quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 21 de Novembro 2012






Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latinanovem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano.

  • Dia do Sistema de Informação Geográfica ou "Gis Day" - comemoração móvel, promovida durante a "Semana da Consciência pela Geografia" e realizada em 44 estados norte-americanos e 57 países ao redor do mundo, numa iniciativa de alfabetização geográfica patrocinada pela National Geographic Society, com o propósito de alertar para importância que a geografia desempenha nas nossas vidas, promovendo o aprofundamento desta disciplina nas escolas, comunidades e organizações em geral: 3ª quarta-feira de novembro.
  • Dia mundial da DPOC ou "World COPD Day" - comemoração móvel criada pela GOLD [Iniciativa Global para a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica ou "Global Initiative for Chronic Obstructive Lung Disease"], com o fim de alertar sobre essa doença crónica, progressiva e irreversível, que acomete os pulmões e tem como principais características a destruição de muitos alvéolos, além do comprometimento dos restantes, atacando com maior freqüência homens com idade mais avançada, que também tem certa incidência em pessoas com algum histórico de tuberculose: 3ª quarta-feira de novembro.
  • Dia Nacional dos Profissionaisdo Suporte a Educação ou "National Education Support Professionals Day" - comemoração móvel de norte-americanos, que foi celebrada até 2003 como Dia do Pessoal do Suporte Educacional ou "Educational Support Personnel Day", em tributo aos assistentes pedagógicos, professores substitutos, pessoal administrativo, serventes escolares, entre outros: 3ª quarta-feira de novembro.
  • Dia da Apresentação da Virgem Maria no Templo - celebrada principalmente no oriente, em memória à consagração de uma basílica em honra à Santa Maria, cuja construção foi edificada sob as ordens do então bispo de Jerusalém, Monsenhor Elias, e terminada sob o domínio do Imperador Justiniano.
  • Dia da Enfermeira ou "Día de la Enfermera" - comemorado por argentinos e instituído pela Associação Católica de Enfermeiras ou "Asociación Católica de Enfermeras" da Argentina, para marcar o "Dia de Nossa senhora dos Remédios", que é celebrado nessa data por argentinos.
  • Dia das Forças Armadas - comemorado em Bangladesh, para lembrar o dia em que forças de libertação da Aeronáutica, Exército e Marinha bangladeshiana lançaram um ataque combinado contra combatentes do Paquistão em 1971, que culminou com a rendição de 93 mil integrantes das forças paquistanesas de ocupação e o fim da "Guerra de Libertação de Bangladesh".
  • Dia de Aizu - comemorado no Japão, provavelmente para marcar a data da morte do calígrafo, historiador e poeta janponês, Aizu Yaichi, que faleceu em 21 de novembro de 1956.
  • Dia de Líbero Badaró - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 6.204 de 7 de outubro de 1988, para marcar a data da morte do jornalista, político e médico italiano radicado no Brasil, João Batista Líbero Badaró [Giovanni Battista Libero Badarò], que foi assassinado por seus inimigos políticos em 21 de novembro de 1830 [apenas 4 anos após chegar nas Terras Brasilis] na cidadde brasileira de São Paulo-SP, cuja morte teria sido responsável pelo movimento popular que resultou na abdicação do imperador do Brasil, Dom Pedro I.
  • Dia do Diabético - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 7.070 de 30 de abril de 1991.
  • Dia do Estudante Universitário ou "Día del Estudiante Universitario" - comemorado na Venezuela, conforme decreto Nº 436 de 21 de novembro de 1958, para marcar a data do início de uma manifestação de estudantes universitários venezuelanos em protesto contra as fraudes eleitorais e pela liberdade e democracia, principalmente na UCAB [Universidade Católica Andrés Bello ou Universidad Católica Andrés Bello] e na Universidade Central da Venezuela ou Universidad Central de Venezuela, a partir de 21 de novembro de 1957, durante a ditadura do militar e político venezuelano, Marcos Evangelista Pérez Jiménez.
  • Dia do Hip-Hop - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 14.384 de 29 de março de 2011.
  • Dia do Município Brasileiro - comemorado na cidade brasileira de Porto Alegre-RS, conforme Lei Nº 2288 de 24 de novembro de 1961.
  • Dia Do Parlamentar Fluminense - comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 3.826 de 9 de maio de 2002.
  • Dia Estadual do Livro - comemorado no Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 13.835 de 21 de agosto de 2006, para marcar a data do nascimento do poeta brasileiro, João da Cruz e Souza, que veio ao mundo em 21 de novembro de 1861 em terras catarinenses e que é tido como o mais ilustre poeta simbolista do Brasil, mesmo tendo apenas duas obras publicadas em vida: "Missal" e "Broquéis".
  • Dia Europeu da Fibrose Cística ou "European Cystic Fibrosis" - comemorado desde 2006 por europeus, para alertar sobre os sintomas dessa doença genética, entre eles, perda de gordura nas fezes ou pneumonias recorrentes, que atinge 1 a cada 2 mil recém-nascidos no mundo.
  • Dia Mundial da Espinha Bífida [Dividida] ou "World Day of Spina Bifida" - comemoração apoiada pela FEBHI [Federação Espanhola de Associações de Espinha Bífida e Hidrocefalia ou "Federación Española de Asociaciones de Espina Bífida e Hidrocefalia"], que está relacionada com a má-formação congênita da coluna vertebral [Oculta, Meningocélica ou Mielomeningocélica], e que pode ser previnida na maioria dos casos pela ingestão de uma pequena quantidade diária [cerca de 0,4 microgramas] de ácido fólico ou vitamina B9 por todas as mulheres em via de engravidar [iniciando-se cerca de 2 meses antes da concepção e prolongando-se por toda a gravidez], conforme recomendação da OMS [Organização Mundial da Saúde], cuja evidência também foi confirmada por estudos do pesquisador húngaro, Andrew E. Czeizel, visto que, segundo pesquisas médicas, a ação do ácido fólico se dá nas primeiras semanas da gestação, previnindo também contra anencefalia, entre outras doenças do bebê, e de pelo menos 0,2mg dia para todas as mulheres em idade fértil.
  • Dia Mundial da Pesca ou "World Fisheries Day" - comemoração que também é conhecida por franceses como "Dia Mundial de pescadores artesanais e trabalhadores do mar" ou "journée mondiale des pêcheurs artisans et des travailleurs de la mer" e que foi instituída durante o Fórum Mundial de Pescadores Artesanais e Trabalhadores do Mar ou "World Forum of Fish Harvesters & Fish Workers", realizado na cidade indiana de Nova Delhi em 1997 com a presença de delegações de 33 países.
  • Dia Mundial da Televisão ou "World Television Day" - comemoração instituída pela ONU [Organização das Nações Unidas] na resolução 51/205 de 17 de dezembro de 1996, para marcar a data da realização do "1º Fórum Mundial da Televisão" ou "1º World Television Forum", ocorrido em 21 de novembro de 1996, com a recomendação de que os países-membros troquem entre si, programas de televisão sobre questões como a paz, a segurança, o desenvolvimento social e económico, em prol do intercâmbio cultural entre os povos.
  • Dia Mundial das Saudações ou "World Hello Day" - comemoração celebrada em mais de 180 países e criada em 1973, a partir da iniciativa dos professores norte-americanos, Brian McCormack [Universidade do Arizona] e Michael McCormack [Universidade de Harvard], em resposta à "Guerra do Yom Kippur" de Israel contra os palestinos, em que as pessoas são convidadas a dizer olá! a pelo menos 10 pessoas nesse dia, numa clara mensagem destinada aos líderes mundiais, para que eles usem a comunicação ao invés da força na solução de seus conflitos, como forma de preservar a paz no Mundo.
  • Dia Nacional da Árvore ou "Giornata Nazionale dell'Albero" - comemorado na Itália, com o apoio de autoridades e do Ministério italiano do Meio Ambiente ou "Ministero dell'Ambiente".
  • Dia Nacional da Homeopatia - comemorado no Brasil, para marcar a data da chegada em terras brasileiras do homeopata francês, Jules Benoît Mure, que se deu em 21 de novembro de 1840, a partir do que, foram criadas Associações, Ambulatórios e cursos deHomeopatia em Terras Brasilis, graças ao apoio que foi dado para essa ciência pelo Governo Imperial brasileiro.
  • Dia Nacional do Compromisso com a Criança, o Adolescente e a Educação - comemoração do Brasil, conforme Lei Nº 12.685 de 18 de julho de 2012, que está de alguma forma relacionada com a data da "Declaração dos Direitos das Crianças" ou "Declaration of the Rights of the Child", que foi aprovada na 14ª sessão da Assembléia Geral das Nações Unidas na Resolução Nº 1386 de 20 de novembro de 1959 e adotada no Brasil em 1990.
  • Dia Nacional do Homeopata - comemorado no Brasil, para marcar a data da chegada em terras brasileiras do homeopata francês, Jules Benoît Mure, que se deu em 21 de novembro de 1840, a partir do que, foram criadas Associações, Ambulatórios e cursos deHomeopatia em Terras Brasilis, graças ao apoio que foi dado para essa ciência pelo Governo Imperial brasileiro.
  • Último Dia de Escorpião - comemorado por adeptos do Zodíaco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário