sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 15 de Dezembro 2012



Dezembro é o décimo segundo e último mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Dezembro deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do Calendário Romano, que começava em Março.
Em 21 de Dezembro ou data próxima, o Sol atinge o ponto mais ao sul em sua trajetória pelo céu. É o solstício de inverno, começo do inverno no hemisfério norte e do verão no hemisfério sul.
  • Dia central das Festividades da Virgem da Porta de Otuzco ou "Dia central de Festividades De La Virgen De La Puerta de Otuzco" - comemoração de milhares de fiéis peruanos na cidade peruana de Otuzco, que realizam uma procissão nessa data comemorativa, como parte da maior e mais espetacular festa do departamento peruano de Libertad, para uma celebração que foi oficializada por uma Ordem Episcopal de Junho de 1664 do então bispo de Trujillo, Monseñor Juan de la Calle y Heredia.
  • Dia da Língua Internacional Esperanto - comemorado no Estado brasileiro de são Paulo, conforme Lei Nº 505 de 18 de novembro de 1974, para marcar a data do nascimento do oftalmologista polonês, Ludwik Lejzer Zamenhof, que veio ao mundo em 15 de dezembro de 1859 e que foi o idealizador da língua Esperanto em 1887, na perspectiva de que a mesma se tornasse uma língua de uso universal.
  • Dia da Mulher Profissional de Direito - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 6.903 de 26 de junho de 1990, a partir da iniciativa da sub-comissão de São Paulo da Associação Brasileira das Mulheres de carreira jurídica, que desde 1986 tem conferido o título de "A Profissional de Direito do Ano" a mulheres que, inegavelmente tenham contribuído para o engrandecimento da justiça no Brasil.
  • Dia da Polícia Militar - comemorado no Estado brasileiro de são Paulo, para marcar a data da criação do Corpo de Guardas Municipais Permanentes, então composto de cem praças a pé e trinta praças a cavalo [também conhecido como os "cento e trinta de trinta e um"], que foi instituído em 15 de dezembro de 1831, a partir do qual seria estabellecida mais tarde a Polícia Militar paulista.
  • Dia da Volta ao lar ou "Homecoming Day" - comemorado em Alderney numa das Ilhas do Canal, para marcar a data da chegada do 1º navio trazendo cidadãos evacuados de Alderney, que retornavam à sua terra de origem, após o fim da ocupação nazista da 2ª Guerra Mundial.
  • Dia de Luto Nacional - comemorado em Bangladesh na véspera do "Dia da Vitória", em homenagem aos milhões de mártires dos 9 meses da "Guerra de Libertação" de Bangladesh,", que foi finalizada com a rendição das forças paquistanesas, e que oficializou a vitória das forças indianas em 16 de dezembro de 1971.

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário