sábado, 27 de outubro de 2012

Página; Uma Dia na Historia; 28 de Outubro 2012


PÁGINA SOBRE DATAS COMEMORATIVAS DO ANO DE 2012 

Diariamente, datas comemorativas do mês em destaque




 Datas Comemorativas do dia: 28 de Outubro 2012

                                                  
Mês em Destaque: Outubro é o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias....Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês do calendário romano, que começava em março. Outubro começa sempre no mesmo dia da semana que o mês de janeiro, exceto quando o ano é bissexto...

Datas Comemorativas Festejadas Amanhã, 28 de outubro (um domingo) de 2012, daqui 13 horas, 28 minutos e 48 segundos (-02:00:00 GMT):
  • Continuação da celebração do Dia Nacional da Juventude ou DNJ - comemoração móvel das Pastorais de Juventude da Igreja Católica do Brasil desde 1985, promovendo encontros de "massa" da juventude, das comunidades, das escolas, dos movimentos juvenis e sociais e de outras religiões: último fim de semana de outubro, muito embora os encontros possam acontecer para algumas comunidades em qualquer final de semana desse mês.
  • Dia da Juventude Missionária - comemoração móvel da Igreja Católica: 4º domingo de outubro.
  • Dia da Sogra ou "Mother-in-Law Day" - comemoração móvel dos Estados Unidos da América: 4º domingo de outubro.
  • Dia do fim do Horário de verão, ou DST [Daylight Savings Time] na Europa - data móvel, em vigor para todos os países da União Europeia, com a subtração de 01:00:00 nos respectivos horários locais, conforme decisão do Parlamento Europeu: último domingo de outubro, a partir das 2 UTC [Tempo Universal Coordenado ou "Universal Time Coordinated"].
  • Dia do "Passeio Ciclístico Ecológico do Brasil" - comemoração móvel do Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 10.412 de 24 de novembro de 1999, que tem sido promovido na capital paulista pela Sociedade Artística Melodias Armênias e pelo Clube Armênio: 4º domindo de outubro.
  • Dia do Pastor Evangélico - comemoração móvel do Estado brasileiro de são Paulo, conforme Lei Nº 8.948 de 29 de setembro de 1994: 4º domingo de outubro.
  • Dia do Plano Cooperativo - comemoração móvel da Igreja Batista: 4º domingo de outubro.
  • Dia do Sincretismo Religioso - comemoração móvel da cidade brasileira de Valença-BA, com a "Lavagem do Amparo" e a presença de quase 20 terreiros de religiões afros que, com suas baianas, babalorixás e ialorixás, prestam uma homenagem juntamente com o povo, a todas as divindades de origem africana, como parte da abertura da Festa em Louvor a Nossa Senhora do Amparo: 4º domingo de outubro.
  • Dia do Trabalhador Têxtil ou "Día del Trabajador Textil" - comemoração móvel de argentinos, prevista na Cláusula Nº 5.1 do CCT [Convênio Coletivo de Trabalho] Nº 1.096 de 2010 da categoria: 4º domingo de outubro.
  • Dia dos motoristas e trabalhadores da estrada - comemoração móvel de Ucranianos, conforme Decreto Presidencial Nº 452 de 1993: último domingo de outubro.
  • Dia Estadual da Juventude Evangélica - comemoração móvel do Estado brasileiro da Paraíba, conforme Lei Nº 7.997 de 27 de abril de 2006: 4º domingo de outubro.
  • 3º dia do "Festival de Ludi Victoriae Sullanae" ou "Jogos da Vitória de Sulla" - comemorado até 1 de novembro por Antigos romanos junto da Porta Collina em Roma, para festejar a vitória do ditador romano, Lucios cornelios Sulla, que foi alcançada sobre os Samnitas comandados por Telesinus, em 82 a.c..
  • Dia da Adoção da Bandeira - comemorado em Israel, para marcar a data da adoção da Bandeira israelense, ocorrida em 28 de outubro de 1948, 5 meses após o estabelecimento do país como nação.
  • Dia da Engenharia da Aeronáutica - comemorado na FAB [Força Aérea Brasileira], para marcar a data do nascimento do militar brasileiro e Marechal-do-Ar, Casemiro Montenegro Filho, que veio ao mundo em 28 ou 29 de outubro de 1904 e é tido como patrono da engenharia da Aeronáutica do Brasil e patrono do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica brasileira, além de também haver lançado as bases para a criação do Correio Aéreo Nacional do Brasil e do Departamento brasileiro de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, dentre outros grandes feitos ao longo de sua vida.
  • Dia da Guarda Municipal - comemorado nos Estados brasileiros do Rio de Janeiro [Lei Nº 4.706 de 11 de janeiro de 2006] e São Paulo [Lei Nº 11.252 de 4 de novembro de 2002], sendo que no Estado paulista, essa celebração foi transferida para 10 de outubro pela Lei Nº 12.896 de 8 de abril de 2008.
  • Dia da Independência - comemorado na Eslováquia, para marcar a data da libertação dos eslovacos do jugo da Áustria-Hungria, que possibilitou o início do Estado da Checoslováquia independente em 28 de outubro de 1918, após mais de 300 anos de submissão aos austro-húngaros.
  • Dia da Independência ou "Den vzniku samostatného ceskoslovenského statu" - comemorado na República Tcheca, para marcar a data da libertação dos tchecos ante o jugo da Áustria-Hungria, que possibilitou o início do Estado da Checoslováquia independente em 28 de outubro de 1918, após mais de 300 anos de submissão aos austro-húngaros.
  • Dia da Polícia Nacional ou "Día de la Policía Nacional" - comemorado na República Dominicana, conforme Lei Nº 4123 de 23 de abril de 1955.
  • Dia da Promessa da Juventude ou " Hari Sumpah Pemuda" - comemoração de indonésios, para marcar a data dos votos ou "Sumpah Pemuda" feitos por jovens nacionalistas da Indonésia, durante uma conferência em 28 de outubro de 1928 nas então Índias Orientais Holandesas, que proclamaram nesse dia três ideais: uma pátria, uma nação e uma língua para o seu país.
  • Dia da Província de Gunma - comemorado no Japão.
  • Dia do Assessor Parlamentar - comemorado no Estado brasileiro do Amazonas, conforme Lei Nº 3239 de 27 de março de 2008.
  • Dia do Bibliotecário Oaxaquenho ou "Día del Bibliotecario Oaxaqueño" - comemorado no Estado mexicano de Oaxaca, conforme Decreto Nº 360.
  • Dia do Desastre de Earthquake - rememorado no Japão, para recordar o grande terremoto de 1891 na província japonesa de Gifu, que atingiu 8 pontos de magnitude e que ficou conhecido como o "Mino-Owari Earthquake" ou "Mino-Owari Jishin".
  • Dia do Engenheiro aeronáutico - comemorado na FAB [Força Aérea Brasileira], para marcar a data do nascimento do militar brasileiro e Marechal-do-Ar, Casemiro Montenegro Filho, que veio ao mundo em 28 ou 29 de outubro de 1904 e é tido como patrono da engenharia da Aeronáutica do Brasil e patrono do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica brasileira, além de também haver lançado as bases para a criação do Correio Aéreo Nacional do Brasil e do Departamento brasileiro de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, dentre outros grandes feitos ao longo de sua vida.
  • Dia do Engenheiro ou "Día del Ingeniero" - comemorado por Venezuelanos, para marcar a data da criação da Agremiação de Engenheiros da Venezuela ou "Colegio de Ingenieros de Venezuela", que foi constituído em 28 de outubro de 1861, a partir de um Decreto do então presidente da República venezuelana, Manuel Felipe Tovar.
  • Dia do Flamenguista - comemorado na cidade brasileira do Rio de Janeiro)-RJ, conforme Lei Nº 4679 de 15 de outubro de 2007, em louvor a São Judas Tadeu, que é tido na conta de padroeiro do Clube de Regatas do Flamengo.
  • Dia do Ohi, ou Ochi - comemorado na Grécia, Chipre e comunidades gregas espalhadas pelo mundo a fora, em memória à resistência dos gregos ante a imposição da Itália e forças do Eixo nazi-fascista em 1940 durante a 2ª Guerra Mundial.
  • Dia do Pessoal de Curtumes ou "Día del Curtidor" - comemorado por argentinos, para marcar a data da criação da Câmara da Indústria de Curtumes da Argentina ou "Cámara de la Industria Curtidora Argentina", que foi constituída em 28 de outubro de 1939.
  • Dia do plano cooperativo - comemorado por adeptos da Igreja Batista.
  • Dia do Servente de Escola - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 7.360 de 11 de junho de 1991.
  • Dia do Servidor Penitenciário - comemorado no Estado brasileiro do Amapá, conforme Lei Nº 1220 de 24 de abril de 2008.
  • Dia do Servidor Público Federal - comemorado por brasileiros, conforme Decreto Nº 5936 de 1943 e Lei Nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990, para marcar a data da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil do Brasil, ocorrida em 28 de outubro de 1936.
  • Dia Estadual do Antigomobilismo - comemorado nos Estados brasileiros de Minas Gerais [Lei Nº 19.411 de 30 de dezembro de 2010] e São Paulo [Lei Nº 13.934 de 7 de janeiro de 2010], numa homenagem aqueles que cultivam a paixão por carros antigos, resgatando a história dos automóveis a partir de restaurações e recuperações de modelos já não produzidos, com o fim de manter esses veículos em perfeito funcionamento, tal qual era na ocasião em que eles foram fabricados.
  • Dia Internacional da Animação [quadrinhos animados de cinema e televisão] ou "International Animation Day" - comemoração instituída pela ASIFA [Associação Internacional do Filme de Animação ou "Association Internationale du Film d'Animation"], que é apoiada no Brasil pela ABCA [Associação Brasileira de Cinema de Animação], para marcar a data da 1ª apresentação de "Teatro Ótico", realizada em 28 de outubro de 1892, graças ao artista, inventor e professor francês, Émile Reynaud, que apresentava não mais a repetição de desenhos em movimento como no Praxinoscópio [também inventado por ele e que podia produzir a ilusão de movimento], mas verdadeiras cenas animadas, apresentações essas, que se chamavam "Pantomimas Luminosas" e eram realizadas no Museu Grévin na cidade francesa de Paris.
  • Dia Mundial do Judô ou "World Judo Day" - comemoração promovida pela Federação Internacional de Judô ou "International Judo Federation", para marcar a data do nascimento do mestre japonês de artes marciais, Jigoro Kano, que veio ao mundo em 28 de outubro de 1860 e foi o fundador do Jjudô em 1882, a 1ª arte marcial japonesa a ganhar reconhecimento internacional generalizado, além de ser o 1º esporte marcial japonês a conquistar o status de esporte olímpico.
  • Dia Nacional do Chocolate ou "National Chocolate Day" - comemoração de norte-americanos, que está listada no calendário de eventos da NCA [Associação nacional de confeiteiros ou "National Confectioners Association"] dos Estados Unidos da América.
  • Dia Nacional do Sal Iodado - comemorado em Moçambique, para combater o consumo deficiente de Iodo na alimentação, que pode causar deficiências físicas e mentais, aprendizagem lenta, coordenação motora precária, pouco crescimento e surdez nervosa, entre outros distúrbios.
  • Dia Universitário e da Escola ou "Día Universitario y de la Escuela" - comemorado na República Dominicana, conforme Lei Nº 4123 de 23 de abril de 1955.



Nenhum comentário:

Postar um comentário