sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 21 de Dezembro 2012




Dezembro é o décimo segundo e último mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Dezembro deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do Calendário Romano, que começava em Março.
Em 21 de Dezembro ou data próxima, o Sol atinge o ponto mais ao sul em sua trajetória pelo céu. É o solstício de inverno, começo do inverno no hemisfério norte e do verão no hemisfério sul.

Dia dos Heróis Obscuros ou "Underdog Day" - comemoração móvel dos Estados Unidos da América desde 1976, para homenagear os heróis em histórias que, normalmente não são reconhecidos como tal e, portanto, não recebem qualquer crédito por seus feitos, cujo termo "Underdog" é originário do antigo método de construção de navios, em que tábuas de madeira eram colocadas sobre uma outra armação de madeira [chamadas essas de "cães"], sob a orientação de 2 supervisores, ficando um em cima ["Overdog"] e outro embaixo [conhecido esse por "Underdog" ou azarão], onde o "azaraão" ficaria na escuridão e inevitavelmente seria coberto de serragem, permanecendo assim, na obscuridade: 3ª sexta-feira de dezembro.
1º dia de Pancha Ganapati - celebrado até 25 de dezembro na Índia, em honra ao deus indu, Senhor Ganesha, que é tido na conta de Patrono das Artes e Guarda da Cultura, sendo que durante cada um desses 5 dias, uma cerimônia espiritual especial ou "sadhana" é realizada em favor de toda a família, quando um santuário é criado na sala principal da casa e decorado segundo o espírito da ocasião festiva, com a colocação de uma grande estátua do Senhor Ganapati Pancha com suas 5 faces em madeira ou bronze, por causa da importância do festival como um novo começo e reparação de todos os erros do passado, e cada manhã, as crianças vestem ou decoram novamente Ganesha numa cor diferente: amarelo dourado no 1º dia, depois azul royal, vermelho rubi, verde esmeralda e, finalmente, laranja brilhante, que são as cores de Suas 5 potências ou "shaktis", além de que cada manhã, uma bandeja de doces, frutas e incensos é oferecida ao Senhor Ganapati, muitas vezes, preparados e apresentados pelas crianças, e cantos, músicas e bhajanas são entoados em seu louvor e, para finalizar, muitos doces são comidos por todos e presentes [muitas vezes simples conforme as posses de cada família] são colocados a cada manhã, para serem abertos pelas crianças apenas no último dia.
5º Dia das Antífonas ou "Antífonas Magnificat" - comemoração dos últimos sete dias antes da véspera do Advento de Cristo, celebrando nessa data a Aurora ou "Oriens" em várias tradições litúrgicas dos Cristãos.
5º Dia do "Festival de Saturnalia" - realizado durante 7 dias em honra de Saturno [deus da agricultura, da colheita, da dança, da justiça e da força, venerado também como o "pai do tempo"] na Roma Antiga.
6º Dia da Missa de Galo, "Simbang Gabi" ou Novena de "Misas de Gallo" - celebração tradicional das madrugadas [normalmente 4 ou 5 horas da manhã] durante 9 dias, até véspera do Natal nas Filipinas, remontando à época em que os católicos filipinos eram parte da colônia espanhola e os senhores somente liberavam seus servidores pela madrugada para as coisas de Deus.
6º Dia das Celebrações das Pousadas ou "Día de las celebraciones de Las Posadas" - rito tradicional religioso com origem na Espanha [onde também é celebrado como "Novenas de Natal"], para ser cumprido durante 9 dias [até 24 de dezembro] por católicos latino-americanos, mais fervorosamente no México, simbolizando as provações suportadas por Maria e José, na busca [relatada no Novo Testamento] por um lugar para o Nascimento de Jesus Cristo.
Dia da Aproximação de PI - comemorado por amantes da matemática, no 355º dia dos anos não-bissextos, celebrado à 1:13 para a aproximação chinesa [355/113], com tortas, pois Em inglês, o nome da constante [pi] e a palavra torta [pie] têm pronúncia idêntica ou com quaisquer pratos preparados em forma redonda, porque a constante tem íntima relação com as medidas do círculo.
Dia da Farsa ou "Humbug Day" - comemoração de norte-americanos, que se festeja na preparação para o Natal com a permissão de até 12 farsas para se descarregar as frustrações dos estadunidenses.
Dia da Festa de Yule - nome dado ao Solstício de Inverno e comemorado por neo-pagãos) do Hemisfério Norte.
Dia das Lanternas ou "Flashlight Day" - comemoração de norte-americanos, que pode ter alguma relação com o Solstício de inverno no Hemisfério Norte.
Dia das Palavras Cruzadas - comemorado no Japão.
Dia de Sanghamitta - comemorado principalmente no SriLanka, em memória da religiosa budista indiana, Sanghamitta [Sanghmitra em sânscrito] que, juntamente com seu irmão, Venerável Mahinda, foi responssável pelo estabelecimento do convento Budista de Theravada no Sri Lanka, enquanto filha do imperador Ashoka e sua rainha budista, Devi.
Dia do Atleta - comemorado no Brasil, conforme Decreto Nº 51.165 de 8 de agosto de 1961 e artigo 9º do Decreto Nº 53.820 DE 24 de março de 1964 que, além de dispor sôbre a profissão de atleta de futebol no Brasil, disciplinar a participação dos jogadores nas partidas e dar outras providências, confirmou ainda essa efeméride, cuja celebração é tida por alguns como o "Dia do Atleta Profissional de Futebol".
Dia do Estivador Portuário ou "Día Del Estibador Portuario" - comemorado na Argentina e previsto em Convênios Coletivos de Trabalho dos portuários, com o apoio do SUPA [Sindicato Unido dos Portuários Argentinos ou "Sindicato Unidos Portuarios Argentinos"].
Dia do Festival de Divalia - realizado por antigos romanos, em honra da deusa Angerona ou Angeronalia, que era tida na conta de responsável por aliviar a dor e a tristeza dos homens na Roma Antiga.
Dia do Festival de Dongzhi - comemoração da Ásia Oriental, que é celebrada no Solstício de Inverno entre outros por Chineses, japoneses, coreanos e vietnamitas.
Dia do "Festival de Ziemassvetki" - realizado por antigos letãos e tido como um dos 2 mais mportantes feriados em honra de Jani [Outro Ser] e relacionado com o solstício de Inverno.
Dia do Festival de Yalda - comemoração principalmente de iranianos, que continua depois da noite mais longa do ano no Hemisfério Norte, ou seja, após a véspera do Solstício de Inverno, num dia em que os Mitraistas acreditavam ser posterior à noite do nascimento de Mitra, anjo persa de luz e verdade.
Dia do Pobre ou "Día del Pobre" - comemorado na República Dominicana, conforme Lei Nº 4123 de 23 de abril de 1955.
Dia do Solstício de Inverno - comemorado no Hemisfério Norte.
Dia do Solstício de verão - comemorado no Hemisfério Sul.
Dia dos Antepassados ou "Forefathers' Day" - comemorado desde 1769 na cidade norte-americana de Plymouth em Massachusetts-EUA, para marcar a data do desembarque dos peregrinos ou "Pilgrim Fathers" em solo estadunidense, ocorrido em 21 de dezembro de 1620 e, erroniamente ajustado para 22 de dezembro quando da conversão para o calendário gregoriano.
Dia dos Artistas Profissionais - comemoração não confirmada.
Dia Dos Empregados em Clubes, Federações Esportivas E Atletas Profissionais - comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, Conforme Lei Nº 317 de 2 de junho de 1980.
Dia dos Gêmios ou " Día del Gemelo" - comemoração da Argentina não confirmada, que estaria relacionada com os gêmios biológicos.
Dia Estadual do Gestor Imobiliário - comemorado nos Estados brasileiros do Amazonas [Lei Nº 3433 de 15 de setembro de 2009] e Rio de Janeiro [Lei Nº 5552 de 7 de outubro de 2009].
Dia Global do Orgasmo pela Paz ou "Global Orgasm for Peace Day" - comemoração que também é conhecida como GORG, prevista para coincidir com o fim do solstício de verão no Hemisfério Sul e de Inverno no Hemisfério Norte, partindo da idéia pela qual os participantes em todo o mundo tivessem um orgasmo durante o dia, ao mesmo tempo em que pensassem sobre a paz, a fim de emitir energia positiva para a Terra, seguindo os passos da meditação em massa e outros eventos de oração, que também afirmam ser capazes de mudar o campo de energia da Terra.
Dia Nacional da Criança com Câncer ou "Día Nacional del Niño Con Cáncer" - comemorado desde 2001 na Espanha, com o apoio da FEPNC [Federação Espanhola de Pais de Crianças com Câncer ou "Federación Española de Padres de niños con Cáncer"].

Nenhum comentário:

Postar um comentário