segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 25 de Novembro 2012





Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latinanovem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano.

Dia do início da Semana da Não Violência contra a Mulher - Comemoração do Estado brasileiro da Paraíba, conforme Lei Nº 7.465 de 19 de novembro de 2003: semana que comece entre 22 e 28 de novembro.
Dia do início da Semana de Doação de Sangue - comemoração móvel do Estado brasileiro de Minas Gerais, conforme Lei Nº 18.026 de 9 de janeiro de 2009: semana em que esteja incluso o dia 25 de novembro, quando o Brasil comemora o "Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue".
Dia do início da Semana Estadual de Incentivo à Doação de Sangue - comemoração móvel do Estado brasileiro do Pernambuco, conforme Lei Nº 14.428 de 2011: semana em que esteja incluso o dia 25 de novembro, em cuja data os brasileiso festejam o "Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue".
Dia Internacional de Protesto contra os Brinquedos de Guerra ou "International Day of Protest Against War Toys" - comemoração móvel que foi iniciada nos Estados Unidos da América com o apoio da entidade norte-americana, Aliança para a Sobrevivência ou "Alliance for Survival": 4ª segunda-feira de novembro.
Dia da Evacuação ou "Evacuation Day" - comemorado no Estado norte-americano de Nova York, para marcar a data da partida de todas as autoridades e tropas britânicas que deixaram Manhattan em 25 de novembro de 1783, quando se deu a detonação do último tiro da "Guerra Norte-Americana de Independência", marcado por um disparo de canhão de um dos navios que partia, que foi detonado então a títutlo de zombaria.
Dia da Hotelaria ou "Día de la Hotelería" - comemorado na Argentina, para marcar a data da fundação oficial da FEHGRA [Federação Empresarial de Hotelaria e Gastronomia da República Argentina ou "Federación Empresaria Hotelera Gastronómica de la República Argentina"], que foi constituída em 25 de novembro de 1941.
Dia da Independência - comemorado no Suriname [Republiek Suriname ou República do Suriname], para marcar a data da libertação dos surinameses do jugo da Holanda, ocorrida em 25 de novembro de 1975.
Dia da Liberdade de Religião e Convicção ou "Día de Libertad de Religión y Convicción" - comemorado na Província argentina do Chaco, conforme Lei Nº 5927.
Dia da Madrinha - comemoração não confirmada.
Dia da Secretária - comemorado no Japão.
Dia das Crianças - comemorado na Etiópia.
Dia de Comemoração Nacional ou "Dravnosti Dan" - comemorado na Federação da Bósnia e Herzegovina, para marcar a data de 25 de novembro de 1943 quando, sob a liderança do militar e futuro ditador iuguslavo, Josip Broz Tito, o Conselho Anti-Fascista de Libertação Nacional da iugoslávia anunciou que a Bósnia e Herzegovina era para ser uma república, com igualdade para suas nacionalidades dentro de uma Iugoslávia federal, ao lado de croatas, eslovenos, montenegrinos e macedónios [kosovares estavam então a ser um impasse], como a 6º república, a partir de uma divisão em partes iguais, excluindo-se os muçulmanos naquele momento, muito embora houvessem unidades partidárias de muçulmanos no lugar.
Dia de Santa Catarina de Alexandria - comemoração do Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 10.306 de 1996, que foi alterada pela Lei nº 11.213 de 11 de novembro de 1999 e pela Lei Nº 12.906 de 22 de janeiro de 2004, com a recomendação de que se a data em causa coincidir com um dia útil da semana, os eventos alusivos a essa data comemorativa deverão ser transferidos para o domingo subseqüente.
Dia de Vajiravudh ou "Wachirawut Wan" - comemorado na Tailândia, para marcar a data da morte do rei tailandês, Bat Phra Somdet Vajiravudh Poramentharamaha Phra Phra Mongkut Klao Yu Hua Chao, que faleceu em 25 de novembro de 1925.
Dia do Comunitário - comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, conforme Lei Nº 1.691 de 2 de setembro de 1996.
Dia do Corno - comemoração não confirmada.
Dia do Início da Semana de Combate à Hanseníase [ou lepra] - comemorada no Brasil, conforme Decreto 31648de 1952.
Dia do Marinheiro Mercante ou "Día del Marino Mercante" - comemorado por argentinos, para marcar a data da Fundação da Escola Nacional de Náutica ou "Escuela Nacional de Náutica" da Argentina, que foi criada em 25 de novembro de 1799, com o fim de formar marinheiros civis em prol da proteção do comércio dos argentinos e por iniciativa do advogado, economista, intelectual, jornalista, político e militar argentino das antigas províncias do Rio da Prata, Manuel José Joaquín del Sagrado Corazón de Jesús Belgrano, então secretário do Real Consulado de Indústria e Comércio ou "Real Consulado de Industria y Comercio" da cidade argentina de Buenos Aires.
Dia do Paleontólogo ou "día del Paleontólogo" - comemorado por argentinos, para marcar a data da fundação da APA Associação Paleontológica Argentina ou "Asociación Paleontológica Argentina"], que foi constituída em 25 de novembro de 1955.
Dia do Repentista Popular - comemorado no Estado brasileiro da Paraíba, conforme Lei Nº 9.564 de 6 de dezembro de 2011, considerando-se Repentista o profissional que utiliza o improviso rimado como meio de expressão artística cantada, falada ou escrita, transmitido de imediato ou por tradição popular, incluindo: os cantadores e violeiros improvisadores, os emboladores e cantadores de coco, os escritores da literatura de cordel, e os poetas repentistas e os contadores e declamadores de causos da cultura popular, quando o Poder Público Estadual da Paraíba poderá promover atividades com o objetivo de divulgar e incentivar a profissão dos repentistas.
Dia do Término do PREC - comemorado em Portugal, para marcar a data dos acontecimentos de 25 de novembro de 1975, que estão relacionados com o travamento do PREC [Processo Revolucionário em Curso ou Período Revolucionário em Curso] ocorrido depois que o carismático líder da "Revolução dos Cravos", Otelo Saraiva de Carvalho, cedeu por não desejar confrontos e proporcionou a extinção do COPCON [Comando Operacional do Continente] nessa sua postura, sendo que a conjuntura vivida pelos portugueses desse tempo também foi motivada pela não intervenção do PCP [Partido Comunista Português] e pela queda do 5º Governo Provisório em 19 de setembro de 1975, que então era liderado pelo militar português, Vasco Gonçalves.
Dia do Romeiro - comemorado na cidade brasileira de Pirapora do Bom Jesus-SP, conforme Lei Nº 13.508 de 29 de abril de 2009 do Estado de São Paulo.
Dia do Taxista ou "Día del Taximetrista" - comemoração de uruguaios, que está prevista em CCT [Convênio Coletivo de Trabalho] da categoria como feriado remunerado, com o aval do SUATT [Sindicato Único de Trabalhadores de Taxis ou "Sindicato Único de Trabajadores del Taxi"].
Dia do Transportador Escolar - comemorado no Estado brasileiro do Paraná,conforme Lei Nº 14589 de 22 de dezembro de 2004.
Dia dos Professores ou "Guru Hari" - comemorado por indonésios, para marcar a data da fundação da PGRI [Associação de Professores da República da Indonésia ou "Persatuan Guru Republik Indonesia"], que foi constituída em 25 de novembro de 1945 e que foi antecedida pela Associação de Professores das Índias holandesas [formada em 1912] e pela Associação dos Professores da Indonésia [formada em 1932].
Dia Estadual Contra a Violência - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 10.092 de 20 de novembro de 1998.
Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres ou "International Day for the elimination of Violence Against Women Day" - comemoração instituída inicialmente como "Dia Latino-Americano e Caribenho de Não-Violência contra a Mulher" ou "Día Latinoamericano Y Caribeño de no violencia contra la Mujer" por cerca de 1200 feministas de países latino-americanos, no "1º encontro de Feministas para a América Latina e Caribe" ou "1º Encuentro Feminista Latinoamericano y del Caribe", que foi realizado de 18 a 21 de julho de 1981 na cidade colombiana de Bogotá, e que está oficializada nos Estados brasileiros de Minas Gerais [Lei Nº 19.440 de 11 de janeiro de 2011], Santa Catarina [Lei Nº 15.142 de 20 de abril de 2010] e São Paulo [Lei Nº 14.746 de 17 de abril de 2012], além de ratificada pela ONU [Organização das nações Unidas], em homenagem às ativistas políticas, Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, 3 irmãs [também conhecidas como "Las Mariposas"], que foram brutalmente assassinadas na República Dominicana em 25 de novembro de 1960 pela Polícia Secreta da ditadura do líder totalitário dominicano, Rafael Leônidas Trujillo.
Dia Internacional Sem Carne ou "International Meatless Day" - comemorado desde 1986, para marcar a data do nascimento do religioso indu, Sadhu Vaswani, que veio ao mundo em 25 de novembro de 1879 e que trabalhou como professor de uma faculdade da cidade indiana de Calcutá, antes de se juntar ao movimento de Independência da Índia, além de também haver escrito vários livros.
Dia Nacional da Baiana do Acarajé - comemoração de brasileiros, conforme Lei Nº 12.206 de 19 de janeiro de 2010, que tornou nacional uma celebração inicialmente apenas do Estado baiano, para marcar a data do decreto municipal Nº 12.175 de 25 de novembro de 1998, que então regulamentou oficialmente a venda do acarajé [palavra oriunda de dialetos africanos: acara-je ou "comer bola de fogo"] na cidade brasileira de Salvador-BA, estabelecendo entre outras coisas a obrigatoriedade do uso da vestimenta de Baiana [característica dos ritos de candomblé e que tem uma representatividade cultural para a profissão] na comercialização do tradcional bolinho característico do candomblé, que tradicionalmente é feito de feijão-fradinho quebrado [olho de pombo] e azeite de Dendê com cebola e outros temperos, cuja receita foi tombada como patrimônio imaterial pelo IPHAN [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional] e os tipos de produtos permitidos nos tabuleiros das baianas do acarajé, cujo Oficio foi inscrito no "Livro dos Saberes" como patrimônio cultural brasileiro, numa parceria com o Centro de Estudos Afro-Orientais da Universidade Federal da Bahia e o Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, com o apoio da FECAB [Federação Baiana do Culto Afrobrasileiro] e da ABAM [Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos e Similares do Estado da Bahia],.
Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue - comemorado      no Brasil, conforme Decreto Nº 53.988 de 30 de junho de 1964, para marcar a data da fundação da ABDVS [Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue], que teria sido constituída em 25 de novembro de ****, a partir do trabalho da voluntária brasileira do sangue nascida na Áustria, Leonora Carlota Osório, que havia ingressado na Cruz Vermelha onde assumiu como bandeira o combate ao comércio de sangue e o incentivo à doação voluntária e altruísta de sangue logo depois de sua chegada ao Brasil em 1939.
Dia Nacional do Empresário - comemoração de Portugal não confirmada.
Dia Nacional do Muito Obrigado ou "National Thank You Day" - comemoração de Irlandeses, promovida pela IHF [Fundação Irlandesa de Hospitais ou "Irish Hospice Foundation"], com base em pesquisas científicas sobre as vantagens da ggratidão entre os homens e a partir do lançamento do livro "Muito Obrigado" ou "Thank You" em 2010, com mensagens de agradecimento de personalidades como Brendan Gleeson, Gabriel Byrne, Sinead O'Connor, Seamus Heaney, Christy Moore, Cecilia Ahern, entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário