domingo, 5 de maio de 2013

Datas Comemorativas em 2013 - 05 de Maio 2013


Maio é o quinto mês do calendário gregoriano e tem 31 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Bona Dea da fertilidade. Outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes.
Sob o Antigo Regime francês, era de costume plantar um "Maio" ou "árvore de Maio" na honra de alguém. No Condado de Nice moças e rapazes "giravam Maio" ao som de pífano e tambor, ou seja dançar as rondas de Maio ao redor da árvore de Maio.
Maio é o mês de Maria, mãe de Jesus Cristo, segundo a Igreja Católica.

05 de Maio de 2013

  • Dia Batista de Ação Social - comemoração móvel da Igreja Batista: 1º domingo de maio.
  • Dia da Árvore ou "Día del Árbol" - comemoração móvel da República Dominicana, conforme decreto Nº 2944 de 21 de Agosto de 1957 e Lei Nº 4123 de 23 de abril de 1955: 1º domingo de maio.
  • Dia da Família da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro - comemoração móvel da cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ, conforme Lei Nº 4.849 de 30 de maio de 2008 e Lei Nº 5.146 de 7 de janeiro de 2010: 1º domingo de maio.
  • Dia das Associações de Moradores e Sociedades Amigos de Bairro - comemoração móvel da cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007: 1º domingo de maio.
  • Dia das Mães - comemoração móvel da África do Sul, Cabo Verde, Espanha, Hungria, Lituânia, Moçambique e Portugal: 1º domingo de maio.
  • Dia de Nossa Senhora do Líbano - comemoração móvel de católicos da cidade brasileira de Manaus-AM, para celebrar a devoção em louvor dessa Santa, cuja imagem fica na Igreja dos Remédios na capital amazonense: 1º domingo de maio.
  • Dia Mundial do Riso ou "World Laughter Day" - comemoração móvel que também é conhecida como "Dia Mundial da Gargalhada" e que foi criada em 1998, a partir da cidade indiana de Mumbai, pelo médico indu e fundador do "Clube do Riso"/"Movimento Yoga do Riso", Madam Kataria, que recebeu adesão internacional em mais de 6.000 clubes do riso, abrangendo todos os 5 continentes em todo o mundo: 1º domingo de maio.
  • Dia Nacional da Infertilidade e Sobrevivência ou "National Infertility Survival Day" - comemoração móvel de norte-americanos, relacionada com o "Dia das Mães": 1º domingo de maio.
  • Dia Nacional do Ex-combatente - comemoração móvel do Brasil, conforme Lei Nº 4.623 de 6 de maio de 1965: 1º domingo de maio.
  • Dia Nacional para as Crianças vítimas da violência, exploração e indiferença ou "Giornata Nazionale peri Bambini Vittime della Violenza, dello Sfruttamento Idell'indifferenza" - comemoração móvel da Itália, promovida desde 1995 pela Associação Meter ou "Associazione Meter" e idealizada pelo padre italiano, Fortunato Di Noto: 1º domingo de maio.
  • Dia Nacional da Catequese ou "Día Nacional de la Catequesis" - comemoração móvel de costa-riquenhos, que tem sido promovida pelo CENACAT [Centro Nacional de Catequesis] da Costa Rica: 5 domingos após a Páscoa dos Cristãos, cuja data da celebração pode cair entre os dias 26 de abril e 30 de maio pelo calendário gregoriano.
  • Dia da Arma de Comunicações - Comemorado no Exército brasileiro, para marcar a data do Nascimento do engenheiro, militar e sertanista brasileiro, Cândido Mariano da Silva Rondon ou simplesmente Marechal Rondon, que veio ao mundo em 5 de maio de 1865 e que é tido como patrono da Arma de Comunicações do Exército do Brasil, pois o trabalho vanguardista para a época realizado por ele, contribuiu para a expansão das comunicações no Brasil como um todo.
  • Dia da Língua Portuguesa e da Cultura - comemorado em todo o espaço lusófono e instituído em 2005 pela CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa], uma organização que é formada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, e e que conta com Guiné Equatorial, Maurícia e Senegal na condição de observadores.
  • Dia da Constituição - comemorado por quirguistaneses, para marcar a data da aprovação da Constituição quirguistanesa, que foi sancionada em 5 de maio de 1993 numa sessão do Soviete Supremo da República do Quirguizistão.
  • Dia da Coroação ou "Wan chattra Mongkhon" - comemorado na Tailândia, para marcar a data da coroação do soberano tailandês, Bhumibol Adulyadej ou Rama IX, ocorrida em 5 de maio de 1950 ou 1949.
  • Dia da Criança - comemorado na China e na Coréia do sul.
  • Dia da Europa ou "Europe Day" - comemorado por europeus, para marcar a data do estabelecimento do Conselho da Europa ou "Council of Europe", uma das mais antigas organizações internacionais a trabalhar em favor da integração européia, instituída a partir do "Tratado de Londres" ou "Treaty of London" de 5 de maio de 1949, que atualmente é conhecido como "Estatuto do Conselho da Europa" ou "Statute of the Council of Europe", e que foi firmado inicialmente por representantes de Bélgica , Dinamarca , França , República da Irlanda , Itália , Luxemburgo , Holanda , Noruega , Suécia e Reino Unido.
  • Dia da Festa de Khadr-al ou Festa de São Jorge - comemorado por palestinos Cristãos e Muçulmanos ao sul de Belém, na cidade palestina de Al-Khader nos territórios palestinos da Cisjordânia.
  • Dia da Festa do Dragão - comemoração da China em que também era celebrada a erva sagrada, artemísia.
  • Dia da imigração indiana - comemorado na Guiana, para marcar a data da chegada dos primeiros indianos que foram trazidos para as plantações de açúcar das então colônias européias a partir de 1838 [cujos descendentes constituem hoje 44 por cento da população guiana com seus mais de 750.000 pessoas], donde nasceu a tradição de se comemorar a chegada de indianos entre os moradores das antigas regiões colonizadas, cuja celebração foi iniciada em Trinidad e Tobago, terminando por se espalhar por todos os territórios onde esse tipo de migração foi imposto pelos antigos colonizadores.
  • Dia da Libertação ou "Befrielse Danmarks" - comemorado na Dinamarca, para marcar a data da libertação de quase todos os dinamarqueses [exceto a ilha de Bornholm que foi libertada apenas em 9 de maio pelos soviéticos] do jugo dos nazistas, ocorrida em 5 de maio de 1945.
  • Dia da Libertação - comemorado na Etiópia, para marcar a data da libertação dos etíopes do jugo dos italianos, que foi conquistada com a ajuda dos aliados em 5 de maio de 1941 durante a "campanha do Leste Africano".
  • Dia da Libertação - comemorado nos Países Baixos, para marcar a data da libertação dos holandeses do jugo dos nazistas, ocorrida em 5 de maio de 1945.
  • Dia da "Revolta de Praga" ou "Pra�ské povstání" - comemorado na República Checa, para marcar a data do início de uma tentativa da resistência tcheca para libertar a cidade de Praga contra as forças alemãs de ocupação em 5 de maio de 1945, durante a 2ª Guerra Mundial e nos últimos momentos da guerra na Europa, com o levante se estendendo até o cessar-fogo de 8 de maio daquele mesmo ano, no dia anterior à chegada do Exército Vermelho e um dia após a derrota dos alemães na Europa.
  • Dia das crianças ou "Kodomo no oi" - comemorado no Japão, no antigo "Dia dos Meninos".
  • Dia de comemoração Nacional - celebrado no México, principalmente no estado mexicano de Puebla, com muita Comida, música e dança folclórica, para marcar a data da vitória mexicana sobre os franceses na "Batalha de Puebla" de 5 de maio de 1862, que também é amplamente promovido para ser comemorado com muito licor e muita cerveja em bares, discotecas e restaurantes estadunidenses desde 1980 como o "Dia Totalmente de Chipotle" ou "Totally Chipotle Day" nos Estados Unidos da América, numa Data Comemorativa que durante muitos anos foi erroniamente considerada por norte-americanos como o "Dia da Independência Mexicana".
  • Dia de "Hoagie" ou "Hoagie Day" - comemoração de norte-americanos, em tributo desse sanduíche que é feito com uma massa italiana de frios, provolone, alface picada, tomate, picles e uma pitada de orégano.
  • Dia de Rondônia - comemorado por brasileiros, para marcar a data do Nascimento do engenheiro, militar e sertanista brasileiro, Cândido Mariano da Silva Rondon ou simplesmente Marechal Rondon, que veio ao mundo em 5 de maio de 1865 e que realizou um trabalho vanguardista para a época, contribuindo para a expansão das comunicações no Brasil como um todo, sendo que ao longo do caminho percorrido por ele na selva, surgiram povoados e núcleos agrícolas que viriam a ser importantes cidades amazônicas, como Vilhena, Pimenta Bueno, Ji-Paraná, Jaru e Ariquemese em cuja homenagem, o nome do então território federal do Guaporé foi mudado para território federal de Rondônia em 1956.
  • Dia do Campo - comemoração do Brasil não confirmada, para a qual as datas mais prováveis são 5 e 10 de maio.
  • Dia do "Dekassegui" - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 9.885 de 10 de dezembro de 1997, em tributo aos cerca de 254 mil brasileiros residentes no Japão em condições legais, visto que o termo "dekassegui" é utilizado por japoneses para designar todos trabalhadores estrangeiros residentes no Japão, que tenham ou não ascendência japonesa, pois os nipônicos que ja migraram de províncias distantes para trabalhar nos grandes centros [como Tóquio e Osaka] também são chamados de "dekasseguis", o que equivale em português a "trabalhador migrante".
  • Dia do Escritor Bonarense ou "Día del Escritor Bonaerense" - comemorado na Província argentina de Buenos Aires, para marcar a data do sumiço do escritor, professor, bancário e marinheiro mercante argentino, Haroldo Pedro Conti, que desapareceu na madrugada de 5 de maio de 1976, após haver sido seqüestrado por uma brigada do Batalhão 601 da Inteligência do Exército argentino, durante o golpe militar da Argentina.
  • Dia do Ginecologista ou "Día del Ginecólogo" - comemoração de uruguaios, para marcar a data da fundação da SGU [Sociedade de Ginecologia do Uruguai ou "Sociedad Ginecotocológica del Uruguay"], que foi constituída em 5 de maio de 1926.
  • Dia do Jornalismo Comunitário - comemoração da cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ que também é conhecida como "Dia do Jornalista Comunitário", conforme Lei Nº 5.146 de 7 de janeiro de 2010, para ser festejada com um evento na Câmara dos Vereadores cariocas, em que deverão ser convidados [na qualidade de debatedores] os Chefes das Assessorias de Comunicação Social das Secretarias e órgãos municipais e um representante de cada órgão da imprensa comunitária do Município do Rio de Janeiro, com o painel de debates presidido pelo Presidente da Associação Brasileira de Imprensa, para discutir a responsabilidade da imprensa comunitária no processo de desenvolvimento da Cidade, a contribuição da imprensa comunitária à solução de problemas da Cidade do Rio de Janeiro, e o estabelecimento e/ou aperfeiçoamento de canais de integração e comunicação entre Secretarias e órgãos municipais com os veículos comunitários, para efetiva solução dos problemas detectados.
  • Dia do Marechal Rondon - comemorado por brasileiros e oficializado no Estado brasileiro do Mato Grosso pela Lei Nº 5.974 de 4 de maio de 1992, para marcar a data do Nascimento do engenheiro, militar e sertanista brasileiro, Cândido Mariano da Silva Rondon ou simplesmente Marechal Rondon, que veio ao mundo em 5 de maio de 1865 e que realizou um trabalho vanguardista para a época, contribuindo para a expansão das comunicações no Brasil como um todo.
  • Dia do Trabalhador Preso ou "Labor Day Stuck" - comemorado para marcar a data da maniffestação do dia 5 de Maio de 1886 [4 dias depois da "Revolta de Haymarket" ou "Haymarket Riot" da cidade estadunidense de Chicago], quando os operários norte-americanos voltaram às ruas nos Estados Unidos da América e foram novamente reprimidos em grande estilo, com 8 líderes presos, 4 trabalhadores executados e 3 condenados a prisão perpétua.
  • Dia dos Amantes de Museus ou "Museum Lover's Day" - comemoração de norte-americanos.
  • Dia dos idosos - comemorado no Palau.
  • Dia dos Mártires ou "Ziua Barbatului" - comemorado na Albânia, em tributo a todos os que morreram pela liberdade dos albaneses, principalmente as 28 mil pessoas que pereceram durante a 2ª Guerra Mundial.
  • Dia dos Sucateiros e Recicladores ou "Dia em homenagem aos Sucateiros e Recicladores" - comemorado no Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 13.661 de 20 de setembro de 2005.
  • Dia Internacional da Parteira ou "International Midwives' Day" - comemoração promovida desde 1991 pela Confederação Internacional de parteiras ou "International Confederation of Midwives", com o apoio da OMS [Organização Mundial da Saúde] e o apoio de entidades de defesa das mulheres por todo o mundo.
  • Dia Internacional do Celíaco ou "International Day of the Celiac" - comemoração proposta durante o 9º "Simposium Internacional da Doença Celíaca" na cidade norte-americana de Baltimore pelo pediatra e gastroenterologista norte-americano, Alessio Fasano, cuja celebração foi oficializada no Uruguai como o "Día Nacional del Celíaco" pela Lei Nº 18436 de 22 de dezembro de 2008, mas que outros países comemoram em outras datas diferentes por não haver consenso sobre essa Data Comemorativa, para conscientizar sobre essa patologia autoimune que afeta o intestino delgado de adultos e crianças [geneticamente predispostos], precipitada pela ingestão de alimentos que contenham glúten [uma proteína presente no trigo, aveia, cevada, malte, centeio e/ou derivados], cuja ingestão por indivíduos com predisposição genética para a intolerância a qualquer quantidade de glúten por toda a vida, pode resultar no desenvolvimento de complicações malignas, como linfoma intestinal, além de complicações não malignas, como osteoporose, o que faz com que a dieta isenta de glúten seja o único tratamento conhecido para a Doença Celíaca.
  • Dia Internacional do roller derby ou "International roller derby Day" - comemoração relacionada com o 5 de 5 ou 5 de maio do roller derby que normalmente é disputado por ligas de amadores, pois esse esporte de contato é jogado por duas equipes de cinco membros que vão na mesma direção em torno de uma pista de patinação.
  • Dia Mundial de Higienização das Mãos ou "World Day of Handwashing" - comemoração lançada pelo Departamento de Segurança dos Pacientes da OMS [Organização Mundial de Saúde] em 2009, com um "Desafio Global" pela Segurança dos Pacientes, a partir de uma jornada de mobilização pela higienização das mãos, visto que a prática ainda é uma das principais formas de prevenção contra a disseminação de microrganismos no ambiente hospitalar.
  • Dia Nacional da Cortesia ao Volante - comemorado em partes da Europa que, em portugal conta com o apoio da Liga contra o Trauma Estrada Viva e foi oficializada pelo então presidente da República portuguesa, Jorge Sampaio, durante a "Presidência temática sobre Segurança Rodoviária" realizada na 1ª semana de Maio de 2005, a partir de uma campanha inspirada na ação inicialmente desenvolvida na França pela AFPC [Associação Francesa para a Prevenção de comportamentos ao Volante ou "Association Française de Prévention des Comportements au Volant"], que então contou com o apoio do governo francês, autarquias e de vários organismos da sociedade civil francesa.
  • Dia Nacional da Doninha [Furão] ou "National Ferret Day" - comemorado no Reino Unido desde 2007.
  • Dia Nacional das Comunicações - comemorado por brasileiros, para marcar a data do Nascimento do engenheiro, militar e sertanista brasileiro, Cândido Mariano da Silva Rondon ou simplesmente Marechal Rondon, que veio ao mundo em 5 de maio de 1865 e que realizou um trabalho vanguardista para a época, contribuindo para a expansão das comunicações no Brasil como um todo.
  • Dia Nacional de Luta dos Estudantes de Farmácia pela Saúde ou "Dia Nacional do Uso Correto de Medicamentos" - Comemoração de alunos e professores de cursos de farmácia no Brasil, que está oficializada no Estado brasileiro da Paraíba pela Lei Nº 9849 de 6 de julho de 2012, a partir de diretriz da Enefa [Executiva Nacional dos Estudantes de Farmácia] e do MEF [Movimento Estudantil de Farmácia], com a disponibilização de muitas orientações sobre medicamentos para o público em geral.
  • Dia Nacional dos Cartunistas ou "Cartoonists Day" - comemoração de norte-americanos, que foi instituída pela Sociedade Nacional de Cartunistas ou "National Cartoonist Society" dos Estados Unidos da América, para marcar a data da 1ª impressão a cores da "Caricatura do Beco de Hogan" ou "Hogan Alley cartoon", ocorrida em 5 de maio de 1895, que terminaria por se converter numa página completa do "Caricatura Colorida do Domingo" ou "Sunday Cor Cartoon" com o "Yellow Kid" [como seu personagem principal] estampado várias vezes por semana nas páginas desse jornal.
  • Dia Nacional do Líder Comunitário - comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 11.287 de 27 de março de 2006.

  • Fonte: Google/Terra/Gmail

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário