segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 28 de Novembro 2012






Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latinanovem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano.







Dia da Alfândiga - comemorado no Japão.
Dia da Ascensão de `Abdu'l-Bahá - Dia santo comemorado pela Fé Bahá'Í, para marcar a data da morte do filho mais velho do profeta Bahá'í, Bahá'u'lláh [ba-haa-ol-laa], 'Abdu'l-Bahá [nascido Abbas Effendi], que foi designado sucessor de seu pai e líder da Fé Bahá'í para o período após a morte de seus pais, e que encontrou ferrenha oposição contra sua nomeação, principalmente entre os membros de sua família, mas terminou por ser aceito como líder por quase toda a comunidade mundial dos bahá'ís.
Dia da Festa dos Soberanos - comemorado no Estado norte-americano do Havaí-EUA, em memória a 28 de novembro de 1864, que está ligada aos fundadores da Igreja Anglicana do Havaí, rei anglicano, Kamehama IV, e sua esposa, rainha Emma Queen, governantes cristãos que incentivaram a construção de escolas cristãs e hospitais, e que contribuiram grandemente para a difusão do cristianismo entre o povo havaiano, além de haverem convidado a Igreja da Inglaterra para enviar missionários e para estabelecer uma presença no Havaí, preocupados que estavam então com o crescimento da influência política norte-americana nas ilhas havaianas, sob os auspícios do trabalho de missionários norte-americanos no lugar, muitos dos quais abertamente favoráveis à anexação das ilhas pelos Estados Unidos da América, o que terminaria por acontecer com a invasão militar dos estadunidenses em 1898.
Dia da Independência ou Dia da Bandeira Albaniana - comemorado na Albânia [República da Albânia], para marcar a data da libertação dos albaneses do jugo da Turquia, que se deu em 28 de novembro de 1912 e outros eventos nacionais rememorados nessa mesma data por albaneses, como é o caso do 1º hasteamento da bandeira albanesa, ocorrido pela ação do herói e líder albanês, George Kastrioti Skanderbeg, em 28 de novembro de 1443 e a data da Nova Constituição Parlamentar da Albânia, cuja promulgação ocorreu em 28 de novembro de 1998.
Dia da Independência - comemorado na Mauritânia [Islamic Republic of Mauritania], para marcar a data da libertação dos mauritânios do jugo da França, ocorrida em 28 de novembro de 1960.
Dia da Proclamação da independência - comemorado no Panamá [República do Panamá], para marcar a data da libertação dos panamenhos ante o jugo da Espanha, ocorrida em 28 de novembro de 1821.
Dia da Proclamação da Independência - comemorado no Timor-Leste [Timór Lorosae], para marcar a declaração da independência dos timorianos ante o jugo dos indonésios, ocorrida em 28 de novembro de 1975, porém, reconhecida apenas mais de 25 anos depois, com o fim da ocupação indonésia, que se deu apenas em 20 de maio de 2002 e depois de muita pressão internacional.
Dia da República - comemorado no Chad, para marcar a data da proclamação da República do Chad, ocorrida em 28 de novembro de 1958.
Dia da República - comemorado por burundianos, para marcar a data da queda da monarquia e a proclamação da República de Burundi, ocorrida em 28 de novembro de 1966.
Dia do Bugueiro - comemorado no Estado brasileiro do Rio Grande do Norte, conforme Lei Nº 8.509 de 28 de maio de 2004, em tributo aos profissionais de Buggy-Turismo, que legalmente fazem o transporte de turistas em bugues no estado potiguar.
Dia do Médico Residente ou "Día del Médico Internista" - comemorado no Peru, para marcar a data da fundação da SPMI [Sociedade Peruana de Medicina Interna ou "Sociedad Peruana de Medicina Interna"], que foi constituída em 28 de novembro de 1964.
Dia do Planeta Vermelho ou "Red Planet Day" - comemorado por norte-americanos, para marcar a data do lançamento da espaçonave estadunidense, Mariner 4, que foi lançada em 28 de novembro de 1964 pela NASA [Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço ou "National Aeronautics and Space Administration"] dos Estados Unnidos da América, para a exploração planetária em modo de aproximação em vôo, tendo feito a 1ª aproximação bem sucedida ao planeta Marte [também conhecido como "Planeta Vermelho"], de onde pode enviar as primeiras fotografias da superfície marciana, como o 1º equipamento terrestre a Capturar imagens de um outro planeta a partir do espaço, depois de haver sido projetada para conduzir observações científicas detalhadas de Marte e transmitir estas observações à Terra, além de também executar medidas de campo e partículas no espaço interplanetário na vizinhança de Marte e fornecer a experiência e o conhecimento das potencialidades da engenharia para vôos interplanetários de longa duração.
Dia do Soldado Desconhecido - comemoração do Brasil não confirmada.
Dia Estadual das Fanfarras - comemoração proposta para o Estado brasileiro da Bahia pelo Projeto de Lei Nº 18.677 de 2010.
Dia Estadual do Procurador do Estado - comemorado no Estado brasileiro do Maranhão, conforme Lei Nº 9.389 de 24 de maio de 2011, que também instituiu a "Jornada Jurídica da Procuradoria-Geral do Estado do Maranhão", para marcar a data da Lei Delegada nº 39 de 28 de novembro de 1969, que então criou a PGE [Procuradoria Geral do Estado] do Maranhão, e com ela a função de Procurador Geral do Estado maranhense, com a atribuição específica de assistência jurídica [compreendendo a defesa e representação judicial do Estado, o assessoramento e consultoria aos Órgãos de Administração do Poder Executivo e a assistência judiciária aos necessitados].
Dia Nacional do Supervisor Educacional ou "Día Nacional de ANSEDE" - comemoração de equatorianos, que foi estabelecida mediante Acordo Ministerial ou "Acuerdo Ministerial" de 1991, e que também é conhecida como "Dia da Supervisão Nacional" ou "Día de la Supervisión Nacional", com o apoio da ANSEDE [Associação Nacional de Supervisores de Educação ou "Asociación Nacional de Supervisores de Educación" do Equador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário