quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 08 de Novembro 2012






Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latinanovem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano.


  • Dia do Trabalhador dos Correios ou "Dia del Funcionario Postal" - comemoração de uruguaios: 2ª quinta-feira de novembro.
  • Dia da volta ou "Return Day" - comemoração móvel do Estado norte-americano de Delaware, relacionada com as eleições dos Estados Unidos da América: 1ª quinta-feira após a 1ª segunda-feira de novembro.
  • Dia Internacional da Qualidade ou "World Quality Day" - comemoração móvel: 2ª quinta-feira de novembro.
  • Dia Mundial da Usabilidade ou "World Usability Day" - comemoração móvel da UPA [Associação de Profissionais de Usabilidade ou "Usability Professionals Association"], para promover os valores e benefícios da engenharia de usabilidade e designe centrado no usuário, porque todos têm o direito de ter as coisas funcionando melhor: 2ª quinta-feira de novembro.
  • Dia da Lâmina - comemorado no Japão.
  • Dia de Cozinhar Algo Ousado e Picante ou "Cook Something Bold and Pungent Day" - comemoração de norte-americanos.
  • Dia de Gwynn Ap Nudd - lorde do País das Fadas na mitologia gaulesa.
  • Dia de Tentar uma Nova Receita ou "Try A New Recipe Day" - comemoração de norte-americanos não confirmada.
  • Dia do Aposentado - comemoração do Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 1.401 de 5 de outubro de 1977, que foi transferida para 24 de janeiro pela Lei Nº 3.644 de 27 de dezembro de 1982, mas que ainda está relacionada como uma celebração dessa data em vários calendários e que até então, tinha como propósito marcar a data da instituição do abono especial [em caráter permanente] para aposentados de Institutos de Previdência, que foi estabelecido pela Lei Nº 4.281 DE 8 de novembro de 1963, assinada pelo então presidente do Brasil, João Belchior Marques Goulart [Jango].
  • Dia do Cabeleireiro ou "Día del Peluquero" - comemoração do Equador não confirmada.
  • Dia do Descobrimento dos Raios X ou "X-ray Discovery Day" - comemorado nas escolas dos Estados Unidos da América, para marcar a data da Descoberta dos RAIOS X, que foi feita em 8 de novembro de 1885 pelo cientista alemão, Wilhelm Conrad Röntgen, e que deu início a uma nova era para a física e a medicina em nível mundial.
  • Dia do Festival da "Abertura do Mundo ou Mundus patet" - celebrado também nessa altura pelos antigos romanos, provavelmente a partir de um costume adquirido aos etruscos, quando se acreditava que os espíritos dos mortos abençoados [o anes] eram capazes de comungar com os vivos, através da "Manalis lapis" [pedra do Manes] e durante a oferenda de frutos das colheitas àqueles que já houvessem morrido.
  • Dia do Gaiteiro ou "Día del Gaitero" - comemorado no Estado venezuelano de Zulia, conforme Decreto Provincial de 4 de novembro de 1983, para marcar a data da morte do locutor, professor, cantador, músico e compositor venezuelano de Gaita zuliana, Ricardo Aguirre González, que faleceu em 8 de novembro de 1959 e que ficou conhecido também como "O Monumental da Gaita" ou "El Monumental de la Gaita" e "O Pai da Gaita" ou "El Padre de la Gaita", para esse gênero musical do estado Zulia na Venezuela, executado por cuatros, maracas, charrascas e tambores, entre outros instrumentos, que hoje em dia se relaciona com o Natal em comunidades de venezuelanos em todo o mundo.
  • Dia do Guarda florestal ou "Día del Guardaparques" - comemorado por bolivianos, conforme Resolução Secretarial Nº 86 de 1996 do Ministério boliviano do Trabalho ou "Ministerio deTrabajo", em memória pela morte do guarda florestal boliviano, Clemente Cruz, que foi morto em 7 e encontrado em 8 de novembro de 1995, como o 1º guarda florestal do Sistema Nacional de Áreas Protegidas ou "Sistema Nacional de Áreas Protegidas" da Bolívia a falecer no cumprimento de seus deveres, desaparecido enquanto tentava impedir a pesca ilegal através do uso de dinamite.
  • Dia do Jornalista - comemorado na China Continental e estabelecido pelo Governo chinês em 1999.
  • Dia do Sinaxe ou comemoração de vários Santos num único serviço religioso - celebrado na Igreja Ortodoxa Grega, sipriota e demais Igrejas Ortodoxas Orientais, em louvor ao Arcanjo Miguel [Chefe dos exércitos celestes], e dos Arcanjos Gabriel, Rafael, Uriel, Selaphiel, Jehudiel, Barachiel e Jeremiel e outros Poderes Divinos do Além, seguindo tradição criada no início do século IV durante o "Concílio de Laodicéia", que se reuniu vários anos antes do "1º Concílio Ecumênico".
  • Dia dos Funcionários Municipais e de Comunidades ou "Día de los Trabajadores Municipales y Comunales" - comemorado por argentinos, para marcar a data da fundação da COEMA [Confederação de Operários e Empregados Municipais da Argentina ou "Confederación de Obreros y Empleados Municipales de Argentina], ocorrida em 8 de novembro de 1958.
  • Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudável ou "European Day of Healthy Food and Cooking" - comemoração surgida da iniciativa da União Europeia, que é voltada principalmente para a alimentação infantil.
  • Dia Mundial do Radiologista ou "World Radiology Day" ou ainda "Dia Mundial do Técnico em Radiologia" ou "World Day of Radiology Technician" - comemoração oficializada no estado brasileiro de São Paulo pela Lei Nº 13.021 de 21 de maio de 2008, para marcar a data da Descoberta dos RAIOS X, que foi feita em 8 de novembro de 1885 pelo cientista alemão, Wilhelm Conrad Röntgen, e que deu início a uma nova era para a física e a medicina em nível mundial.
  • Dia Mundial do Urbanismo ou "World Town Planning Day" - comemoração estabelecida no "Congresso de Benzacon" de 1935 em comum acordo entre os Países-Membros participantes, hoje membros da ONU [Organização das Nações Unidas] e ratificada no Brasil, pelo Decreto Nº 91.900 de 8 de novembro de 1985, a partir de proposta do Instituto Superior de Urbanismo da cidade argentina de Buenos Aires, que ganhou novo significado a partir de 8 de novembro de 1949, por ser essa a data da fundação da Organização Internacional para o "Dia Mundial do Urbanismo" ou "International Organization for World Town Planning Day", idealizada pelo urbanista argentino e criador do "Símbolo do Urbanismo", Carlos Maria della Paolera, com um apelo à consciência dos cidadãos e autoridades públicas, a fim de chamar a atenção para o impacto ambiental resultante do desenvolvimento das cidades e territórios urbanos.
  • Dia Nacional da Dislexia ou "Día Nacional de la Dislexia" - comemorado na Espanha, com o apoio da FEDIS [Federação Espanhola de Dislexia ou "Federación Española de Dislexia"].
  • Dia Nacional do Bibliotecário ou "Día Nacional del Bibliotecario" - comemorado na Nicarágua, conforme Lei Nº 701 de 24 de setembro de 2009, para marcar a data da morte do fundador da FSLN [Frente Sandinista de Libertação Nacional ou "Frente Sandinista de Liberación Nacional"], Carlos Fonseca Amador, que trabalhou alguma coisa como bibliotecário na Biblioteca do Instituto Miguel Ramírez Goyena e que foi morto mais tarde em 8 de novembro de 1976 nas montanhas nicaragüenses de Zinica, em luta contra a Guarda somocista e 3 anos antes da FSLN tomar o poder na Nicarágua.
  • Dia Nacional dos Pais como Professores ou "National Parents as Teachers Day" - comemorado nos Estados Unidos da América desde 2001, para homenagear os primeiros educadores das crianças, que levam a vida ensinando desde o berço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário