segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 11 de Dezembro 2012



Dezembro é o décimo segundo e último mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Dezembro deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do Calendário Romano, que começava em Março.
Em 21 de Dezembro ou data próxima, o Sol atinge o ponto mais ao sul em sua trajetória pelo céu. É o solstício de inverno, começo do inverno no hemisfério norte e do verão no hemisfério sul.

·  Dia da Indústria da Lã ou "Día de la Industria Lanera" - comemoração de argentinos não confirmada.
·  Dia da Infantaria da Aeronáutica - comemorado no Brasil, para marcar a data da promulgação do Decreto-Lei Nº 3.930 de 11 de dezembro de 1941, que então criou as seis primeiras companhias de Infantaria da Aeronáutica brasileira, sendo que as companhias recém-criadas tinham um grande efetivo militar e eram bem equipadas com instrumentos bélicos para missão de guerra, designadas para assegurar a guarda, vigilância e defesa imediata das bases aéreas, aeródromos, campos de pousos e estabelecimentos da Aeronáutica brasileira durante a 2ª Guerra Mundial, a partir de bases aéreas em Belém-PA, FortalezaCE, NatalRN, Recife-PE, Salvador-BA e Galeão no Rio de Janeiro.
·  Dia da Moeda de 100 iene, ou yen - comemorado no Japão.
·  Dia da Paz e dos Direitos Humanos - comemorado no - Quiribati.
·  Dia da Proclamação da República - comemorado em Burkina Faso [antigo Alto Volta], para celebrar a data de 11 de dezembro de 1958, em que os burkina-fasos converteram-se numa república autônoma da Comunidade Francesa.
·  Dia da saúde ou "Tag des Gesundheitswesens" - comemorado por alemães.
·  Dia das Cataratas - comemorado na cidade paranaense de Foz do Iguaçu-PR, conforme Lei Nº 3.287 de 5 de dezembro de 2006.
·  Dia das Crianças - comemorado na Grécia e em Serra Leoa.
·  Dia de Hermes - deus da fertilidade, dos rebanhos, da magia, da divinação, das estradas e das viagens na mitologia grega, entre outros atributos, tido como o deus mensageiro [arauto dos deuses], patrono da ginástica, dos ladrões, dos diplomatas, dos comerciantes, da astronomia, da eloquência e de algumas formas de iniciação, além de ser o guia das almas dos mortos para o reino de Hades, apenas para citar-se algumas de suas funções mais conhecidas.
·  Dia de Indiana ou "Indiana Day" - comemorado desde 1925 por estadunidenses, para celebrar a admissão do Estado norte-ameiricano de Indiana na União dos Estados Unidos da América, ocorrida em 11 de dezembro de 1816.
·  Dia de Pampanga - comemorado nas Filipinas, para marcar a data da fundação da Província filipina de Pampanga, ocorrida em 11 de dezembro de 1571.
·  Dia do Agrimensor - comemorado por brasileiros, para marcar a data da promulgação do Decreto Nº 23.569 de 11 de dezembro de 1933, que então regulamentou o exercício das profissões de engenheiro, de arquiteto e de agrimensor no Brasil.
·  Dia do Arquiteto - comemorado por brasileiros e oficializado no Estado brasileiro de São Paulo pela Lei Nº 8.947 de 29 de setembro de 1994, para marcar a data da promulgação do Decreto Nº 23.569 de 11 de dezembro de 1933, que então regulamentou o exercício das profissões de engenheiro, de arquiteto e de agrimensor no Brasil.
·  Dia do Engenheiro - comemorado por brasileiros, para marcar a data da promulgação do Decreto Nº 23.569 de 11 de dezembro de 1933, que então regulamentou o exercício das profissões de engenheiro, de arquiteto e de agrimensor no Brasil.
·  Dia do Executivo ou "Día del Ejecutivo" - comemoração da Argentina não confirmada.
·  Dia do "Festival de Agonalia" - celebrado por antigos romanos com sacrifícios aos deuses, feitos nessa ocasião, em honra do Sol Indiges.
·  Dia do "Festival de Septimontium" - celebrado por antigos romanos com 7 sacrifícios de 7 animais, em 7 lugares diferentes, dentro das muralhas da Roma antiga,próximo às "Sete Colinas".
·  Dia do Jogador de Futebol ou "Día del Futbolista" - comemorado por cubanos e equatorianos, para marcar a data da 1ª partida de futebol registrada na história de Cuba, que foi realizada em 11 de dezembro de 1911.
·  Dia do Locutor ou "Día del locutor" - comemoração da Espanha não confirmada.
·  Dia do Locutor ou "Día del locutor" - comemorado na Venezuela, para marcar a data do nascimento do locutor e político Venezuelano, Renaldo José Ottolina Pinto, que veio ao mundo em 11 de dezembro de 1928 e que é tido como um dos principais profissionais da voz do rádio e da televisão venezuelana.
·  Dia do Profissional de Informática ou "Día del Profesional Informático" - comemorado por argentinos, para marcar a data da obtenção da personalidade jurídica da FACOPCI [Federação Argentina de Conselhos Profissionais de Ciências Informáticas ou "Federación Argentina de Consejos Profesionales de Ciencias Informáticas" em 11 de dezembro de ****, com sede na cidade e capital argentina de Buenos Aires.
·  Dia em Lembrança de Llywelyn II - comemorado no País de Gales, para marcar a data da morte do último príncipe gaulês de um Estado independente, Llywelyn ap Gruffydd ou Llywelyn Ein Llyw Olaf, que faleceu em 11 de dezembro de 1282 e que foi o último príncipe de um Estado independente no País de Gales, antes desse pedaço de terra ter sido conquistado pelo rei inglês,Edward I da Inglaterra.
·  Dia do petroleiro ou "Día del Trabajador Petrolero" - comemoração do Equador não confirmada.
·  Dia do Reservista ou "Día del Reservista" - comemorado na Argentina, para marcar a data da promulgação da Lei Nº 4031 de 11 de dezembro de 1901 [tammbém conhecida como "Lei Riccheri"], que então instituiu o Serviço Militar Obrigatório para os argentinos, a partir da iniciativa do militar argentino, Pablo Riccheri.
·  Dia do Unicef - comemoração oficializada nos Estados brasileiros do Ceará [Lei nº 14.971 de 1 de agosto de 2011] e Rio de janeiro [Lei Nº 6200 de 13 de abril de 2012 e Lei Nº 5645 de 6 de janeiro de 2010], para marcar a data da criação do Unicef [Fundo de Emergência da Organização das Nações Unidas para a Infância ou "United Nations International Children's Emergency Fund"], que foi fundado em 11 de dezembro de 1946.
·  Dia Estadual Contra a Escuta Clandestina e pelo Direito à Privacidade comemorado no Estado brasileiro do Espírito Santo, conforme Lei Nº 8.302 de 30 de maio de 2006.
·  Dia Estadual das APAES [Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais] e dos Profissionais e Voluntários da APAE - comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 5811 de 26 de agosto de 2010, que foi alterada pela Lei nº 6231 de 7 de maio de 2012, e que também declarou de relevante interesse sócio-educacional do Estado carioca AS APAE e FEAPAES-RJ [Federação das APAES do Estado do Rio de Janeiro].
·  Dia Estadual do Trabalhador do Transporte Rodoviário - comemorado no Estado brasileiro do Amapá, conforme Lei Nº 1164 DE 21 de dezembro de 2007, para ser festejado como um dia de luta da categoria.
·  Dia Internacional das Montanhas ou "International Mountains Day" - comemoração instituída pela Assembléia da ONU [Organização das Nações Unidas] na Resolução Nº 57/245 de 20 de dezembro de 2002, com especial apoio da UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura ou "United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation"], pois tem crescido a consciência de que as montanhas são ecossistemas frágeis e de importância global, como fontes da maior parte da água doce da Terra, como repositórios de rica diversidade biológica, como pontos de lazer e turismo para as populações, e como importantes áreas de diversidade cultural, conhecimento e património, abrangendo cerca de um quarto da superfície terrestre do mundo e proporcionando uma base de apoio direto para a vida de cerca de 12% da população mundial, bem como bens e serviços essenciais para mais de metade da humanidade.
·  Dia Mundial da Câmara Júnior ou "World Junior Chamber International Day" - comemoração oficializada no Brasil pela Lei Nº 12.204 de 19 de janeiro de 2010, para marcar a data da fundação da Câmara Júnior Internacional ou "Junior Chamber International", que foi constituída por representantes de 8 nações, então reunidos na cidade mexicana do México em 11 de dezembro de 1944, internacionalizando essa associação de pessoas jovens [na faixa etária de dezoito a quarenta anos de idade], que buscam no aprimoramento individual as bases para o desenvolvimento de suas comunidades.
·  Dia Nacional das APAES - comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 10.242 de 19 de junho de 2001, para marcar a data da Fundação da APAE [Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais] do Rio de Janeiro, ocorrida em 11 de dezembro de 1954.
·  Dia Nacional do controle de peso - comemoração do Brasil não confirmada.
·  Dia Nacional do Tango ou "Día Nacional del Tango" - comemorado na Argentina, para marcar a data do nascimento do cantor e compositor francês ou uruguaio [naturalizado argentino] de tangos, Carlos Gardel [Charles Romuald Gardes], que veio ao mundo em 11 de dezembro de 1890 ou 1887 provavelmente na cidade francesa de Tulouse, muito embora também hajam documentos dele como nascido na cidade uruguaia de Tacuarembó possivelmente para fugir de uma convocação para lutar pelo exército francês por ocasião de uma sua viagem à Europa, e que é tido como o mais famoso dos cantores argentinos de tango, além de essa data também ser o dia do nascimento do compositor, Maestro de orquestras e músico argentino de destaque no tango, Julio de Caro, que veio ao mundo em 11 de dezembro de 1899 e que foi o responsável pela criação do conceito de Orquesta Típica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário