sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 17 de Dezembro 2012




Dezembro é o décimo segundo e último mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Dezembro deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do Calendário Romano, que começava em Março.
Em 21 de Dezembro ou data próxima, o Sol atinge o ponto mais ao sul em sua trajetória pelo céu. É o solstício de inverno, começo do inverno no hemisfério norte e do verão no hemisfério sul.
  • Dia da Solidariedade Latino-Americana - comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso, conforme Lei Nº 5.922 de 23 de dezembro de 1991.
  • Dia das Ciências Naturais ou "Día de las Ciencias Naturales" - comemorado no Equador, para marcar a data do nascimento do cientista equatoriano, Misael Acosta Solís, que veio ao mundo em 17 de dezembro de 1910 e que se especializou em geobotânica, ecologia, fitogeografia, silvicultura e conservação de recursos naturais, entre outras ciências relacionadas.
  • Dia de Solidariedade nos Mercados ou "Día de Solidaridad en los Mercados" - comemoração da Argentina não confirmada.
  • Dia do Artista Plástico ou "Día del Artista Plástico" - comemoração da República Dominicana, conforme Decreto Nº 575 de 16 de dezembro de 1988, que conta com o apoio do COPAD [Agremiação Dominicana de Artistas Plásticos ou "Colegio Dominicano de Artistas Plásticos"].
  • Dia do Bioma Pampa - comemorado no Brasil, conforme Decreto de 12 de dezembro de 2007, para marcar a data do nascimento do agrônomo e ecologista brasileiro, José Antônio Lutzemberger, que veio ao mundo em 17 de dezembro de 1926 e que participou ativamente na luta pela conservação e preservação ambiental no Brasil, tendo sido nomeado secretário-especial do Meio Ambiente da Presidência da República brasileira no Governo de Fernando Collor de Mello.
  • Dia do Contador Público ou "Dia del Contador Público" - comemoração da Argentina não confirmada.
  • Dia do Ecoturismo - comemorado no Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, conforme LEI Nº 12.490 de 15 de maio de 2006, para marcar a data do nascimento do agrônomo e ecologista brasileiro, José Antônio Lutzemberger, que veio ao mundo em 17 de dezembro de 1926 e que participou ativamente na luta pela conservação e preservação ambiental no Brasil, tendo sido nomeado secretário-especial do Meio Ambiente da Presidência da República brasileira no Governo de Fernando Collor de Mello.
  • Dia do Início do "Festival de Saturnalia" - realizado durante 7 dias em honra de Saturno [deus da agricultura, da colheita, da dança, da justiça e da força, venerado também como o "pai do tempo"] na Roma Antiga.
  • Dia do Orquidófilo - comemorado no Estado brasileiro do Espírito Santo,conforme Lei Nº 9.478 de 18 de junho de 2010, com o apoio da SEO [Sociedade Espiritossantense de Orquidofilia].
  • Dia do Pastor Presbiteriano - comemorado na IPC [Igreja Presbiteriana do Brasil], para marcar a data da ordenação do reverendo brasileiro, José Manuel da Conceição, ocorrida em 17 de dezembro de 1865, como o 1º pastor protestante nascido no Brasil.
  • Dia do Supermercadista ou "Día del Supermercadista" - comemorado por argentinos, para marcar a data de 17 de dezembro de 1951, em que o empreendedor argentino, Bernardino Brasas, inaugurou nas localidades argentinas de Luro e Salta em Mar del Plata, "A Estrela Argentina" ou "La Estrella Argentina, que é tido na conta de ser o 1º supermercado da América Latina tal qual nós o conhecemos atualmente.
  • Dia dos Irmãos Whrite ou "Wright Brothers Day" - comemorado nos Estados Unidos da América, para marcar a data da realização daquele que é tido como o 1º vôo de aeroplano, que foi protagonizado pelos pioneiros norte-americanos da aviação, Orville Wright e Wilbur Wright, em 17 de dezembro de 1903 (foto registrada com data) na localidade estadunidense de Kitty Hawk na Carolina do Norte-EUA.


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário