terça-feira, 6 de novembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 06 de Novembro 2012






Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latinanovem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano.

Comemorações do 311º dia de 2012 (55 dias para 2013), uma terça-feira, 6 de novembro no calendário gregoriano, por+ 14:48:36 (-02:00:00 GMT).
  • Dia de Eleições ou "Election Day" - comemoração móvel com feriado cívico em algumas das unidades federativas dos Estados Unidos da América e outros privilégios nos demais lugares, para possibilitar a presença dos eleitores, intercalando pleitos para cargos em vários níveis de acordo com anos pares, ímpares, etc...: 1ª terça-feira após a 1ª segunda-feira de novembro.
  • Dia da Antártica Chilena ou "Día de la Antártica Chilena" - comemorado no Chile, conforme Decreto Nº 778 de 1965 do Ministério chileno de Relações Exteriores ou "Ministerio de Relaciones Exteriores", para marcar a data do Decreto Supremo Nº 1.747 de 6 de novembro de 1940 do próprio Ministério de Relações Exteriores, que então fixou os limites do território Antártico Nacional do Chile.
  • Dia da Constituição ou "Día de la Constituición" - comemorado na República Dominicana, conforme Lei Nº 4123 de 23 de abril de 1955, para marcar a data da aprovação da 1ª Constituição Dominicana, que foi adotada em 6 de novembro de 1844.
  • Dia da Constituição - Comemorado no Tajikistão, para marcar a data da Constituição tajikistanesa de 6 de novembro de 1994.
  • Dia da Constituição - Comemorado no Tartaristão, para marcar a data da Constituição tartaristanesa de 6 de novembro de 1992.
  • Dia da Festa de la UAB - comemorado na Universidade Autônoma de Barcelona da Catalunha na Espanha.
  • Dia da Identidade Sueca ou "Svenska Dagen" - comemorado na Finlândia como um Dia Oficial da Bandeira, celebrando a cultura e o bilingüismo sueco-finlandês.
  • Dia da Justiça ou "Día de la Justicia" - comemorado na localidade espanhola de Catalunha, conforme Decreto Nº 82 de 5 de março de 2002.
  • Dia da Literatura Sul-Mato-Grossense - comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, conforme Lei Nº 3.486 de 28 de dezembro de 2007, para marcar a data da fundação da FALA-MS [Federação das Academias de Letras e Artes de Mato Grosso do Sul], que foi constituída em 6 de novembro de 2004.
  • Dia da Malária ou "Paludismo" nas Américas - comemorado por sugestão da "27ª Conferência Sanitária das Américas" a partir da cidade norte-americana de Washington DC, para marcar a data da 1ª detecção de parasitas no sangue de pacientes com malária, que foi realizada em 6 de novembro de 1880 pelo médico francês, Charles LouisAlphonse Lavéran.
  • Dia da Marcha Verde ou "Eid Al Massira Al Khadra" - )comemorado por marroquinos, para marcar a data do início dos planos de uma manifestação estratégica em massa, que foi promovida pelo então rei marroquino, Hassán II, e coordenada pelo governo marroquino a partir de 6 de novembro de 1975, como forma de pressão nacional e internacional, com o fim de então forçar a Espanha a entregar a disputada Província espanhola metropolitana semi-autónoma do Sahara, ou "Saara Espanhol" ao Marrocos, durante os estertores do regime Franquista na Espanha.
  • Dia da Promulgação do Ato de Independência Nacional ou "Día de la Promulgación del Acta de Independencia Nacional" - comemoração de mexicanos, relacionada com a promulgação do "Congresso de Chilpancingo", que foi emitida em 6 de novembro de 1913 no México.
  • Dia de Data Oficial da Criação da Polícia Militar - comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso, conforme Lei Nº 9.768 de 28 de junho de 2012, para marcar a data do início legítimo e legal da Polícia Militar mato-grossense, que se deu com o endosso de moradores e conquistadores da época em 6 de novembro de 1720 com o fim de proteger e conservar o então guarda-mor português, Paschoal Moreira Cabral, juntamente com seus descobrimentos, cuja data histórica de 5 de setembro de 1935 pode ser alcançada em mais 15 anos no passado da corporação, graças ao trabalho de conclusão de curso do tenente-coronel brasileiro da PM [Polícia Militar], Wilame Alves de Almeida.
  • Dia de Omiai - comemorado no Japão, em reverência aos encontros de japoneses para casamentos.
  • Dia de Oração pela igreja perseguida ou "Day of Prayer for the persecuted church" - celebração da Inglaterra e Irlanda para essa data, em favor dos milhares de irmãos e irmãs, que sofrem perseguição, simplesmente porque confessam Jesus Cristo como Senhor, principalmente em alguns países islâmicos como Afeganistão e Paquistão, Coréia do Norte, entre outros, além de muitos outros países ao redor do mundo todo.
  • Dia de Rememoração da Morte do Rei Gustavo II Adolfo - celebrado na Suécia, para marcar a data da morte do Rei sueco, Gustavo II Adolfo, ocorrida durante uma carga de cavalaria em 6 de novembro de 1632, enquanto ele gherriava como um dos grandes campeões da causa protestante, depois de ser alcunhado de "Leão do Norte" por seus progressos na arte da guerra, nomeadamente pela introdução de peças de artilharia ligeira, que então podiam ser mais facilmente deslocadas no campo de batalha.
  • Dia do Bancário ou "Día del Trabajador Bancario" - comemoração de argentinos, que está oficializada na Província argentina de Tierra del Fuego pela Lei Nº 499 de 26 de outubro ou 16 de novembro de 2000, para marcar a data da fundação da AB [Associação Bancária ou "Asociación Bancaria"] da Argentina, que foi constituída em 6 de novembro de 1924, a partir da criação de uma comissão para a defesa dos direitos dos trabalhadores bancários argentinos.
  • Dia do Basquetebol ou "Basketball Day" - comemorado principalmente por norte-americanos e canadenses, para marcar a data do nascimento do professor canadense-norte-americano de educação física, James Naismith, que veio ao mundo em 6 de novembro de 1861 e que foi o inventor do basquetebol em 1891, tendo publicado em 15 de janeiro de 1892 as 13 regras para se jogar o basquetebol.
  • Dia do início da Semana "General Euclydes de Oliveira Figueiredo" - comemorada no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 4.511 de 17 de janeiro de 1985, para marcar a data do nascimento do militar brasileiro, Euclydes de Oliveira Figueiredo, que veio ao mundo em 12 de novembro de 1883, estando presente em diversos episódios da história brasileira, tais como a Revolta do Contestado, a revolta no Forte de Copacabana [mais conhecida como "18 do Forte"] e a Revolta Constitucionalista, sendo que nas duas primeiras participou do combate às mesmas, e na última foi um dos seus protagonistas, enquanto comandante ao lado do também militar brasileiro, Bertoldo Klinger, por não apoiar a "Revolução de Outubro".
  • Dia do Voleibol - comemorado na cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 12.338 de 14 de maio de 1997 e Lei Nº 14.485 de 19 de julho de 2007, para marcar a data da fundação da Federação Paulista de Voleibol, que foi constituída em 6 de novembro de 1942, cuja data comemorativa deverá ser celebrada através de eventos sobre Voleibol a serem promovidos pela Prefeitura paulista.
  • Dia dos Parques Nacionais ou "Día de los Parques Nacionales" - comemorado na Argentina, para marcar a data em que o explorador, geógrafo e paleontólogo argentino, Perito Francisco P. Moreno, manifestou em carta dirigida ao então ministro argentino da agricultura, Wenceslao Escalante, sua decisão de doar 3 léguas de suas terras ao Estado Nacional da Argentina, condicionando tal doação à exclusiva destinação da área para a instituição de um parque de conservação natural.
  • Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Ambiente em Tempos de Guerra E Conflito Armado ou "International Day for Preventing the Exploitation of the Environment in War and Armed Conflict" - comemoração instituída pela ONU [Organização das nações Unidas] na Resolução 56/4 de 5 de novembro de 2001, com o fim de criar normas de proteção ao meio ambiente para quando um país esteja em guerra.
  • Dia Nacional do Amigo da Marinha - comemorado por brasileiros, para marcar a data do nascimento do Almirante brasileiro de Esquadra, Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, que veio ao mundo em 6 de novembro de 1919 e que é tido na conta de patrono das SOAMARES [Sociedades de Ammigos da Marinha], além de patrono do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha que ele mesmo havia criado.
  • Dia Nacional do Riso - comemoração não confirmada.
  • Dia Nacional do Direito à Vida ou "Día Nacional de lo Derecho a la Vida" - comemorado na Colômbia, conforme Lei Nº 1056 de 2006, para marcar a data do "Holocausto" contra as "Vítimas do Palácio da Justiça", que deixou um total de 95 mortos e 12 desaparecidos nos confrontos entre cerca de 35 guerrilheiros do M19 e Forças Armadas colombianas a partir de 6 de novembro de 1985, durante a invasão guerrilheira do Palácio da Justiça da cidade colombiana de Bogotá.

    • Dia da Fundação do município brasileiro de Antonina - Estado do Paraná.
    • Dia da Fundação do município brasileiro de Arroio do Tigre - Estado do Rio Grande do Sul.
    • Dia da Fundação do município brasileiro de Costa Marques - Estado de Rondônia.
    • Dia da Fundação do município brasileiro de Governador Celso Ramos - Estado de Santa Catarina.
    • Dia da Fundação do município brasileiro de Poços de Caldas - Estado de Minas Gerais.
    • Dia do aniversário do município brasileiro de Antônio Carlos - Estado de Santa Catarina.

  • http://www.claret.com.br/servicobiblico/index.jsp?dia=06&mes=11&ano=2009
  • http://www.paroquiasaojoaodebrito.com.br/hpx/ColunaDaEsquerda/CalendarioSantosDoDia/06deNovembro.htm
  • http://www.santopedia.com/santoral/06-de-Noviembre
  • http://noticias.terra.com.br/interna/0,,OI112838-EI1411,00.html
  • http://www.atienza.org/calendario/6n.htm
  • http://en.wikipedia.org/wiki/November_6
  • http://pt.wikipedia.org/wiki/6_de_novembro
  • http://www.vermelho.org.br/hoje/1106.asp
  • http://es.wikipedia.org/wiki/6_de_noviembre
  • http://www.eldiadegualeguaychu.com.ar/index.php?option=com_content&task=view&id=13601&Itemid=1
  • http://www.al.sp.gov.br/legislacao/norma.do?id=27663&ementa=S#inicio
  • http://federacaoacademiasletrasartesms.blogspot.com/
  • http://a-internacionalpoetasdelmundo.blogspot.com/2010_10_31_archive.html
  • http://www.idop.org/
  • http://pesformosos.com/dia-internacional-de-oracao-idop-pela-igreja-perseguida-13-de-novembro-2011/
  • http://www.gazetadigital.com.br/conteudo/show/secao/10/materia/330316
  • https://www.iomat.mt.gov.br/ler_pdf.php?page=0&download=ok&edi_id=3152
  • http://www.farah.cl/Feriados/DiasNacionales.html
  • http://himajina.blogspot.com.br/2009/11/dia-de-la-justicia-en-cataluna.html
  • http://www.legistdf.gov.ar/lp/leyes/cd%20leyes/LEYESP2/Ley499.htm
  • http://camaramunicipalsp.qaplaweb.com.br/iah/fulltext/projeto/PL0103-1996.pdf

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário