segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 12 de Dezembro 2012



Dezembro é o décimo segundo e último mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Dezembro deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do Calendário Romano, que começava em Março.
Em 21 de Dezembro ou data próxima, o Sol atinge o ponto mais ao sul em sua trajetória pelo céu. É o solstício de inverno, começo do inverno no hemisfério norte e do verão no hemisfério sul.

Dia da Qualidade - comemoração móvel do Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Decreto Nº 26.045 de 13 de março de 2000: 2ª quarta feira de dezembro.
Dia da Aeronáutica Nacional ou "Día de la Aeronáutica Nacional" - comemoração de chilenos que já foi festejada como Dia da Força Aérea do Chhile ou "Día de la Fuerza Aérea de Chile" de acordo com o Decreto Nº 849 de 1940 do Ministério chileno da Defesa Nacional ou "Ministerio de Defensa Nacional", para marcar a data de 12 de dezembro de 1918, em que o aviador e militar chileno, Dagoberto Godoy Fuenzalida, fez a travessia da codilheira dos Andes por avião.
Dia da Constituição - comemorado na Rússia, para marcar a data da aprovação da Constituição da Federação Russa", que foi referendada por voto popular em 12 de dezembro de 1993.
Dia da Festa de Perguntas ou "Masá'il" - comemorado por adeptos da Fé Bahá'í, no 1º dia do 15º mês do calendário Bahá'í.
Dia da independência ou "Jamhuri" - comemorado no Quênia [República do Quênia], para marcar a data da libertação queniana do jugo da Inglaterra, ocorrida em 12 de dezembro de 1963 e a criação da República do Quênia, ocorrida em 12 de dezembro de 1964.
Dia da Juventude Estudantil - comemorado no Turcumenistão.
Dia da Maquinaria Agrícola ou "Día de la Maquinaria Agrícola" - comemorado na Argentina, para marcar a data do Decreto de 12 de dezembro de 1951, pelo qual o então presidente-ditador argentino, Juan Domingo Perón, declarou a indústria argentina de máquinas agrícolas como sendo de interesse nacional.
Dia da Neutralidade - comemorado no Turcumenistão e também celebrado como "Dia da Juventude Estudante", para marcar a data da Resolução da ONU [Organização das Nações Unidas] de 12 de dezembro de 1995, que então reconheceu o estatuto positivo de neutralidade permanente do Turcomenistão.
Dia de Kanji - comemorado no Japão, para celebrar os caracteres chineses usados no sistema moderno da escrita japonesa.
Dia Distrital de Atenção à Saúde Mental - comemorado no Distrito Federal brasileiro, conforme Lei Nº 2.556 de 15 de junho de 2000.
Dia do bancáriro ou "Día del Empleado Bancario" - comemorado desde 2003 com feriado bancário por mexicanos e também conhecido como Dia do banqueiro ou "Día del Banquero", com o apoio da ABM [Associação de Bancos do México ou "Asociación de Bancos de México" ] e da CNBV [Comissão Nacional Bancária de Valores ou "Comisión Nacional Bancaria y de Valores" do México, no dia da festa da aparição da Virgem de Guadalupe, que alguns têm na conta de padroeira dos bancários e/ou padroeira das instituições bancárias.
Dia do Constituinte Acreano - comemorado no Estado brasileiro do Acre, conforme Lei Nº 744 de 16 de dezembro de 1981.
Dia do Pão de Gengibre em Casa ou "Ginger bread House Day" - comemorado nos Estados Unidos da América.
Dia do Plano Nacional de Educação - comemorado no Brasil, conforme LEI Nº 12.102 de 1 de dezembro de 2009, que então alterou o Artigo Nº 6o-A da Lei Nº 10.172 de 9 de janeiro de 2001.
Dia do Poder Judicial ou "Día del Poder Judicial" - comemorado por uruguaios.
Dia do Síndico - comemorado no Estado brasileiro do Rio Grande do Norte, conforme LEI N° 9.031 DE 27 de novembro de 2007.
Dia Nacional da Poinsétia ou "National Poinsettia Day" - comemorado por estadunidenses, para marcar a data da morte do botânico, diplomata, estadista e médico norte-americano, Joel Roberts Poinsett, que faleceu em 12 de dezembro de 1851 e, enquanto 1º embaixador estadunidense no méxico, foi o responsável por levar aos Estados Unidos da América a Poinsétia [também designada pelos nomes de bico-de-papagaio, rabo-de-arara e papagaio por brasileiros, além de cardeal, flor-do-natal, ou estrela-do-natal, cujo nome botânico é "Euphorbia pulcherrima": a mais bela pulcherrima das eufórbias, chamada de "Cuetlaxochitl" pelos astecas] e largamente utilizada para fins decorativos por norte-americanos [especialmente na época do Natal], por suas folhas serem semelhantes a pétalas de flores vermelhas e ela florecer no solstício de Inverno que, no hemisfério norte, coincide com a época natalina.
Dia Nacional do Despachante Documentalista - comemoração do Brasil que está oficializada no Estado brasileiro do Ceará pela Lei Nº 14.107 de 29 de abril de 2008 e prevista em nível nacional no Projeto de Lei Nº 773 de 2007 [em tramitação no Congresso Nacional brasileiro], para marcar a data da sanção da Lei Nº 10.602 de 12 de dezembro de 2002, que então legislou sobre os despachantes documentalistas brasileiros.
Dia pela Paz e pela Vida ou "Día por la Paz y por la Vida" - comemorado no Equador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário