sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 20 de Dezembro 2012




Dezembro é o décimo segundo e último mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Dezembro deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do Calendário Romano, que começava em Março.
Em 21 de Dezembro ou data próxima, o Sol atinge o ponto mais ao sul em sua trajetória pelo céu. É o solstício de inverno, começo do inverno no hemisfério norte e do verão no hemisfério sul.
  • Dia dos Heróis Obscuros ou "Underdog Day" - comemoração móvel dos Estados Unidos da América desde 1976, para homenagear os heróis em histórias que, normalmente não são reconhecidos como tal e, portanto, não recebem qualquer crédito por seus feitos, cujo termo "Underdog" é originário do antigo método de construção de navios, em que tábuas de madeira eram colocadas sobre uma outra armação de madeira [chamadas essas de "cães"], sob a orientação de 2 supervisores, ficando um em cima ["Overdog"] e outro embaixo [conhecido esse por "Underdog" ou azarão], onde o "azaraão" ficaria na escuridão e inevitavelmente seria coberto de serragem, permanecendo assim, na obscuridade: 3ª sexta-feira de dezembro.
  • 4º Dia das Antífonas ou "Antífonas Magnificat" - comemoração dos últimos sete dias antes da véspera do Advento de Cristo, celebrando nessa data a Chave de David ou "Clavis O David" em várias tradições litúrgicas dos Cristãos.
  • 4º Dia do "Festival de Saturnalia" - realizado durante 7 dias em honra de Saturno [deus da agricultura, da colheita, da dança, da justiça e da força, venerado também como o "pai do tempo"] na Roma Antiga.
  • 5º Dia da Missa de Galo, "Simbang Gabi" ou Novena de "Misas de Gallo" - celebração tradicional das madrugadas [normalmente 4 ou 5 horas da manhã] durante 9 dias, até véspera do Natal nas Filipinas, remontando à época em que os católicos filipinos eram parte da colônia espanhola e os senhores somente liberavam seus servidores pela madrugada para as coisas de Deus.
  • 5º Dia das Celebrações das Pousadas ou "Día de las celebraciones de Las Posadas" - rito tradicional religioso com origem na Espanha [onde também é celebrado como "Novenas de Natal"], para ser cumprido durante 9 dias [até 24 de dezembro] por católicos latino-americanos, mais fervorosamente no México, simbolizando as provações suportadas por Maria e José, na busca [relatada no Novo Testamento] por um lugar para o Nascimento de Jesus Cristo.

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário