso Nacional de 1985, em tributo ao herói indígena, Ati Pillahuaso [batizado com o nome de "Rosto de Pedra" ou "Runiñahui" que lhe teria sido atribuído por um defeito que ele tinha no olho], um guerreiro inca e 1 dos 3 generais do Exército de Huayna Cápac ao lado de Challcuchima e Quizquiz, que manteve a luta contra os espanhóis no então Reino Inca de Quito [atual Equador] durante 1 ano e 5 meses, após a execução de Atahualpa.
Dia do Auto-Governo ou "Fullveldisdagurinn" - comemorado na Islândia.
Dia do Escrivão ou "Día del Escribano" - comemorado por uruguaios com o apoio da Associação de Notários do Uruguai ou "Asociación de Notarios de Uruguay, para marcar a data daquela que é tida como a 1ª escritura do Uruguai e que foi emitida em 1 de dezembro de 1739 pelo então notário argentino proviniente da cidade portenha de Buenos Aires, JosephEsquibel.
Dia do Ferreiro - comemoração não confirmada.
Dia do Ferrador de Cavalos - comemorado no Estado brasileiro de São paulo, conforme Lei Nº 14.348 de 5 de janeiro de 2011, em louvor a Santo Elói de Noyon na França, que também é tido na conta de padroeiro dos ferradores.
Dia do Festival de Barbes Diena [ou Barbanas Diena] - realizado na mitologia da antiga Letônia, para celebrar a fertilidade dos cordeiros e ovelhas, quando era proibido trabalhar com agulhas e outros objetos cortantes.
Dia do Festival de Posídon - comemorado em honra do grande deus dos oceanos na mitologia grega.
Dia do Imigrante - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme decreto Nº 30.128 de 14 de novembro de 1957, que foi emitido pelo então Governador paulista, Jânio da Silva Quadros, para que coincidisse com o 1º "Domingo do Advento" que significa "vinda" ou "chegada", e que corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal, num período dedicado pelos Católicos para a preparação espiritual antes da vinda de Jesus.
Dia do Início da Semana de Incentivo e Promoção ao Voluntário" - comemorada no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 11.648 de 13 de janeiro de 2004, com o objetivo de estimular mais pessoas a se engajarem no voluntariado e fortalecer as instituições que o promovem.
Dia do Início da luta pelos direitos civis dos negros dos Estados Unidos ou "Beginning of the day civil rights struggle of blacks in the United States" - Comemorado no Estado Norte-americano do Alabama, para marcar a data de 1 de dezembro de 1955, em que a ativista dos direitos civis e costureira afro-norte-americana, Rosa Louise McCauley Parks, entrou para a história estadunidense, ao não aceitar ceder seu lugar para um branco num ônibus da cidade norte-americana de Montgomery no Alabama, marcando o início de um boicote de 381 dias contra a segregação nos coletivos e fazendo com que ela se convertesse num importante símbolo do moderno Movimento dos Direitos Civis e ícone internacional de resistência à segregação racial, principalmente porque, em 13 de novembro de 1956, a Suprema Corte estadunidense proibiu a segregação racial nos ônibus que então operavam no transporte público dos Estados Unidos da América, considerando-a inconstitucional.
Dia do Locutor ou "Día del locutor" - comemoração de cubanos que foi instituída em 1954 pela antiga Agremiação Nacional de Locutores ou "Colegio Nacional de Locutores" de Cuba, e que é tida por alguns como "Dia Interamericano do Locutor" ou "día interamericano del locutor".
Dia do Locutor ou "Día del locutor" - comemoração de Honduras, que é tida por alguns como "Dia Interamericano do Locutor" ou "día interamericano del locutor".
Dia do Metrô ou "Día del Subterráneo" - comemorado na cidade argentina de Buenos Aires, para marcar a data da inauguração do Metrô buenos-airense, que se deu em 1 de dezembro de 1913.
Dia do Numismata - comemoração de brasileiros que surgiu em 14 de junho de 1934 durante uma reunião da Sociedade Numismática Brasileira, para ser festejada na data do aniversário da coroação do Imperador do Brasil, Dom Pedro I, que se deu em 1 de dezembro de 1822, ocasião em que foi lançada a 1ª moeda do novo regime [6.400 réis em ouro], que ficou conhecida entre os colecionadores e demais interessados como a "Peça da Coroação" e que até os nossos dias é considerada uma das mais raras e caras moedas brasileiras, principalmente entre os estudiosos da ciência Numismática ou estudo das moedas e medalhas, além de ser a 1ª moeda "genuinamente nacional" do Brasil Independente.
Dia do Padre Billini ou "Día del Padre Billini" - comemorado na República Dominicana, conforme Lei Nº 4123 de 23 de abril de 1955, para marcar a data do nascimento do sacerdote e educador dominicano, Francisco Xavier Billini, que veio ao mundo em 1 de dezembro de 1837 e que realizou várias obras de caridade entre os dominicanos mais necessitados, terminando por fundar a Loteria da Junta de Caridade ou "Lotería de la Junta de la Caridad" [atual Loteria Nacional ou "Lotería Nacional"].
Dia do Professor ou "Día del Maestro" - comemorado por panamenhos, para marcar a data do nascimento do engenheiro e educador panamenho, Manuel José Hurtado, que veio ao mundo em 1 de dezembro de 1821 e que é tido como o "Pai da Instrução Pública Panamenha", por seu empenho em favor da educação popular , com o fim de quebrar o ciclo vicioso da ignorância e da pobreza que reinava entre a grande maioria da população, cujas boas idéias para modernizar o ensino, levaram o Governo a nomeá-lo diretor geral de educação pública do Estado panamenho do Istmo, numa época em que o Panamá ainda era parte da Colômbia.
Dia do Selo - comemorado em Portugal, com o apoio da Federação Portuguesa de Filatelia.
Dia Estadual da Juta e Malva - comemorado no Estado brasileiro do Pará, conforme Lei Nº 4.314 DE 1 de junho de 1970, com a obrigatoriedade da realização de palestras nos estabelecimentos de ensinoprimário, médio e secundário mantidos pelo Estado ou por este subvencionados, que versem sobre a importância da Juta e Malva no campo do desenvolvimento sócio-econômico da Amazônia, para marcar a data do nascimento do agricultor e naturalista japonês, Ryota Oyama, tido como o introdutor da juta no Brasil em 1934 [inicialmente cultivada apenas por imigrantes japoneses a partir da cidade brasileira de Parintins-AM], o que possiblitou o fim da dependência brasileira da juta da Índia.
Dia Estadual de Repressão ao Tráfico de Animais Silvestres - comemorado no Estado brasileiro de Goiás, conforme Lei Nº 15.152 de 19 de abril de 2005.
Dia Estadual em Memória dos Policiais Civis, Policiais Militares e Bombeiros Militares Mortos em Serviço - comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, conforme Lei Nº 3.688 de 9 de junho de 2009.
Dia Mundial da AIDS ou "World AIDS Day" - comemoração instituída durante um Encontro Mundial de ministros de Saúde de 140 países na cidade inglesa de Londres no final da década de 1980, que está ratificada pela ONU [Organização das Nações Unidas] e oficializada entre outros no Estado brasileiro de Minas Gerais [Lei Nº 12.296 de 13 de setembro de 1996] e na cidade brasileira de Porto Alegre-RS [Lei Nº 7210 de 8 de janeiro de 1993], e que tem sido celebrada com iluminação vermelha em monumentos de vários países do mundo, para marcar a data do 1º diagnóstico positivo de HIV [Vírus da Imunodeficiência Humana ou "Human Immunodeficiency Virus"] para o agente causador da AIDS [Síndrome da Imunodeficiência Adquirida ou "Acquired Immunodeficiency Syndrome"], que se deu em 1 de dezembro de 1981.
Dia Nacional de homenagem a Rosa Parks ou "National Transit Tribute to Rosa Parks Day" - comemorado nos Estados Unidos da américa e promovido pela Associação Norte-Americana de Transporte Público ou "American Public Transportation Association", para marcar a data de 1 de dezembro de 1955, em que a ativista dos direitos civis e costureira afro-norte-americana, Rosa Louise McCauley Parks, entrou para a história estadunidense, ao não aceitar ceder seu lugar para um branco num ônibus da cidade norte-americana de Montgomery no Alabama, marcando o início de um boicote de 381 dias contra a segregação nos coletivos e fazendo com que ela se convertesse num importante símbolo do moderno Movimento dos Direitos Civis e ícone internacional de resistência à segregação racial, principalmente porque, em 13 de novembro de 1956, a Suprema Corte estadunidense proibiu a segregação racial nos ônibus que operavam no transporte público dos Estados Unidos da América, considerando-a inconstitucional.
Dia Panamericano da Farmácia ou "Día Panamericano de la Farmacia" ou ainda Dia Panamericano do Farmacêutico ou "Día Panamericano del Químico Farmacéutico" - comemoração instituída para marcar a data do 1º Congresso de Farmacêuticos das Américas ou "1º Congreso de Farmacéuticos de las Américas", que foi realizado na cidade cubana de Avana de Cuba em 1 de dezembro de 1948.

Nenhum comentário:

Postar um comentário