segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 10 de Dezembro 2012



Dezembro é o décimo segundo e último mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Dezembro deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do Calendário Romano, que começava em Março.
Em 21 de Dezembro ou data próxima, o Sol atinge o ponto mais ao sul em sua trajetória pelo céu. É o solstício de inverno, começo do inverno no hemisfério norte e do verão no hemisfério sul.
Dia do início da Semana de Conscientização do Doador de Medula Óssea - comemoração móvel do Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 6.199 de 13 de abril de 201 e Lei Nº 5.645 de 6 de janeiro de 2010: 2ª semana de dezembro.
Dia do início da Semana de Direitos Humanos - comemoração móvel do Estado brasileiro de Alagoas, conforme Lei Nº 6.309 de 22 de abril de 2002: semana em que esteja incluso o dia 10 de dezembro, quando se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos ou "International Human Rights Day".
Dia do início da Semana De Prevenção Ao Câncer De Mama - comemoração móvel do Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 2.627 de 25 de setembro de 1996: 2ª semana de dezembro.
Dia do início da Semana Estadual da Mobilização para o Registro Civil de Nascimento - comemoração móvel do Estado brasileiro da Paraíba, conforme Lei Nº 8.797 de 6 de maio de 2009: semana que comece entre os dias 6 e 12 de dezembro.
Dia do início da Semana Estadual de Prevenção e Combate à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - comemoração móvel do Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 13.997 de 9 de novembro de 2007 que foi alterada pela Lei nº 14.108 de 29 de abril de 2008: 2ª semana de dezembro.
Dia da Apresentação do Prêmio Nobel - Celebrado na Suécia, na data da morte do químico, engenheiro e industrial sueco, Alfred Bernhard Nobel, que faleceu em 10 de dezembro de 1896 e que doou sua enorme fortuna para uma fundação encarregada de premiar anualmente pessoas ou instituições, pelas contribuições delas em benefício geral da humanidade, laureando diferentes áreas da ciência, a literatura e a luta pela paz.
Dia da Aviação ou "Día de la Aviación" - comemorado por venezuelanos até 2009, para marcar a data da inauguração da Escola de Aviação Militar [atual Museu Aeronáutico ou "Museo Aeronáutico"} de Maracay, que começou a funcionar em 10 de dezembro de 1920 como a 1ª escola de aviação da Venezuela, a partir das boas graças do então presidente venezuelano, Juan Vicente Gómez, em conseqüência do que, também se projetou e construiu em seguida um terminal de passageiros e um terminal aéreo.
Dia da Constituição ou "Wan Rattha Thammanun" - comemorado na Tailândia, para marcar a data da 1ª Constituição tailandesa, que foi adotada em 10 de dezembro de 1932.
Dia da "Declaração Universal dos Direitos do Homem" - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 8.086 de 29 de janeiro de 1964, para marcar a data da aprovação da "Declaração Universal dos Direitos Humanos" ou "Universal Declaration of Human Rights", que foi proclamada em 10 de dezembro de 1948 pela Resolução Nº 217-A III da ONU [Organização das Nações Unidas], numa resposta às crueldades cometidas durante a 2ª Guerra Mundial.
Dia da Festa de Karl Barth - comemorado na Igreja Episcopal dos Estados Unidos da América, para marcar a data da morte do escritor Católico do século XX, Monge trapista, poeta, ativista social, estudante de religiões comparadas e teólogo francês/norte-americano, Thomas Merton, que faleceu em 10 de dezembro de 1968, depois de haver escrito mais de setenta livros [a maioria sobre espiritualidade], além de dezenas de ensaios e resenhas, atuando também como um ferrenho defensor da compreensão mútua entre as várias religiões do mundo, o que fez com que ele fosse transformado em tema de várias biografias.
Dia da Inclusão Social - comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 12.073 de 29 de outubro de 2009, para marcar a data da aprovação da "Declaração Universal dos Direitos Humanos" ou "Universal Declaration of Human Rights", que foi proclamada em 10 de dezembro de 1948 pela Resolução Nº 217-A III da ONU [Organização das Nações Unidas], numa resposta às crueldades cometidas durante a 2ª Guerra Mundial.
Dia da Segurança Particular ou "Día de la Seguridad Privada" - comemorado na Argentina, conforme Decreto Nº 978 de 2 de dezembro de 1994 do Ministério argentino do Interior ou "Ministerio del Interior", para marcar a data em que a CAESI [Câmara Argentina de Empresas de Segurança e Investigação ou "Cámara Argentina de Empresas de Seguridad e Investigación"] conquistou sua personalidade jurídica, que parece ter ocorrido em 10 de dezembro de 1971, muito embora a própria CAESI cite em uma de suas páginas na internet a data de 2 de setembro de 1971 como a da outorga da personalidade jurídica para essa entidade.
Dia da Reconciliação Nacional ou "Día de la Reconciliación Nacional" - comemoração de peruanos, que foi instituída pelo Decreto Supremo Nº 97-2003-PCM de 10 de dezembro de 2003 do Conselho de Ministros ou "Consejo de Ministros" do Peru, com o fim de honrar a memória de todos os peruanos que perderam a vida ou foram de alguma forma afetados, em conseqüência do conflito vivido no Peru nas décadas anteriores à edição desse Decreto.
Dia da Restauração da Democracia ou "Día de la Restauración de la Democracia" - celebrado na Argentina, conforme Lei Nº 26.323 de 22 de novembro de 2007, para marcar a data do início do mandato do advogado e político argentino, Raúl Ricardo Alfonsín, que tomou posse como presidente da República da Argentina em 10 de dezembro de 1983, marcando o restabelecimento do regime democrático de direito no país, depois de cerca de 28 anos de instabilidades políticas.
Dia da Transladação da Santa Casa de Loreto - comemorado para marcar a data em que a Santa Casa de Loreto teria sido transportada ao território de Recanati da província de Ancona na Itália, conforme narração do contemporâneo italiano de então, Paulo della Selva, numa carta ao rei de Nápoles, Carlos II: "A 10 de dezembro de 1294 , quando à meia-noite tudo estava mergulhado no silêncio, uma luz se espargiu do céu e, intensa, veio ferir o olhar de muitos habitantes às margens do Adriático , arrancou a todos de sua residência, levando-os a presenciar uma grande maravilha, superior a todas as forças da natureza, quando todos então puderam ver e contemplar à vontade uma Casa toda cercada de celeste esplendor viajando através dos ares da noite...".
Dia do Assistente Social ou "Día del Trabajador Social" - comemorado na Espanha, coincidindo com a data da aprovação da "Declaração Universal dos Direitos Humanos" ou "Universal Declaration of Human Rights", que foi proclamada em 10 de dezembro de 1948 pela Resolução Nº 217-A III da ONU [Organização das Nações Unidas], numa resposta às crueldades cometidas durante a 2ª Guerra Mundial.
Dia do Combate à Intolerância Religiosa - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 13.504 de 17 de abril de 2009, com a finalidade de promover a conscientização da população contra todas as práticas de discriminação e intolerância de quaisquer religiões, seja pelo Estado, seja por outras instituições, grupos ou indivíduos.
Dia do Desporto de Malha - comemorado na cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 12.921 de 24 de novembro de 1999 e Lei Nº 14.485 de 19 de julho de 2007, para marcar a data da fundação da Federação Paulista de Malha, que foi constituída em 10 de dezembro de 1933.
Dia do Festival de Lux Mundi - celebrado na Roma antiga, em honra à deusa tida como da Liberdade.
Dia do Físico ou "Día del Físico" - celebrado desde cerca de 1960 inicialmente por estudantes mexicanos de física e, posteriormente, por formados daquela época, a partir da iniciativa do cidadão mexicano de Oaxaca, Angel Fierros [também conhecido como "señor chatarra"], provavelmente por ser uma data próxima das férias e das festas de fim de ano, mas que nunca contou com o apoio da Sociedade Mexicana de Físicca ou "Sociedad Mexicana de Física".
Dia do Palhaço - comemorado no Brasil desde 1981, a partir de uma iniciativa da "Abracadabra Eventos" da cidade brasileira de São Paulo-SP, que se expandiu para vários municípios brasileiros.
Dia do Palhaço ou "Día del Payaso" - comemorado por mexicanos, a partir de um acordo firmado por volta dos anos 1970 entre a Irmandade do Palhaço ou "Hermandad del Payaso" e a Associação Nacional de Atores ou "Asociación Nacional de Actores" do México, o que teria ajudado para que os palhaços mexicanos lograssem alcançar reconhecimento em nível nacional no México.
Dia do Patrimônio Nacional ou "Día del Patrimonio Nacional" - comemorado na República Dominicana, conforme Decreto Nº 362 de 16 de junho de 2005, para marcar a data de 10 de dezembro de 1990, em que a cidade colonial de São Domingos foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura ou "United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation"].
Dia do Professor ou "Día del Maestro" - comemoração do Chile, que foi instituída para marcar a data da entrega do Prêmio Nobel de Literatura para a diplomata, educadora, feminista e poetiza chilena, Gabriela Mistral [Lucila de María del Perpetuo Socorro Godoy Alcayaga], ocorrida em 10 de dezembro de 1945.
Dia do Soroptimista - comemoração do Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 13.510 de 29 de abril de 2009, que está relacionada com mulheres administradoras de negócios e profissionais que trabalham em projetos para a promoção dos direitos humanos e status da mulher, cujo termo SOROPTIMISTA é obtido da junção das palavras latinas, "soror" e "optima" [o melhor para a mulher].
Dia do Trabalhador Doméstico ou "día del trabajador doméstico" - comemorado na nicarágua, conforme Lei Nº 159 de 31 de maio de 1993.
Dia do Voluntário - comemorado no Distrito Federal brasileiro, conforme Lei Nº 3.623 de 18 de julho de 2005.
Dia dos Torceddores do Gimnasia y Esgrima ou "Día del Hincha de Gimnasia y Esgrima" - comemorado na Argentina por torcedores do clube argentino de futebol, Gimnasia y Esgrima de La Plata.
Dia Estadual da Cultura da Paz com Justiça Social - comemorado no Estado brasileiro da Bahia, conforme Lei Nº 9.202 de 29 de julho de 2004, com o apoio do Iapaz [Instituto de Estudo e Ação pela Paz com Justiça Social], que foi criado em dezembro de 2003.
Dia Estadual da Mobilização para o Registro Civil de Nascimento - comemorado no Estado brasileiro da Paraíba, conforme Lei Nº 8.797 de 6 de maio de 2009.
Dia Estadual de Defesa dosDireitos Sociais - comemorado no Estado brasileiro do Ceará, Conforme Lei Nº 13.988 de 26 de outubro de 2007, para marcar a data da aprovação da "Declaração Universal dos Direitos Humanos" ou "Universal Declaration of Human Rights", que foi proclamada em 10 de dezembro de 1948 pela Resolução Nº 217-A III da ONU [Organização das Nações Unidas], numa resposta às crueldades cometidas durante a 2ª Guerra Mundial.
Dia Estadual de Luta contra a Tortura - comemorado no Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, conforme Lei Nº 11.726 de 8 de janeiro de 2002, para marcar a data da aprovação da "Declaração Universal dos Direitos Humanos" ou "Universal Declaration of Human Rights", que foi proclamada em 10 de dezembro de 1948 pela Resolução Nº 217-A III da ONU [Organização das Nações Unidas], numa resposta às crueldades cometidas durante a 2ª Guerra Mundial.
Dia Estadual do Previdenciário - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 6.194 de 21 de setembro de 1988.
Dia Estadual do Profissional de Recursos Humanos - comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 5595 de 14 de dezembro de 2009.
Dia Internacional dos Direitos Animais ou "International Animal Law Day" - comemoração Adotada a partir de 1998 pela ONG [Organização Não-Governamental] inglesa Uncaged, usando-se essa celebração como contraponto ao "Dia Internacional dos Direitos Humanos" ou "International Human Rights Day".
Dia Internacional dos Direitos Humanos ou "International Human Rights Day" - comemoração instituída pela ONU [Organização das Nações Unidas] na Sua Resolução NRES/423 (V) de 4 de dezembro de 1950, para marcar a data da aprovação da "Declaração Universal dos Direitos Humanos" ou "Universal Declaration of Human Rights", que também é chamada de a "magna carta da humanidade" por alguns pensadores e que foi proclamada em 10 de dezembro de 1948 pela Resolução Nº 217-A III da própria ONU, numa resposta às crueldades cometidas durante a 2ª Guerra Mundial.
Dia Internacional dos Povos Indígenas - comemoração não confirmada para essa data, até porque, a ONU [Organização das Nações Unidas] instituiu essa comemoração para o dia 9 de agosto.
Dia Nacional da Universidade Pública - comemorado no Brasil.
Dia Nacional do Sociólogo - comemoração de sociólogos brasileiros, por ser essa a data mais votada em enquetes da Federação Nacional dos Sociólogos, marcando a data da promulgação da Lei Nº 6.888 de 10 de dezembro de 1980, que então regulamentou a profissão ddos sociólogos brasileiros, definindo as competências, as condições para a habilitação e as exigências legais para o pleno exercício da profissão de sociólogo no Brasil.
Dia Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis - comemorado no Brasil no MNCR [Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis].

Nenhum comentário:

Postar um comentário