sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 16 de Dezembro 2012



Dezembro é o décimo segundo e último mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Dezembro deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do Calendário Romano, que começava em Março.
Em 21 de Dezembro ou data próxima, o Sol atinge o ponto mais ao sul em sua trajetória pelo céu. É o solstício de inverno, começo do inverno no hemisfério norte e do verão no hemisfério sul.
  • Dia da Reconciliação e da Unidade Nacional - comemoração da África do Sul que já foi celebrada como "Dia de Dingane" e "Dia do Voto", e que está relacionada com a data em que os zulus descumpriram o acordo assinado em 6 de fevereiro de 1838 entre o líder Voortrekker, Piet Retief, e o rei Zulu, Dingane, pelo qual se prometia a liberdade ao povo daquela terra se todo o gado roubado fosse devolvido, para atacarem os Voortrekkers com cerca de 10 a 15 mil homens comandados por Dambuza [Nzobo] e Nhela, mas foram derrotados em 16 de dezembro de 1838 pelos 470 Voortrekkers, que então tinham a vantagem das armas de fogo e conseguiram matar cerca de 3 mil zulus, com a liderança do guerreiro Voortrekker, Andries Pretorius, na "Batalha do Rio de Sangue", Escória van Bloedrivier ou "IMPI yaseNcome", junto ao rio Ncome [atual KwaZulu-Natal na África do Sul], cuja vitória é também atribuída à promessa feita a Deus pelos Voortrekkers que, se conseguissem vencer seus inimigos e com isso, pôr fim à guerra, construiriam igrejas e fariam dessa data um dia de Ação de Graças.
  • Dia da independência - comemorado no Barein [Reino do Bahrein], para marcar a data da retirada dos ingleses do território bareinense, ocorrida em 16 de dezembro de 1971.
  • Dia da Independência - comemorado no Cazaquistão [República do Cazaquistão], para marcar a data da libertação dos cazaquistaneses do jugo da então URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas], que foi conquistada em 16 de dezembro de 1991.
  • Dia da Leitura ou "Día de la Lectura" - comemorado na Comunidade autônoma de Andaluzia na Espanha, para marcar a data do nascimento do poeta espanhol, Rafael Alberti, que veio ao mundo em 16 de dezembro de 1902 e que foi membro da chamada "Geração de 27".
  • Dia da Solidariedade - comemorado no Estado brasileiro de Ssanta Catarina, conforme Lei Nº 13.022 de 25 de junho de 2004, em prol de que os órgãos públicos estaduais e municipais, bem como a iniciativa privada, pratiquem ações voltadas à cidadania e solidariedade, promovendo atos solidários gratuitos em diversas áreas, tais como a saúde, a educação, a cultura, o lazer e demais serviços que promovam a inclusão social dos catarinenses.
  • Dia da Vitória - comemorado em Bangladesh, para marcar a data da assinatura do "Instrumento de Rendição" das forças paquistanesas, que oficializou a vitória das forças indianas em 16 de dezembro de 1971, após os 9 meses da "Guerra de Libertação de Bangladesh".
  • Dia da Vitória ou " Vijay Divas" - comemorado na Índia, para marcar a data da vitória militar decisiva dos indianos sobre o rival Paquistão, que foi alcançada em 16 de dezembro de 1971, após os 9 meses da "Guerra de Libertação de Bangladesh".
  • Dia das Novidades Ecológicas ou "Día de las Navidades ecológicas" - comemorado na Colômbia.



  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário