quarta-feira, 15 de maio de 2013

Datas Comemorativas; 17 de Maio de 2013



Maio é o quinto mês do calendário gregoriano e tem 31 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Bona Dea da fertilidade. Outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes.
Sob o Antigo Regime francês, era de costume plantar um "Maio" ou "árvore de Maio" na honra de alguém. No Condado de Nice moças e rapazes "giravam Maio" ao som de pífano e tambor, ou seja dançar as rondas de Maio ao redor da árvore de Maio.
Maio é o mês de Maria, mãe de Jesus Cristo, segundo a Igreja Católica.

151 celebrações para o 137º dia de 2013 (228 dias para 2014), uma sexta-feira, 17 de maio no calendário gregoriano

  • Dia da Árvore ou "Día del árbol" - comemoração móvel do Panamá, conforme Decreto Executivo Nº 165 de 11 de maio de 1967: 3ª sexta-feira de maio.
  • Dia das Espécies Ameaçadas ou "Endangered Species Day" - comemoração móvel de norte-americanos desde 2006, que tem sido promovida pelas organizações estadunidenses, Serviço de Peixes e da Vida selvagem ou "Fish and Wildlife Service", Coalizão de Espécies Ameaçadas ou "Endangered Species Coalition", associação de Zoológicos e Aquários ou "Association of Zoos and Aquariums" e Museu de Arte Meridional de Ogden/Universidade de Nova Orleans ou "Ogden Museum of Southern Art/ University of New Orleans", em prol da preservação de animais e plantas: 3ª sexta-feira de maio.
  • Dia de Ir para o Trabalho de Bicicleta ou "Bike To Work Day" - comemoração móvel do Canadá e Estados Unidos da América, visando incentivar as pessoas para o uso da bicicleta como opção de transporte para o trabalho: 3ª sexta-feira de maio.
  • Dia dos Navegadores de Prata ou "Silver Surfers� Day" - comemoração móvel de ingleses desde 2003, que tem por fim ensinar as pessoas com mais de 50 anos como acessar a internet, enviar um e-mail, usar bancos on-line e fazer compras na rede mundial de internet: 3ª sexta-feira de maio.
  • Dia Nacional do Transporte de Defesa ou "National Defense Transportation Day" - comemoração móvel dos Estados Unidos da América, conforme Resolução Conjunta do Congresso norte-americano de 16 de maio de 1957 [alterada pelo § 120 da Resolução 36 USC], em tributo aos norte-americanos que trabalham na indústria estadunidense dos transportes: 3ª sexta-feira de maio.
  • Dia das Brigadas de Jovens ou "Tag der Jugendbrigaden" - comemoração móvel de alemães orientais desde 1978, cuja data da celebração pode ocorrer entre os dias 8 de maio e 11 de junho no calendário gregoriano: sexta-feira anterior ao "Dia de Pentecostes", que os Cristãos costumam celebrar 49 dias depois da Páscoa Cristã.
  • Dia da Bandeirinha ou "Día de la Banderita" - comemorado por colombianos, a partir de uma campanha de arrecadação de fundos da Cruz Vernelha ou "Cruz Roja" colombiana, que envolve muitos colombianos, incluindo também o presidente da Colômbia.
  • Dia da Constituição ou "Søttende / Syttende Mai" - comemorado na Noruega, para marcar a data da proclamação da Constituição Democrática de 17 de maio de 1814, por ocasião da independência norueguesa anti a suécia.
  • Dia da Constituição - comemorado na República de Nauru [Ripublik Naoero ou Ripublik Naoero], que faz referência à Constituição de 29 de janeiro de 1968, alterada em 17 de maio de 1968.
  • Dia da Festa de "Azamat" - comemorado por adeptos da Fé Bahá'í.
  • Dia da Libertação - comemorado durante 14 anos na República Democrática do Congo, para marcar a data da subida ao poder do guerrilheiro e político congolês, Laurent-Désiré Kabila, que então contou com o apoio decisivo dos exércitos de Ruanda e Uganda para assumir o poder supremo no Congo em 17 de maio de 1997 e se manter na posição de mando até ser morto em 2001 por um seu guarda-costas em plena guerra civil dos congoleses, ocasião em que seu filho, Joseph Kabila, assumiu então o cargo de presidente logo depois.
  • Dia da Marinha ou "Día de la Armada" - comemorado por argentinos, conforme decreto Nº 5304 de 12 de maio de 1960, para marcar a data tida como a da criação da Armada da República da Argentina, que se deu em 17 de maio de 1814, quando o almirante argentino de origem irlandesa, Guillerme Brown, derrotou os navios espanhóis na "Batalha de Montevideo" que foi travada entre os dias 15 e 17 de maio de 1814.
  • Dia da Reforma Agrária ou "Día de la Reforma Agraria" - comemorado desde 1949 por cubanos, para marcar a data da morte do agricultor cubano, Niceto Pérez García, que foi assassinado em 17 de maio de 1946 na zona sertaneja do Vínculo em Guantánamo durante um conflito de terras, num crime que teria sido praticado à mando de latifúndiários apoiados pelo governo cubano da época, e para marcar a data de 17 de maio de 1959, em que o então mandatário cubano, Fidel Castro, promulgou uma "Lei de Reforma Agrária" na ilha de Cuba.
  • Dia da Tecnologia da Informação - comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 4.155 de 11 de setembro de 2003, para ser festejado no primeiro dia útil subseqüente quando a data coincidir com sábados, domingos, dias santificados ou feriados, com a promoção de seminários, simpósios, conferências e eventos por parte dos Poderes Públicos, através de seus órgãos ligados à área da Tecnologia da Informação e afins, tendo em mente divulgar todo o processo de evolução na área de Tecnologia da Informação no Estado dos cariocas, incluindo também os benefícios resultantes dessa evolução.
  • Dia da União Civil Gay ou "Day of Gay Civil Union" - comemorado no Estado norte-americano de Massachusetts, para marcar a data de 17 de maio de 2004, em que os Massachusetteanos converteram-se no 1º estado norte-americano a legalizar o casamento gay, no que foram seguidos por New Hampshire, Vermont, Iowa, Washington, Connecticut e Havaí, Estados que também reconheceram a união civil homossexual nos Estados Unidos da América.
  • Dia das Letras Galegas ou "Dia da Literatura Galeza" - comemorado na comunidade autônoma espanhola de Galiza e instituído em 1963 pela Real Academia Galega, para marcar a data do "ressurgimento" ou renascimento cultural do idioma galego, a partir da publicação de "Cantares Galegos" em 17 de maio de 1863, que foi composto pela poetiza galega, Rosalia de Castro, e que é tido como a 1ª obra escrita em língua galega, fazendo com que a autora desses versos se tornasse mais tarde uma das mais importantes pessoas da literatura de versos na história da Galiza.
  • Dia do agricultor ou "Día del Agricultor" - comemorado desde 1949 por cubanos, para marcar a data da morte do agricultor cubano, Niceto Pérez García, que foi assassinado em 17 de maio de 1946 na zona sertaneja do Vínculo em Guantánamo durante um conflito de terras, num crime que teria sido praticado à mando de latifundiários apoiados pelo governo cubano da época, e para marcar a data de 17 de maio de 1959, em que o então mandatário cubano, Fidel Castro, promulgou uma "Lei de Reforma Agrária" na ilha de Cuba.
  • Dia do aniversário do Raja' - comemorado por malaios, em tributo ao governante da Casa de Jamalullail ou Perlis, que foi fundada em 17 de maio de 1843 na Malásia, juntamente com o estado de Perlis.
  • Dia do Contador das Américas ou "Día del Contador de las Américas" - comemoração que também é conhecida como "Dia do Contador Americano" ou "Día del Contador Americano", e que foi instituída para marcar a data da fundação da AIC [Associação Interamericana de Contabilidade ou "Asociación Interamericana de Contabilidad"], que foi criada em 17 de maio de 1949 durante a "1ª Conferência Interamericana de Contabilidade" ou "1ª Conferencia Interamericana de Contabilidad" na cidade porto-riquenha de São João de Porto Rico, a partir da idealização do contador porto-riquenho de origem venezuelana, Juan Angel Gil.
  • Dia do Horticultor ou "Día Del Horticultor" - comemoração da Argentina não confirmada.
  • Dia do Trabalhador Rural Volante - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 4.572 de 28 de maio de 1985.
  • Dia dos Professores - comemorado no Haiti.
  • Dia Estadual da Caatinga - comemorado no Estado brasileiro do Piauí, para marcar a data da 1ª Conferência Regional de Desenvolvimento Sustentável do Bioma Caatinga, que foi realizada nos dias 17 e 18 de maio de 2012 na sede do BND [Banco Nacional de Desenvolvimento] da cidade brasileira de Fortaleza-CE, com a participação de representantes de todos os Estados do nordeste brasileiro envolvidos com esse bioma, cujo objetivo dessa data comemorativa é fazer com que a população se atente para a importância da preservação e o potencial cultural e econômico da Caatinga, sendo que para essa celebração escolas, faculdades, instituições de ensino, órgãos ligados à cultura e meio ambiente deverão se mobilizar para mostrar a sociedade de uma forma geral o valor da Caatinga, esse ecossistema brasileiro que historicamente mais tem sofrido com o uso intempestivo dos seus recursos e a falta de planos e projetos que garantam um desenvolvimento sustentável para o único bioma exclusivamente brasileiro, cuja vegetação chamada de caatinga [que significa mata branca na língua tupi] por conta do seu aspecto esbranquiçado durante o período seco, se encontra no sertão nordestino, ocupando uma área de mais de 800 mil quilômetros, em parte dos estados brasileiros de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, a ilha de Fernando de Noronha e uma faixa no Norte de Minas Gerais.
  • Dia Estadual de Luta Contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes - comemorado no Estado brasileiro do Rio grande do Sul, conforme Lei Nº 11.642 de 21 de junho de 2001, cuja data integra a "Campanha de Luta contra a Violência Sexual em Crianças e Adolescentes" promovida pela Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social, através do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes do Estado sul-rio-grandense.
  • Dia Internacional de Luta contra a Homofobia e Transfobia ou IDAHO ["International Day Against Homophobia] and Transphobia" - celebração coordenada pelo Paris-based "IDAHO Comitê ou "Paris-based IDAHO Committee," sob a liderança do acadêmico francês, Louis-Georges Tin, que está oficializada no Brasil pelo Decreto de 4 de junho de 2010, além de ser oficialmente reconhecida na Argentina, Bélgica, Costa Rica, Espanha, França, Luxemburgo, México, Holanda, Reino Unido e União Europeia, entre outros [incluindo Estados, províncias e cidades de várias partes do mundo], para marcar a data de 17 de maio de 1990, em que a OMS [Organização Mundial de Saúde] ou WHO [World Health Organization] decidiu suprimir a homossexualidade como doença mental [que indiretamente considerava os transexuais como pessoas afetadas por transtornos mentais] da lista de patologias registradas no manual médico DSM [Manual de diagnóstico e Estatística de Desordens Mentais ou "Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders"], a partir de uma classificação de doenças mentais criada por médicos norte-americanos e adotada pela OMS.
  • Dia Internacional da Reciclagem ou "International Recycling Day" - comemoração instituída pela UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura ou "United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation"], que está oficializada no Panamá pela Lei Nº 59 de 22 de outubro de 2009, com o fim de aumentar a conscientização em relação à necessidade global para enfrentar o grave problema da eliminação dos resíduos e contribuir para a poupança de energia, donde surgiu o princípio dos 3Rs: Reduzir, Reciclar e Reutilizar ou "Reduce, Reuse, Recycle".
  • Dia mundial da sociedade da informação ou "World Information Society Day" - comemoração que também é conhecida como "Dia Internacional das Comunicações e das Telecomunicações" ou "International Communication and Telecommunication Day" e que é celebrada ainda como "Dia Mundial da Internet" ou "Internet World Day", tendo sido instituída em 17 de maio de 2005 numa assembléia Geral da ONU [Organização Mundial das Nações Unidas] na Tunísia, com o fim de destacar as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias para melhorar o padrão de vida dos povos e dos cidadãos, para ser festejada na data da assinatura da "1ª Convenção Internacional do Telégrafo" ou "1ª international Telegraph Convention", que foi firmada por representantes de 20 países em 17 de maio de 1865 na cidade francesa de Paris, quando também foi fundada a União Telegráfica Internacional ou "International Telegraph Union"], mais tarde, convertida na ITU [União Internacional de Telecomunicações ou "International Telecommunication Union"].
  • Dia Nacional em Memória da Fome ou "National Famine Memorial Day" - comemorado nesta data desde 2009 na Irlanda, para relembrar a "Grande Fome" ou "Great Famine" [também conhecida como a Fome da Batata Irlandesa ou "Irish Potato Famine"], que teve seu pico máximo entre 1845 e 1852 devido à "Praga da Batata" ou "potato blight", que matou aproximadamente um milhão de irlandeses e que provocou a fuga de mais ou menos outro milhão de pessoas para vários países do mundo, numa época de crise agravada pela exploração de grandes latifúndios de proprietários ingleses e num tempo em que cerca de um terço da população irlandesa era totalmente dependente da batata para se alimentar.


  • Fonte: http://diasde.com/17-de-maio/#ixzz2TNkMvpQH

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário