sábado, 27 de outubro de 2012

Página; Uma Dia na Historia; 27 de Outubro 2012


PÁGINA SOBRE DATAS COMEMORATIVAS DO ANO DE 2012 

Diariamente, datas comemorativas do mês em destaque




 Datas Comemorativas do dia: 27 de Outubro 2012

                                                  
Mês em Destaque: Outubro é o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias....Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês do calendário romano, que começava em março. Outubro começa sempre no mesmo dia da semana que o mês de janeiro, exceto quando o ano é bissexto...

Comemorações do 301º dia de 2012 (65 dias para 2013), um sábado, 27 de outubro no calendário gregoriano, por+ 13:36:03 (-02:00:00 GMT).
  • Dia da Educação Física ou "Día de la Educación Física" - comemoração móvel da Argentina, conforme Decreto Nacional Nº 11.077 de 2 de maio de 1944: último sábado de outubro.
  • Dia da Polícia Federal ou "Día de la Policia Federal" - comemoração móvel da Argentina: último sábado de outubro.
  • Dia das Crianças - comemoração móvel da Malásia, normalmente celebrada também na véspera, para que possa ser festejada também nas salas de aula: último sábado de outubro.
  • Dia de Fazer a Diferença ou "Make A Difference Day" - comemoração móvel dos Estados Unidos da américa, com muito trabalho voluntário dos estadunidenses e doação de recursos de vários grupos e empresas norte-americanas: 4º sábado de outubro.
  • Dia Estadual do Pastor Adventista - comemoração móvel do Estado brasileiro de São paulo, conforme Lei Nº 12.737 de 24 de outubro de 2007: 4º sábado de outubro.
  • Dia Nacional da Juventude ou DNJ - comemoração móvel das Pastorais de Juventude da Igreja Católica do Brasil desde 1985, promovendo encontros de "massa" da juventude, das comunidades, das escolas, dos movimentos juvenis e sociais e de outras religiões: último fim de semana de outubro, muito embora os encontros possam acontecer para algumas comunidades em qualquer final de semana desse mês.
  • 2º dia do "Festival de Ludi Victoriae Sullanae" ou "Jogos da Vitória de Sulla" - comemorado até 1 de novembro por Antigos romanos junto da Porta Collina em Roma, para festejar a vitória do ditador romano, Lucios cornelios Sulla, que foi alcançada sobre os Samnitas comandados por Telesinus, em 82a.c.
  • Dia da Força Aérea ou "Día de la Fuerza Aérea" - comemorado no Equador, para marcar a data da criação da 1ª Escola Militar Equatoriana, que foi instituída por decreto Legislativo em 27 de outubro de 1920.
  • Dia da Independência - comemorado em São Vicente e Granadinas [São Vicente e Granadinas], comemorado para marcar a data da libertação dos granadinos do jugo da Inglaterra, que se deu em 27 de outubro de 1979.
  • Dia da Independência - comemorado no Turcomenistão [Turcomênia ou República do Turquemenistão], para marcar a data da libertação dos turcomenos do jugo da então URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas], ocorrida em 27 de outubro de 1991.
  • Dia da Marinha Mercante ou "Día de la Marina Mercante" - comemorado na República Dominicana, conforme Lei Nº 4123 de 23 de abril de 1955.
  • Dia da Marinha ou "Navy Day" - intensamente comemorado nessa data por norte-americanos de 1922 a 1949 e, atualmente, por alguns setores, para marcar a data do nascimento do presidente estadunidense, Theodore Roosevelt, que veio ao mundo em 27 de outubro de 1858 e que é tido como um ferrenho defensor da Marinha dos Estados Unidos da América.
  • Dia da Ressuscitação Cardiopulmonar ou "Cardiopulmonary resuscitation Day" - comemorado com eventos de ensino prático em Universidades e outros locais públicos, levando em conta as novas diretrizes do ILCOR [Comitê Internacional de Ressuscitação ou "International Liaison Committee on Resuscitation"], baseadas em estudos realizados nos Estados Unidos da América, que constataram uma taxa 3 vezes mais alta de sobrevivência em pessoas submetidas a massagem cardíaca ou a compressão torácica e que a massagem cardíaca sozinha é mais eficaz do que quando aliada à respiração boca a boca na CPR [ressuscitação cardiopulmonar ou "Cardiopulmonary resuscitation"].
  • Dia da "Tragédia de Cernová" ou "Den tragédie cernovskej" - comemorado na Eslováquia, para marcar a data da morte de 15 e ferimentos em cerca de mais de 70 eslovacos, causados pela repressão da polícia húngara durante um protesto contra padres húngaros na aldeia de Cernová, que então tinha por fim chamar a atenção mundial para a grande marginalização dos eslovacos na Áustria-Hungria.
  • Dia do Bombeiro ou "Día del Bombero" - comemorado por uruguaios, para marcar a data da criação do serviço de Bombeiros do Uruguai, ocorrida a partir da promulgação da Lei que instituiu o Corpo de Bombeiros da cidade e capital uruguaia de Montevidéu ou "Cuerpo de Bomberos de Montevideo" em 27 de outubro de 1887.
  • Dia do Conselheiro Tutelar - comemorado no Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 14.034 de 4 de julho de 2007, para marcar a data da criação da ACCT [ASSOCIAÇÃO CATARINENSE DE CONSELHEIROS TUTELARES], que está sediada na cidade e comarca brasileira de Curitibanos/SC, e que foi fundada em 27 de outubro de 1995 durante a realização do "1º Encontro Estadual de Conselhos Municipais e Tutelares dos Direitos da Criança e do Adolescente" do Estado catarinense.
  • Dia do Engenheiro Agrícola - comemoração do Brasil não confirmada.
  • Dia do Mensageiro ou "Día del Mensajero" - comemoração de colombianos não confirmada.
  • Dia do Recorde - comemorado no Japão.
  • Dia do revisor de textos ou "Día del Corrector de Textos" - comemorado na Argentina e instituído pela instituição dedicada ao estudo do espanhol, Fundação Litterae ou Fundacion Litterae [Fundação Instituto Superior de Estudos Lingüísticos e Literários ou "Fundación Instituto Superior de Estudios Lingüísticos y Literarios"], a partir da cidade argentina de Buenos Aires, para marcar a data do nascimento do filologista, filósofo, humanista e teólogo neerlandês, Erasmo de Rotterdam [Desiderius Erasmus Rotterdamus], que é tido como o 1º corretor de textos conhecido da história, por seu trabalho de reivisão de textos em originais entre 1506 e 1509 na casa editora Aldine do humanista italiano, Aldus Manatius, na cidade italiana de Veneza, cuja data de nascimento algumas fontes apontam como sendo em 27 de outubro de 1466.
  • Dia dos Jornalistas pela Paz - Comemoração não confirmada.
  • Dia Estadual de Prevenção do Câncer do Cólo do Útero ou Uterino - comemoração do Estado brasileiro do Pernambuco, conforme Lei nº 11.861 de 17 de outubro de 2000, que tem sido promovida desde 1994 a partir da cidade brasileira de Recife-PE pela organização da sociedade civil, autônoma e sem fins lucrativos, SOS CORPO [Instituto Feminista para a Democracia], visto que a capital pernambucana, Recife, é tida como a cidade com maior número de casos de contágio de HPV [Papiloma Vírus Humano ou "Human papilloma virus"] no mundo, além de que um tipo não incluído em nenhuma das vacinas existentes [hoje já disponíveis em clínicas particulares], o 31, é o segundo mais comum na cidade, atrás apenas do 16 sendo que o HPV que é tido como o maior responsável pela incidência de câncer do colo do útero, que mata uma mulher a cada dois minutos, pode ser transmitido mesmo em relações sexuais com camisinha, pois Até o contato da base do pênis com a entrada da vagina pode ser suficiente para uma eventual contaminação.
  • Dia Estadual do Artista Plástico - comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso, conforme Lei Nº 8.204 de 11 de novembro de 2004, para marcar a data do nascimento da pintora brasileira, Dalva Maria de Barros, que veio ao mundo em 27 de outubro de 1935 na cidade brasileira de Cuiabá-MT e que é considerada como uma das precursoras e a grande matriarca das artes plásticas no Estado matogrossense.
  • Dia Internacional do Patrimônio Cinematográfico, "Dia Mundial do Património Audiovisual" ou "World Day of Audiovisual Heritage" - comemoração instituída em 2005 na 33ª Conferência Geral da UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura ou "United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation"], com o objetivo de evidenciar a importância do resgate e salvaguarda do patrimônio da filmografia mundial.
  • Dia Mundial da Terapia Ocupacional ou "World Day for Occupational Therapy" - comemoração promovida pela WFOT [Federação Mundial de Terapeutas Ocupacionais ou "World Federation of Occupational Therapists"].
  • dia mundial sem Papel ou "World Paper Free Day" - comemoração promovida pela AIIM [Associação para a Informação e Gestão de Imagem ou "Association for Information and Image Management"], uma instituição norte-americana sem fins lucrativos que foi fundada em 1943 como Associação Nacional de microfilme ou "National Microfilm Association" nos Estados Unidos da América e que também é conhecida como Associação de ECM [gerenciamento de conteúdo empresarial ou "Enterprise Content Management"], em prol de uma informação publicada pela versão impressa da Business Week que dizia em junho de 1975, que alguns já acreditavam então que o escritório livre de papéis já naquela época não estava assim tão distante, muito embora já tenham se passado mais de 35 anos desde esse tempo, e os escritórios ainda estejam bastante dependentes do papel, em que pese toda informatização já alcançada nos dias atuais.
  • Dia Municipal do Diálogo Inter-Religioso e de Oração pela Paz, comemorado na cidade brasileira de porto Alegre-RS, conforme Lei Nº 10.264 de 2 de outubro de 2007.
  • Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes - comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 12.104 de 1 de dezembro de 2009, para uma doença não contagiosa, hereditária e incurável, que atinge, basicamente as pessoas negras.
  • Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra - comemorado por brasileiros, e instituído por organizações do movimento negro e trabalhadores da saúde, para lembrar que apesar dos avanços conquistados na área da saúde, ainda persistem as desigualdades raciais no Brasil.
  • Dia Nacional do Plantio de Árvores - comemorado na Argélia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário