sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 01 de Novembro 2012




Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latinanovem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano, que começava em março.


Datas Comemorativas Festejadas em 1 de novembro

  • Dia Mundial de Oração pelos Estudantes ou World Pray Student Day - comemoração móvel, que é promovida pelo IFES [Irmandade Internacional de Estudantes Evangélicos ou "International Fellowship of Evangelical Students"]: 1ª sexta-feira de novembro.
  • 1º dia completo de Beltane - festividade da mitologia Celta, iniciada a partir do Pôr-do-Sol de 31 de outubro no Hemisfério Sul, comemorando o início da temporada de colheitas dos celtas [celebrado hoje por galeses e neopagãos].
  • 1º dia completo de Samhain - festividade da mitologia Celta iniciada a partir do Pôr-do-Sol de 31 de outubro no Hemisfério Norte, comemorando o Final da temporada de colheitas dos celtas, tido como o começo do "ano novo celta", no princípio da "estação escura" [celebrado hoje por galeses e neopagãos], em honra de Cailleach [aspecto selvagem da grande deusa da mitologia celta, ligada às trevas e ao frio do inverno].
  • Dia Africano da Juventude - comemoração instituída em 2006 pela UA [União Africana ou "African Union"], com o apoio da OAYouth [Organização Africana da Juventude ou "Organisation of African Youth"].
  • Dia da Independência - comemorado em Antígua e Barbuda [Antigua and Barbuda], para marcar a data da libertação dos barbadenhos do jugo do Reino Unido, ocorrida na América Central em 1 de novembro de 1981.
  • Dia da Imprensa - comemorado na Coréia do Norte.
  • Dia da Lembrança ou "dan spomina nd mrtve" - comemoração da Eslovênia que está relacionada com a celebração do "Dia dos Mortos".
  • Dia da Paz - comemorado em Porto Rico.
  • Dia da Revivificação Nacional ou "Balgarsko vazrazhdane natsionalno" - comemorado na Bulgária, em tributo ao período de desenvolvimento sócio-económico e de integração nacional entre os povos búlgaros [também conhecido como Renascimento], que teria sido iniciado [sob a administração Otomana] com o livro Épico, "Istoriya Slavyanobolgarskaya", escrito em 1762 pelo monge de origem búlgara venerado pela Igreja Ortodoxa Oriental, São Paísio de Hilendar, sendo aceite que esse período teria durado até a Libertação da Bulgária em 1878, numa conseqüência da Guerra Russo-Turca iniciada em 1877.
  • Dia da União Européia - comemorado por europeus, para marcar a data da entrada em vigor do "Tratado de Maastricht", que então formalizou a criação da União Européia em 1 de novembro de 1993, dando início ao livre movimento de produtos, pessoas, serviços e capitais entre os países signatários que faziam parte da antiga Comunidade Européia.
  • Dia de Comemoração Nacional - celebrado na Argélia e também conhecido como "Dia do Aniversário da Revolução", para marcar a data do início da Guerra da Independência argelina ante o jugo dos franceses, ocorrido em 1 de novembro de 1954, com lutas até os "Acordos de Evian" em 19 de março de 1962.
  • Dia de Haryana - comemorado no Estado indiano de Haryana, para marcar a data de 1 de novembro de 1966, em que ocorreu o estabelecimento do Estado de Haryana no norte da Índia.
  • Dia de Rajyotsava - comemorado na Índia, para marcar a data da formação do Estado indiano de Karnataka, ocorrida em 1 de novembro de 1956, a partir da união de indianos falantes do idioma canará na Região sul da Índia.
  • Dia de Todos os Santos - comemoração de católicos, que tem sido observada com feriados escolares na Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Filipinas, Maurícios, México, Peru, Polônia, Portugal e Seychelles.
  • Dia do Agente de Segurança Patrimonial Público - comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, conforme Lei Nº 3.429 de 31 de outubro de 2007, para marcar a data da Lei Nº 3.093 de 1 de novembro de 2005, que então organizou a carreira dos Seguranças Patrimoniais sul-matogrossenses.
  • Dia do Cachorro - comemorado no Japão.
  • Dia do Colecionador Capixaba - comemorado no Estado brasileiro do Espírito Santo, conforme Lei Nº 7.140 de 22 de abril de 2002.
  • Dia do Evangélico, Jornalista Evangélico, Imprensa e Meios de Mídia Evangélica - comemorado na cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 14.485 de 19 de julho de 2007 e Lei Nº 15.345 de 29 de novembro de 2010.
  • Dia do Evangélico - comemorado na IPC [Igreja Presbiteriana do Brasil].
  • Dia do Festival de Pipas Gigantes ou "Festival de Barriletes Gigantes" - comemoração da cidade guatemalteca de Sumpango no "Dia de Todos os Santos", surgida de uma antiga lenda relacionada com o "Dia dos Mortos", pela qual, em 1 de novembro, a cidade sofria a invasão de espíritos malignos que somente se deixavam afugentar depois de seguido o conselho dos bruxos, com a produção de barulho pelo atrito de papel e vento, a partir do lançamento de papagaios ao ar, tido então como o único meio para que se conseguisse afastar os maus espíritos do lugar.
  • Dia do Frevo de Bloco - comemorado na cidade brasileira de Recife-PE, conforme Lei Nº 17.026 de 2004, para marcar a data do nascimento do compositor brasileiro, Edgard Moraes [também conhecido como "O General Cinco Estrelas da Folia"], que veio ao mundo em 1 de novembro de 1904 e que foi fundador de vários blocos líricos, além de haver sido um dos grandes nomes do carnaval recifense.
  • Dia do Hino Nacional ou "Día del Himno Nacional" - comemorado no Panamá, conforme Lei Nº 71 de 11 de novembro de 1955).
  • Dia do Início da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia - comemorada no Brasil, conforme Decreto de 9 de junho de 2004.
  • Dia do Início da Semana de Não-Violência contra a Mulher - comemorado em El Salvador.
  • Dia do início do "Festival dos Mortos" - comemoração de mexicanos tradicionalmente oriunda dos tempos das etinias mexica, maya, purépecha e totonaca, que tem sido celebrada de um jeito diferente [quando comparada com os nossos costumes], com muita comida, flores, festa e contentamento.
  • Dia do Propagandista de Laboratório ou "Día del Visitador Médico" - comemoração do Equador não confirmada.
  • Dia do Romeiro - comemorado no Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 13.489 de 16 de junho de 2004.
  • Dia do Sushi - comemoração do Japão e restaurantes japoneses pelo mundo a fora, que não deve ser confundida com o Dia Internacional do Sushi ou "International Sushi Day" em 18 de junho, este último idealizado pelo administrador da página do "Sushi" no site de relacionamentos sociais, Facebook, Chris DeMay, dando asas a uma tradição pela qual, há mais de mil anos se come sushi [peixe cru enrolado no arroz como forma de conserva], desde um tempo em que não era muito comum encontrar peixe fresco, ocasiões em que Comia-se apenas o peixe [com um sabor ácido adquirido da fermentação natural] e jogava-se o arroz fora, muito embora hoje o peixe já seja comido juntamente com o arroz e O sabor ácido consequente da fermentação tenha sido primeiramente substituído por ácido acético e, mais tarde, por vinagre, dando origem às mais variadas formas de sushi.
  • Dia do Terremoto de Lisboa - celebrado em Portugal, para marcar a data do cismo de 1755, que então destruiu a cidade portuguesa de Lisboa e uma grande parte do litoral do Algarve, seguido de um tsunami [que se crê tenha atingido a altura de 20 metros] e de múltiplos incêndios, matando milhares de lisboetas, muitos deles pegos de surpresa dentro de igrejas, enquanto rezavam no "Dia de Todos os Santos".
  • Dia do Vigilante ou "Día del Vigilante" - comemoração de colombianos não confirmada.
  • Dia dos Heróis Mortos" ou "Enherjarsdáegr" - comemorado no Hórus Temple Illuminus.
  • Dia Estadual do Sepultador - comemorado nos Estados brasileiros de Goiás [Lei Nº 16.204 de 17 de março de 2008] e São Paulo [Lei Nº 12.940 de 23 de abril de 2008].
  • Dia Mundial Vegano ou "World Vegan Day" - comemorado desde 1994 e instituído durante a celebração do 50º aniversário da Sociedade Vegana ou "Vegan Society" do Reino Unido, que foi fundada em 1 de novembro de 1944 pelo vegetariano inglês e idealizador da palavra vegan, Donald Watson, então apoiado por adeptos da filosofia de vida motivada em convicções tidas como éticas e com base nos direitos animais, que pauta em evitar exploração ou abuso dos mesmos, através do boicote a atividades e produtos considerados "especistas".
  • Dia Nacional da Alfabetização em Família ou "National Family Literacy Day" - comemorado nos Estados Unidos da América.
  • Dia Nacional da Espeleologia - comemoração de brasileiros, que está relacionada com essa ciência do estudo das cavernas [cavidades naturais e outros fenômenos cársticos], para marcar a data da fundação da SBE [Sociedade Brasileira de Espeleologia], que foi constituída em 1 de novembro de 1969 e a partir da iniciativa do etnólogo e espeleólogo suíço, Jean Louis Christinat, que é tido na conta de ser o 1º espeleólogo profissional do Brasil, tendo trabalhado em prol do estudo e da preservação das cavernas brasileiras.
  • Dia Nacional dos Escritores ou "National Authors' Day" - comemoração de estadunidenses, que foi aprovada pela Federação Geral de Clubes norte-americanos de Mulheres ou "General Federation of Women's Clubs" em 1929, e que está incluída no calendário comemorativo do Departamento de Comércio dos Estados Unidos da América desde 1949.
  • Último dia do "Festival de Ludi Victoriae Sullanae" ou "Jogos da Vitória de Sulla" - comemorado até 1 de novembro por Antigos romanos junto da Porta Collina em Roma, para festejar a vitória do ditador romano, Lucios cornelios Sulla, que foi alcançada sobre os Samnitas comandados por Telesinus, em 82a.c.


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário