quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 09 de Novembro 2012






Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latinanovem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano.

Comemorações do 314º dia de 2012 (52 dias para 2013), uma sexta-feira, 9 de novembro no calendário gregoriano, daqui 04:30:04 (-02:00:00 GMT).
  • Dia da Festa da Consagração e Dedicação da Basílica de São João de Latrão - comemorado na cidade do Vaticano na Itália, para marcar a data da 1ª consagração pública de uma Igreja Católica a Deus, numa celebração litúrgica presidida pelo Bispo Diocesano em 324 que, inicialmente, dedicou a Catedral do Papa ao Salvador, durante o papado de Silvestre I.
  • Dia da Hospitalidade e Gastronomia - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 13.009 de 15 de maio de 2008.
  • Dia da independência - comemorado no Camboja [Cambodja ou Cambodia], para marcar a data da libertação dos cambojanos do jugo dos franceses, ocorrida em 9 de novembro de 1953.
  • Dia da Literatura - comemoração da Ucrânia, conforme Decreto Presidencial de 1997, que está relacionada com o cronista ucraniano, São Nestor, um Santo Ortodoxo que foi seguidor dos também santos ortodoxos, Cirilo e Metódio, tidos na conta de criadores do alfabeto eslavo.
  • Dia da Mulher do Merco-Sul ou "Día de la Mujer Mercosureña" - comemorado na Província argentina de Misiones, conforme Lei Nº 3741 de 14 de dezembro de 2000.
  • Dia da Rainha Sigrid da Suécia - comemorado no Hórus Temple Illuminus, em memória da soberana que organizou um complô para derrubar do governo o rei norueguês, Olaf [o Gordo] da Noruega, com o fim de cessar a tirania do cristianismo sobre os noruegueses.
  • Dia da República - comemorado na Alemanha, para marcar a data de 9 de novembro de 1918, em que houve a deposição do imperador alemão, Guilherme II, seguida da proclamação da 1ª república alemã ou "República de Weimar" pelo alemão Social-democrata, Philipp Scheidemann, falando da varanda do Reichstag, em Berlim, e da proclamação da "República Socialista Livre", duas horas mais tarde, pelo alemão socialista, Karl Liebknecht, a partir de uma varanda do Stadtschloss Berliner.
  • Dia da Sorte, Dia do Destino, Dia Fatídico ou "Schicksalstag" - comemorado por alguns na Alemanha, em referência aos acontecimentos de 9 de novembro de 1848 [data da execução do líder liberal alemão, Robert Blum, freqüentemente visto como simbólico para o fracasso da "Revolução de 1848"], 1918 [destronação do imperador alemão, Guilherme II, e proclamação da 1ª república alemã pelo alemão Social-democrata, Philipp Scheidemann], 1923 [tentativa de golpe ou "Putsch de Munique" com uma marcha do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães chefiados pelo líder nazista, causador do "Holocausto" e da 2ª Guerra Mundial, Adolf Hitler, na cidade alemã de Munique], 1938 ["Noite dos Cristais" ou "Kristallnacht" que marcou um arremedo do que seria o "Holocausto", com a prisão de cerca de 30 mil e o assassinato de mais de 1300 judeus, além de incêndios ou outras formas de aniquilamentos contra muitas sinagogas e outras propriedades de judeus] e 1989 ["Queda do Muro de Berlim" e símbolo da separação da Alemanha, que pôs fim à restante fronteira interna alemã, causadora de tantas mortes daqueles que tentaram atravessá-la].
  • Dia do 119 - comemorado por japoneses, em referência ao número japonês de emergência, usado para chamamento aos bombeiros e ambulâncias no Japão.
  • Dia do Aniversário de Muhammad Iqbal - comemorado por paquistaneses, para marcar a data do nascimento do filósofo persa, poeta urdu e político paquistanês, Allama Muhammad Iqbal, que veio ao mundo na localidade asiática de Punjab [então Índia-Britânica] em 9 de novembro de 1877.
  • Dia do Cônjuge - celebrado no distrito 4750 do Rotary Club [Niterói Icaraí].
  • Dia do Festival de Nicneven ou "Brilhante" - celebrado na Escócia em honra de uma divindade similar à deusa Diana dos romanos.
  • Dia do Inventor - proclamado a partir da cidade alemã de Berlim pelo inventor e empreendedor alemão, Gerhard Muthenthaler, e comemorado por alguns [principalmente por alemães, austríacos e suíços], para marcar a data do nascimento da atriz e inventora norte-americana-austríaca, Hedy Lamarr [Hedwig Eva Maria Kiesler], que veio ao mundo em 9 de novembro de 1914 e é tida como inventora de um sistema de comunicação para as forças armadas norte-americanas durante a 2ª Guerra Mundial, que, mais tarde, serviria de base para o que é hoje a telefonia celular.
  • Dia do Manequim - comemoração não confirmada.
  • Dia dos Crânios, "Día de las Calaveras" ou "Día de las ñatitas" - comemorado na Bolívia uma semana depois do "Día dos mortos", quando os bolivianos que possuem "calaveras" [crânios humanos] ou "ñatitas", levam suas relíquias, adornadas com coroas de flores, chapéus, e até mesmo, lentes e dentes de ouro, para serem benzidas nas capelas dos cemitérios, com a esperança de serem agraciados por elas, em contrapartida de seu gesto.
  • Dia em Memória à trágica "Noite dos Cristais" ou "Kristallnacht" - rememorado por judeus e cristãos do mundo, em recordação da noite de 9 de novembro de 1938, que marcou o início do "Holocausto" na Alemanha e Áustria, com milhares de sinagogas, casas e estabelecimentos judeus destruídos por nazistas e mais de 30 mil prisioneiros [os primeiros a serem levados para campos de concentração], usando-se como pretexto um possível atentado contra o secretário alemão da seção parisiense, Von Rath, que teria ocorrido na cidade francesa de paris.
  • Dia em Memória dos Veteranos do Vietnã ou "Vietnam Veterans Memorial Day" - comemoração de norte-americanos, que está relacionada com a dedicação da estátua junto ao monumento numa parede de granito preto com mais de 58 mil nomes de estadunidenses mortos na "Guerra do Vietnã".
  • Dia em que o músico inglês, Paul McCartney, teria morrido - celebração dos que acreditam na "Lenda da morte de Paul McCartney" ou teoria "Paul is Dead" [em inglês] quando, segundo adeptos dessa lenda, ele teria falecido por lesões da cabeça num acidente de carro e sido substituído desde então pelo órfão, Billy Campbell, um sósia seu, em 9 de novembro de 1966.
  • Dia Estadual da Mamografia� - comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso, conforme Lei Nº 9.305 de 11 de janeiro de 2010, em cuja data deverão ser proferidas palestras sobre o tema e distribuídos panfletos informativos sobre a importância do exame de mamografia.
  • Dia Estadual de Ressuscitação Cardiopulmonar - comemorado no Estado brasileiro da Paraíba, conforme Lei nº 8533 de 2008.
  • Dia Internacional de Mobilização para a Luta contra o Terrorismo e os movimentos terroristas no mundo ou "International day for mobilization for the fight against terrorism and the terrorist movements in the world" - celebração criada em 2005 pelo ativista e patriota Queniano, Stephen N. Kinutthia, em memória das vítimas de atos terroristas no mundo, principalmente no Quénia, Tanzânia, Estados Unidos da América, Egito, Espanha, Reino Unido, França, Palestina, Israel, Indonésia etc....
  • Dia Internacional contra o Fascismo e o Anti-Semitismo ou "International Day Against Fascism and Antisemitism" - comemoração relacionada com a "Noite dos Cristais" ou "Kristallnacht", que marcou o início do "Holocausto" na Alemanha e Áustria, com milhares de sinagogas, casas e estabelecimentos judeus destruídos por nazistas e mais de 30 mil prisioneiros [os primeiros a serem levados para campos de concentração] na noite de 9 de novembro de 1938, usando-se como pretexto um possível atentado contra o secretário alemão da seção parisiense, Von Rath, que teria ocorrido na cidade francesa de paris.
  • Dia Mundial da Liberdade ou "World Freedom Day" - comemorado principalmente nos Estados Unidos da América, para marcar a data da "Queda do Muro de Berlim", ocorrida na Alemanha em 9 de novembro de 1989.
  • Dia Nacional da Conciliação - Comemoração do Tajikistão não confirmada.
  • Dia Nacional de Combate à Sonegação Fiscal - comemoração organizada pelo GNCOC [Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas], em 22 Estados Brasileiros e no Distrito Federal do Brasil, com várias operações oficiais contra a sonegação de impostos.
  • Dia Nacional do Hoteleiro - comemorado no Brasil, por decisão do Conselho Nacional de Turismo em 1988 e oficializado no Estado brasileiro de São Paulo [Lei Nº 8.874 de 16 de agosto de 1994], além do Rio Grande do Sul, que criou o "Dia do Hoteleiro e do Restauranteiro" pela Lei Nº 12.483 de 11 de maio de 2006, para marcar a data da fundação da ABIH [Associação Brasileira da Indústria de Hotéis], ocorrida em 9 de novembro de 1936.
  • Dia Nacional do Doador Voluntário de Sanghe ou "Día Nacional del Donante Voluntario de Sangre" - comemorado na Argentina, conforme Lei Nº 25.936 de 27 de setembro de 2004, para marcar a data da 1ª transfusão latino-americana de Sangue por via indireta, realizada em 9 de novembro de 1914 no Hospital Rawson em Buenos Aires, pelo médico e pesquisador argentino, Luis Agote, a partir da utilização de citrato de sódio como anticoagulante, reproduzindo um processo que já havia sido realizado com sucesso pelo médico e cientista belga, Albert Hustin.
  • Dia Nacional dos Clubes Esportivos Sociais - comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 12.333 DE 15 de setembro de 2010, para marcar a data da fundação da CBC [Confederação Brasileira de Clubes], que é responsável pelo setor dos Clubes Esportivos Sociais brasileiros.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Amaraji - Estado do Pernambuco.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Araruna - Estado do Paraná.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Ibaiti - Estado do Paraná.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Jundiaí do Sul - Estado do Paraná.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Pires do Rio - Estado de Goiás.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Porto Amazonas - Estado do Paraná.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Quatro Barras - Estado do Paraná.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de São Félix de Balsas - Estado do Maranhão.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Vitória da Conquista - Estado da Bahia.
  • Dia do aniversário do município brasileiro de Mossoró - Estado do Rio Grande do Norte.


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário