sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 19 de Dezembro 2012




Dezembro é o décimo segundo e último mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Dezembro deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do Calendário Romano, que começava em Março.
Em 21 de Dezembro ou data próxima, o Sol atinge o ponto mais ao sul em sua trajetória pelo céu. É o solstício de inverno, começo do inverno no hemisfério norte e do verão no hemisfério sul.
  • 3º Dia das Antífonas ou "Antífonas Magnificat" - comemoração dos últimos sete dias antes da véspera do Advento de Cristo, celebrando nessa data a Raiz de Jessé ou "Radix Jesse" em várias tradições litúrgicas dos Cristãos.
  • 3º Dia do "Festival de Saturnalia" - realizado durante 7 dias em honra de Saturno [deus da agricultura, da colheita, da dança, da justiça e da força, venerado também como o "pai do tempo"] na Roma Antiga.
  • 4º Dia da Missa de Galo, "Simbang Gabi" ou Novena de "Misas de Gallo" - celebração tradicional das madrugadas [normalmente 4 ou 5 horas da manhã] durante 9 dias, até véspera do Natal nas Filipinas, remontando à época em que os católicos filipinos eram parte da colônia espanhola e os senhores somente liberavam seus servidores pela madrugada para as coisas de Deus.
  • 4º Dia das Celebrações das Pousadas ou "Día de las celebraciones de Las Posadas" - rito tradicional religioso com origem na Espanha [onde também é celebrado como "Novenas de Natal"], para ser cumprido durante 9 dias [até 24 de dezembro] por católicos latino-americanos, mais fervorosamente no México, simbolizando as provações suportadas por Maria e José, na busca [relatada no Novo Testamento] por um lugar para o Nascimento de Jesus Cristo.
  • Dia da 1ª Inspeção em Vôo realizada no Brasil - comemorado por brasileiros, para marcar a data da avaliação do VOR de Caxias [1º rádio auxílio a ser homologado no Brasil], ocorrida sob a responsabilidade da Diretoria de Rotas Aéreas e da FAA [Administração Federal de Aviação ou "Federal Aviation Administration"] dos Estados Unidos da América, que antigamente era conhecida por CAA [Agência de Aviação Civil ou "Civil Aviation Agency"] dos norte-americanos, realizada em 19 de dezembro de 1956 e a partir da aeronave-laboratório, "beechcraft", que havia sido emprestada com a finalidade específica de realizar as inspeções em vôo dos primeiros auxílios à navegação e à aproximação, VOR [VHF - Freqüências Muito Altas ou "Very High Frequenc") OmniRange] e ILS [Sistema de instrumentos para Aterrissagem ou "Instrument Landing System"] no Brasil.
  • Dia da Defesa - commoração de ucranianos, conforme Decreto Presidencial Nº 1121 de dezembro de 2002.


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário