sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Cetep do Recôncavo promove Gincana de Verão


Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação
“Verão com Saúde. Educar pra ter”. Este é o tema da 1ª Gincana de Verão do Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo (Cetep), em Santo Antônio de Jesus. A atividade, que será realizada na quinta e sexta-feira (dias 24 e 25/01), envolverá os estudantes dos cursos técnicos de nível médio em Agropecuária, Enfermagem, Técnico em Logística e Técnico em Segurança do Trabalho.

Formação – Everson de Jesus, 16 anos, está no 2º ano de logística e é líder da equipe Mixtura. Ele disse que a experiência está sendo enriquecedora. “A gincana vai acrescentar bastante à nossa formação. A gente aprende a lidar mais com as pessoas, com a equipe, a se organizar, e absorve bastante conhecimento”, afirma.O objetivo é promover uma integração da comunidade estudantil, o desenvolvimento de habilidades artísticas e culturais, além do despertar para hábitos saudáveis, visando a uma melhor qualidade de vida. Independentemente do curso, a matriz curricular da Educação Profissional da Bahia contempla esse tipo de atividade para contribuir com a formação integral do sujeito trabalhador, estimulando valores como a solidariedade, trabalho coletivo, respeito à diversidade, cultura de paz, responsabilidade com a sociedade e transformação social.
 
Subdivididos em oito equipes, durante os dois dias, os estudantes vão desenvolver atividades pedagógicas, culturais e lúdicas voltadas ao tema da gincana. Como parte das tarefas, os envolvidos também deverão levantar informações sobre o comportamento das pessoas, no verão, em relação à saúde.
 
A proposta é fazer com que a própria comunidade estudantil absorva e multiplique informações sobre os cuidados que precisam ser tomados para manter a saúde nesta que é a estação mais quente do ano e que deixa as pessoas mais vulneráveis a complicações como: conjuntivites, dengue, micoses, queimaduras solares e desidratação.

 
Para ele, no entanto, essa troca de experiências acrescenta além da formação profissional. “Uma das provas é a arrecadação de cupons fiscais que serão doados a instituições beneficentes. Isso desperta na gente também o lado humano. Por menor que seja a contribuição, isso faz com que tenhamos vontade de ajudar mais as pessoas”, afirmou.
 
A professora Ana Rita Andrade, uma das integrantes da equipe organizadora, disse que a gincana desperta, por meio de atividades lúdicas, o aprendizado dos estudantes. “Nossa proposta é a de que eles trabalhem de forma coletiva, dividam as atividades e socializem suas competências, seus talentos, seus saberes. Com essa troca, todos ganham experiências que são úteis para o exercício da futura profissão”, acredita.
 
O diretor do Cetep, Ivanilton Amparo da Silva, disse que a gincana provoca um movimento de integração e dinamiza o mês de janeiro na escola. “É muito positivo porque há a participação de todos, funcionários, professores e estudantes. E, com certeza, todo mundo aprende ao ver os alunos apresentando de forma lúdica o resultado do que aprenderam durante o ano”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário