sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 18 de Dezembro 2012




Dezembro é o décimo segundo e último mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Dezembro deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do Calendário Romano, que começava em Março.
Em 21 de Dezembro ou data próxima, o Sol atinge o ponto mais ao sul em sua trajetória pelo céu. É o solstício de inverno, começo do inverno no hemisfério norte e do verão no hemisfério sul.
Dia da República - comemorado na Nigéria, para marcar a data da conquista da semi-autonomia nigeriana dentro da Comunidade Francesa, que foi obtida em 18 de dezembro de 1958 e durou até a data da independência nigeriana, cuja libertação definitiva foi alcançada em 3 de agosto de 1960.
Dia de Assar Biscoitos ou "Bake Cookies Day" - comemoração de norte-americanos.
Dia de comemoração Nacional - celebrado no Catar, para marcar a data da entronação da atual Família Real Qatarense, que assumiu o poder em 18 de dezembro de 1878.
Dia de Nova Jersey - comemorado nos Estados Unidos da América, para celebrar a data da admissão do Estado norte-americano de Nova Jersey como o 3º integrante da União estadunidense, ocorrida em 18 de dezembro de 1787.
Dia do "Festival de Epona" - realizado na Roma antiga, para celebrar Epona - divindade cultuada como a protetora dos cavalos e das mulas] durante o "Festival de Saturnalia" [em honra de Saturno, tido como "pai do tempo" pelos antigos romanos].
Dia do Mergulhador - comemoração não confirmada.
Dia do Murgueiro ou "Día del Murguero" - comemorado na Província argentina de Mendoza, para marcar a data da morte dos murgueiros argentinos, Pablo, Gamuza e Cofla, que foram atropelados por um motorista irritado com a interdição da rua na cidade argentina de Rivadavia em 18 de dezembro de 1999, durante a apresentação desse ritmo musical e manifestação cultural popular tradicionalmente das ruas chamado murga, que é formado pela apresentação de músicos percussionistas acompanhados de danças e coreografias nas vias públicas, e que está presente em diversos países de origem espanhola, como Argentina, Espanha, Panamá e Uruguai [entre outros], geralmente durante alguma festividade especial, como carnaval, festas de Santos, aniversários de fundação ou eventos esportivos, entre outras festas populares.
Dia do Poder Judicial ou "Día del Poder Judicial" - comemorado na Província argentina de Jujuy, para marcar a data de um Decreto do Então governador do lugar, Pablo Alemán, que foi emitido em 18 de dezembro de 1837,e a partir do qual se extinguuiu a corporação colonial do que se denominava "Cabildo", e se determinou quem seriam os juízes e como se desempenhariam as funções judiciais da nova Província, com previsão de que a nova regra entrasse em vigor no mês de janeiro do ano seguinte.
Dia dos Direitos das Minorias - comemorado na Índia, com o apoio da Comissão Nacional para as Minorias.
Dia Estadual da Doula - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 14586 de 6 de outubro de 2011, em louvor a Nossa Senhora do Bom Parto e numa homenagem às "doulas" [palavra que vem do grego e que significa "mulher que serve"], nos dias de hoje, aplicável às mulheres que dão suporte físico e emocional à outras mulheres parturientes durante a gestação, no trabalho de parto e no período de amamentação, mas que não substituem a pessoa do acompanhante.
Dia Internacional dos Imigrantes ou "International Migrants Day" - comemoração instituída na resolução 55/93 de 4 de dezembro de 2000 e a partir de recomendação do Conselho Econômico e Social, com base no documento A/C.3/55/L.36 da ONU [Organização das Nações Unidas], que está oficializada no Estado brasileiro de São Paulo pela Lei Nº 8.307 de 10 de setembro de 1964 que foi alterada pela Lei Nº 14.475 de 30 de junho de 2011, para marcar a data da aprovação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e de Suas Famílias ou "International Convention on the Protection of the Rights of All Migrant Workers and Members of Their Families", que foi adotada pela Assembleia Geral da ONU na resolução Nº 45/158 de 18 de dezembro de 1990.
Dia Nacional da Esclerose Múltipla ou "Día Nacional de la Esclerosis Múltiple" - comemorado na Espanha com o apoio da Associação Espanhola de Esclerose Múltipla ou "Asociación Española de Esclerosis Múltiple", para conscientizar sobre essa doença do Sistema Nervoso Central, lentamente progressiva, caracterizada por placas disseminadas de desmielinização [perda da substância - mielina - que envolve os nervos] no crânio e na medula espinhal e que atinge principalmente mulheres [2 de cada 3 pacientes em média].
Dia Nacional do Museólogo - comemorado por brasileiros, conforme Decreto de 31 de maio de 2004, para marcar a data da Lei Nº 7.287 de 18 de dezembro de 1984, que então dispôs sobre a Regulamentação da Profissão de Museólogo no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário