quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Eleições 2012; Recôncavo; Debate político em Cachoeira abre espaço para reflexão sobre o voto consciente



Na noite desta terça-feira (2) os prefeituráveis do município de Cachoeira responderam perguntas da população sobre propostas de governo. O debate teve início às 18h no Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB.....

A população pôde participar através do envio de perguntas escritas e endereçadas aos dois candidatos que compareceram: Carlos Gomes do PSC e Gevaldo Simões do PT. Neste primeiro momento as perguntas foram escolhidas por meio de sorteio e os dois candidatos responderam temas relacionados à transparência pública, patrimônio arquitetônico do município e geração de emprego e renda.
O único candidato faltoso foi Carlos Pereira (PP) que justificou a ausência por falta de compatibilidade de agenda. De acordo com ofício entregue à organização do debate, o candidato teria passado o período da tarde na região do Iguape e teria uma reunião previamente marcada para às 18h do mesmo dia.
Dentre as perguntas dirigidas aos candidatos presentes, o portal RECÔNCAVO ONLINE questiona o porquê de ainda predominar uma cultura de distanciamento dos candidatos a prefeito do município para com a mídia local, visto que esta é uma das representantes dos anseios populares. Em resposta, abordando esta falta de proximidade dos candidatos com a mídia e a população, o candidato Carlos Gomes afirma que “O político quando se propõe a exercer uma atividade pública não pode fugir da mídia. Cachoeira é uma cidade  de tradição e muitas vezes o político foge dela”. E complementa, “Nós estamos afeiçoados à midia, mas lamentamos profundamente que ela está sendo muitas vezes profana, medíocre e imprensa marron”.
Sobre o tema referente à transparência pública, em meio a aplausos e manifestação exaltadas de apoio dos que assistiam ao debate com estrelas do PT coladas no peito, o candidato Gevaldo Simões cita a sua gestão como vereador. “ Sou o único vereador independente. Fiscalizo regularmente o Tribunal de Contas e  sempre pontuei as falhas lamentáveis da atual gestão. Sempre subi na tribuna para falar sobre os erros dessa gestão. Não sou do estilo de disparar munição sem base, eu tenho muita responsabilidade com o que digo. Meu posicionamento é fudamentado no Tribunal de Contas”. E se posiciona novamente, “Temos uma Câmara omisssa, que está sempre dizendo “amém” ao prefeito e concorda com tudo que ali chega do Executivo”.
Segundo bloco
No segundo bloco do debate os prefeituráveis tiveram um minuto para elaborarem uma pergunta para o adversário sobre um tema específico a ser sorteado; e dois minutos para responderem às provocações.

Neste momento os temas abordados foram política habitacional, meio-ambiente, segurança pública, diversidade e cultura.
Nas considerações finais, o candidato Carlos Gomes fez referência às pessoas que assistiam ao debate. “Agradeço aos ilustres amigos que aplaudiram com toda garra o seu candidato escolhido”, considera. “ Não trouxe e não convidei pessoa alguma, mas sintam-se convidados por mim para esta noite em que participei do primeiro debate político da heróica cidade de Cachoeira”.
O prefeiturável Gevaldo Simões pontua que “Infelizmente o debate foi prejudicado pela ausência do candidato da oposição com quem nós queríamos muito debater e ouvir algumas repostas.  E finaliza, “Será que a cidade pode votar num candidato que não tem estrutura e condição sequer pra vir ao debate? Nós lamentamos isso”.
O debate entre os candidatos ao pleito municipal foi organizado pelas professoras da UFRB Simone Brandão Souza e Valéria dos Santos Miranda. A mediação foi feita pela jornalista e professora Rachel Severo.
 Fonte: reconcavoonline

Nenhum comentário:

Postar um comentário