quarta-feira, 8 de maio de 2013

Datas Comemorativas em 2013 - 15 de Maio 2013



Maio é o quinto mês do calendário gregoriano e tem 31 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Bona Dea da fertilidade. Outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes.
Sob o Antigo Regime francês, era de costume plantar um "Maio" ou "árvore de Maio" na honra de alguém. No Condado de Nice moças e rapazes "giravam Maio" ao som de pífano e tambor, ou seja dançar as rondas de Maio ao redor da árvore de Maio.
Maio é o mês de Maria, mãe de Jesus Cristo, segundo a Igreja Católica.

  • Dia Nacional da Saúde do Trabalhador e Dia Nacional da Boa Forma Física ou "National Employee Health Day and National Fitness Day" - comemoração móvel dos Estados Unidos da América desde 1989: 3ª quarta-feira de maio.
  • Dia Nacional de Prevenção e diagnóstico [Dicas grátis para o seu podólogo] ou "Journée Nationale de Prévention [Conseils et diagnostic gratuits chez votre podologue]" - comemoração móvel da França desde 2002 que inclui também as escolas desde 2010, quando profissionais voluntários realizam diagnósticos a partir dos pés e, assim, contribuem para melhorar a saúde dos franceses, porque especialistas da UFSPP [União Francesa de saúde do pé e da podologia ou "Union française de la santé du pied et la podologie"] acreditam que principalmente as mulheres grávidas, adolescentes em fase de crescimento, idosos e crianças com mais de 4 anos de idade devem examinar seus pés, isso também para não mencionar diabetes [cerca de 10.000 amputações em pacientes diabéticos por ano] ou problemas de circulação arterial periférica: 3ª quarta-feira de maio.
  • Dia da Assembléia Constituinte - comemorado na Lituânia, para marcar a data da 1ª reunião da Assembléia Constituinte Lituana, que foi realizada em 15 de maio de 1920 na localidade lituana de Kaunas, então capital temporária dos lituanos.
  • Dia da festa de La Corsa dei Ceri - comemorado na localidade italiana de Gubbio, e iniciada na véspera do "Dia de Santo Ubaldo Baldassini de Gubbio", com uma procissão pelas ruas desse lugar na Itália.
  • Dia da Geologia - comemorado na Coréia do Norte.
  • Dia do início do "Salão Nacional de Arte Moderna" - instalado até 29 de junho inicialmente no Ministério da Educação e Saúde do Brasil e contemplando pintura, escultura, gravura, arquitetura, desenho, arte decorativa e artes gráficas, conforme Lei Nº 1.512 de 19 de dezembro de 1951, que também criou a Comissão Nacional de Belas Artes, então subordinada ao Ministério brasileiro da Educação e Saúde.
  • Dia das Mães ou "- Día de las Madres" - comemorado no Paraguai.
  • Dia das Meias-Calças de "Nylon" ou "Nylon Stockings Day" - comemoração de norte-americanos, para marcar a data da 1ª venda de meia-calça feminina na América, que se deu em 15 de maio de 1940 a partir da fabricação da Du Pont Corporation e que vendeu cerca de 5 milhões de pares num único dia, tendo causado muito alvoroço entre as consumidoras nos períodos próximos e durante a 2ª Guerra Mundial pela escassez do produto.
  • Dia de Maya - comemorado na Mitologia grega, em tributo a uma ninfa que é tida como uma das 7irmãs que, para fugirem do gigante Órion, se transformaram na constelação das Plêiades.
  • Dia de Reflexão Nacional ou "Día de Reflexión Nacional" - comemorado no Panamá, conforme Lei Nº 57 de 21 de dezembro de 2007, para marcar a data da morte do guerrilheiro colombiano-panamenho e herói do Panamá, General Victoriano Lorenzo, que foi executado por fuzilamento em 15 de maio de 1903 nos paredões da Praça Chiriquí ou "Plaza de Chiriquí" na cidade do Panamá, enquanto líder carismático indígena que se levantou contra o poder central da Colômbia que nesse tempo ainda subjugava os panamenhos com a ajuda de caciques locais.
  • Dia do Agente Comunitário de Saúde - comemorado nos estados brasileiros do Pará [Lei Nº 6.784 de 30de setembro de 2005] e Rio Grande do Sul [Lei Nº 11.938 de 3 de julho de 2003].
  • Dia do Agricultor ou "Día del Agricultor" - comemorado na Costa Rica [Lei Nº 4096 de 11 de maio de 1968] e na República Dominicana [Decreto Nº 3523 de 11 de maio de 1946 e Lei Nº 108 de 21 de março de 1967], entre outros países, em louvor a Santo Isidoro Lavrador de Madri na Espanha, que é tido na conta de padroeiro dos Agricultores.
  • Dia do Agrônomo ou "Día del Agrónomo" - comemorado na Nicarágua, em louvor a Santo Isidoro Lavrador de Madri na Espanha, que é tido na conta de padroeiro dos Agricultores.
  • Dia do aniversário da guerra árabe-israelense de 1948 - comemoração transliterada ao português como "al-Nakba"), geralmente conhecida por israelenses como "Guerra da Independência" ou "Guerra da Liberação" e por palestinos como "a Catástrofe" ou "o Desastre", que, declarada por Árabes [contrários à formação do novo Estado] deixou cinco mortos e 170 feridos, na 1ª de uma série de guerras, entre o Estado de Israel e seus vizinhos estados árabes, após a declaração de independência dos israelitas.
  • Dia do Armamentista - comemorado na Marinha brasileira, para marcar a data do nascimento do militar brasileiro, Capitão-de-Mar-e-Guerra, Henrique Antônio Baptista, que veio ao mundo em 15 de maio de 1824 e que é tido na conta de patrono da Artilharia da Marinha do brasil, numa homenagem que também abrange todos aqueles que conservam, testam, alinham, apontam, carregam e disparam projéteis, foguetes, bombas, granadas, mísseis e torpedos em navios, aeronaves e submarinos a serviço dos brasileiros.
  • Dia do Assistente Social - comemoração de brasil e Uruguai, que está oficializada entre outros nos Estados brasileiros do Mato Grosso [Lei Nº 8.545 de 28 de agosto de 2006], Mato Grosso do Sul [Lei Nº 4.233 de 30 de julho de 2012], Rio de Janeiro [Lei Nº 4.104 de 16 de maio de 2003] e São Paulo [Lei Nº 14.386 de 30 de março de 2011], para marcar no Brasil a data do Decreto Nº 994 de 15 de maio de 1962, que então regulamentou a Lei Nº 3252 de 27 de agosto de 1957, determinando em seu Artigo 6º que a disciplina e fiscalização do exercício da profissão de Assistente Social passariam a caber ao CFAS [Conselho Federal de Assistentes Sociais] e aos CRAS [Conselhos Regionais de Assistentes Sociais], criados a partir dali por esse Regulamento [hoje denominados CFESS e CRESS2], além de dispor sôbre o exercício da profissão de Assistente Social para os brasileiros.
  • Dia do Auxiliar de Enfermagem - comemorado na cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 14485 de 19 de julho de 2007.
  • Dia do Bancário ou "Día del Bancario" - comemorado na Bolívia, conforme Lei de 11 de maio de 1949, que então atendeu proposta do "1º Congresso Sindical de Bancários e ramos anexos" ou "1º congreso Sindical de Empleados de Bancos y Ramas Afines", que foi realizado em setembro de 1948 na cidade boliviana de Cochabamba.
  • Dia do Compositor ou "Día del Compositor" - comemorado por venezuelanos, para marcar a data da fundação da SACVEN [Sociedade de Autores e Compositores da Venezuela ou "Sociedad de Autores y Compositores de Venezuela"], que foi constituída em 15 de maio de 1955 a partir da localidade venezuelana de Caracas, pelos compositores venezuelanos, Luis Alfonzo Larrain, Ulises Acosta, Manolo Monterrey [Manuel Dagoberto Alemán Monterrey], Jesús Chucho Corrales, Fernando López e Billo Frómeta.
  • Dia do Exército ou "Dan vojske Slovenske" - comemorado na Eslovênia, para marcar a data de 15 de maio de 1991, em que os centros de aprendizagem na Ig próximo das localidades eslovenas de Ljubljana e Maribor em Pekre começaram o treinamento de recrutas militares eslovenos.
  • Dia do "Festival de Aoi Matsuri" ou "Festival Kamo" - comemorado na cidade japonesa de Kyoto, e tido como um dos principais festivais kyotanos, realizado como um festival de dois templos [Kamo], no norte da cidade, no Santuário Shimogamo e Santuário Kamigamo.
  • Dia do "Festival de Mercuralia" - celebrado na Roma Antiga, em honra de Mercúrio, que era venerado como o deus romano dos comerciantes e do comércio.
  • Dia do Gerente Bancário - comemorado no Brasil e oficializado no Estado brasileiro de Goiás pela Lei Nº 17.040 de 22 de junho de 2010.
  • Dia do Mergulhador - comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 5.731 de 26 de maio de 2010.
  • Dia do Mundo Rural ou "Día del Mundo Rural" - comemorado por membros do Movimento Rural Cristão ou "Movimiento Rural Cristiano" da Argentina, em louvor a Santo Isidoro Lavrador de Madri na Espanha, que é tido na conta de padroeiro dos Agricultores.
  • Dia do Operador de Rádio da Faixa do Cidadão - comemorado no estado brasileiro do Rio De Janeiro, conforme Lei Nº 246 de 28 de junho de 1979.
  • Dia do Professor Aposentado - comemoração não confirmada.
  • Dia do Professor ou "Día del Maestro" - comemorado desde 1918 no México, na data da "Tomada de Querétaro" ou "Toma de Querétaro", que foi protagonizada por forças da República mexicana em 15 de maio de 1867.
  • Dia do Professor Universitário ou "Día del Docente Universitario" - comemorado na Argentina.
  • Dia do Reconhecimento da Independência - comemorado no Paraguai [República del Paraguay ou Têta Paraguái], para marcar a data do reconhecimento internacional da libertação paraguaia do jugo da Espanha, que fora declarada um dia antes, em 14 de maio de 1811.
  • Dia do Sanitarista ou "Día del Sanitarista" - comemoração da Argentina que também é conhecida como "Dia do Trabalhador de Obras Sanitárias ou "Día del Trabajador de Obras Sanitarias", e que foi instituída em 1947 pelo então presidente-ditador dos argentinos, Juan Domingo Perón, para marcar a data da inauguração das primeiras obras de saniamento da cidade argentina de Buenos Aires, a partir da colocação da pedra fundamental da planta de purificação de esgotos em 15 de maio de 1874.
  • Dia dos Professores - comemorado na Coréia do Sul, a patir da iniciativa de um grupo de membros da equipe de jovens da Cruz Vermelha, que então visitaram seus ex-professores doentes, internados em hospitais.
  • Dia dos Professores ou "Día de los Maestros" - comemorado na Colômbia, para marcar a data de 15 de maio de 1950, em que o Papa Pio XII proclamou o santo Francês, João Batista de La Salle, como patrono Celestial de todos os educadores.
  • Dia dos Professores - comemorado na República da Moldávia.
  • Dia em Memória dos Oficiais de Paz ou "Peace Officers Memorial Day" - celebrado nos Estados Unidos da América, em homenagem aos agentes locais e estaduais, que Atuam na manutenção da Paz.
  • Dia Estadual de Erradicação do Analfabetismo - comemorado no Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 14.071 de 16 de janeiro de 2008.
  • Dia Estadual de Oração - comemorado no Estado brasileiro do Amazonas, conforme Lei Nº 3036 de 22 de fevereiro de 2006, com a previsão de cerem celebrados 10 dias de oração, a partir da mobilização das congregações cristãs amazonenses.
  • Dia Europeu dos Minerais ou "European minerals Day" - comemoração promovida pela IMA-Europe [Associação Europeia dos Minerais Industriais ou "European Industrial Minerals Association"], UEPG [Associação Europeia dos Produtores de Agregados ou "Association of Aggregates Producers"], CEMBUREAU [Associação Europeia do Cimento ou "European Cement Association"] e EuroGeoSurveys [Associação Europeia dos Serviços Geológicos ou "association of European Geological Surveys"].
  • Dia Internacional da Latinidade ou "Día Internacional de la Latinidad" - comemoração instituída por representantes de 36 países latinos, nos dias 13 e 14 de dezembro de 2000 durante o 19º Congresso da União Latina ou "19º Congreso de la Unión Latina", com o fim de preservar as diferentes identidades nacionais e suas comunidades lingüísticas e culturais, e para marcar a data da assinatura do Convênio de Constituição da União Latina ou "Convenio Constitutivo de la Unión Latina", que foi firmado na cidade espanhola de Madrid em 15 de maio de 1954, por países cujas línguas oficiais ou nacionais sejam línguas românicas [línguas neolatinas ou línguas latinas].
  • Dia Internacional das Famílias ou "International Day of the Family" - comemoração proclamada pela Assembléia Geral da ONU [Organização das Nações Unidas] na Resolução Nº 47/237 de 20 de setembro de 1993, que está oficializada no Estado brasileiro de Goiás como "Dia Estadual de Defesa da Família" [Lei Nº 16.341 de 26 de agosto de 2008] e no Estado brasileiro do Pará [Lei Nº 7.472 de 23 de setembro de 2010].
  • Dia Internacional de Conscientização sobre as Mucopolissacaridoses ou "International Mucopolysaccharidosis Awareness Day" - comemoração que está oficializada na cidade brasileira de São Paulo-SP pela Lei Nº 15.348 de 29 de novembro de 2010 e Lei Nº 14.485 de 19 de julho de 2007, em prol de um chamamento de atenção sobre essas doenças raras e degenerativas de origem hereditária, causadas por deficiência da atividade de importantes enzimas [que digerem os glicosaminoglicanos], cujos distúrbios prejudicam o funcionamento adequado do corpo humano, sendo que a informação é fundamental para o diagnóstico e o início da terapia das MPS [Mucopolissacaridoses], mas a dificuldade, no entanto, reside na suspeita do médico em relação a doença e o tratamento deve ser conduzido por uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos geneticistas, pediatras, pneumologistas, otorrinolaringologistas, oftalmologistas, ortopedistas, neurologistas, fisioterapeutas, dentistas, fonoaudiólogos e psicólogos, entre outros.
  • Dia Internacional de Conscientização sobre o Complexo Esclerose Tuberosa ou "International Awareness Day for TSC [Tuberous Sclerosis Complex]" - comemorado para conscientizar sobre uma doença genética rara e multi-sistêmica, causada por mutações nos genes TSC1 [codificador da proteína hamartina] e TSC2 [codificador da proteína tuberina], enquanto proteínas supressoras do crescimento de tumores e agentes reguladores da proliferação e diferenciação de células, o que provoca o surgimento de tumores benignos no cérebro e em outros órgãos vitais como os rins, coração, olhos, pulmões e pele, cuja combinação de sintomas pode incluir convulsões, atraso no desenvolvimento, problemas de comportamento, anormalidades na pele e doenças nos pulmões e rins.
  • Dia internacional dos objetores de consciência ou "International Conscientious Objectors' Day" - celebração instituída pela ICOM [Reunião Internacional dos Objectores de Consciência ou "International Conscientious Objectors' Meeting"], e comemorada por aqueles que têm verdadeira incompatibilidade com o serviço militar.
  • Dia Internacional do Serviço de Informações Aeronáuticas ou "International Aeronautical Information Service" - comemorado na Força Aérea, para marcar a data de 15 de maio de 1953, em que o conselho da ICAO [Organização Internacional da Aviação Civil ou "International Civil Aviation Organisation"] adotou as normas e práticas inicialmente recomendadas para o Serviço de Informações Aeronáuticas ou "Aeronautical Information Service".
  • Dia Municipal de Orientação sobre Hemangiomas, Linfangiomas e Síndromes Hemangiomatosas - comemorado na cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 15.350 de 29 de novembro de 2010 e Lei Nº 14.485 de 19 de julho de 2007, para conscientizar sobre esses tumores vasculares benignos, que podem estar presentes por ocasião do nascimento ou aparecer nos primeiros meses de vida das crianças.
  • Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa ou "Día Nacional de la Micro y Pequeña Empresa" - comemorado no Peru, conforme Decreto Supremo Nº 8-TR de 8 de maio de 2006.
  • Dia Nacional de Ajuda aos deficientes - comemorado desde 1990 por chineses e promovido pela Federação dos Portadores de Deficiência da China.
  • Dia Nacional da Enfermeira Salvadorenha ou "Día Nacional de la Enfermera Salvadoreña" - comemorado desde 1948 por salvadorenhos, a partir de um Decreto Legislativo e com o apoio da ANES [Associação Nacional de Enfermeiras de El Salvador ou "Asociación Nacional de Enfermeras de El Salvador"].
  • Dia Nacional de Combate ao Assédio Moral - comemoração instituída em março de 2007 como um ato de solidariedade e apoio dos delegados presentes durante uma reunião do Conselho de Delegados Sindicais do Unafisco Sindical [Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal] brasileira, após se ouvir denúncias verbais trazidas por delegados sindicais, que em algumas delegacias e inspetorias da Receita Federal do Brasil poderiam estar ocorrendo indícios de assédio moral.
  • Dia Nacional do Biscoito de Chocolate ou "National Chocolate Chip Day" [também conhecido como Toll House Cookies] - comemorado por norte-americanos e listado no calendário de eventos da NCA [Associação nacional de confeiteiros ou "National Confectioners Association"] dos Estados Unidos da América, para essa data e também para 4 de agosto.
  • Dia Nacional do Caçador pelo Ambiente - jornada voluntária de caçadores em prol da preservação do ambiente em Portugal, que foi iniciada no Algarve e que, rapidamente ganhou adeptos em todo o país, com o apoio da Confederação Nacional dos Caçadores Portugueses, quando são recolhidas algumas toneladas de resíduos sólidos e monos que haviam sido sistematicamente abandonados no espaço rural, prejudicando as matas, a agricultura e muito diretamente as espécies cinegéticas, e que membros de clubes, associações e empresas de turismo cinegético filiados na FCA [Federação de Caçadores do Algarve] se propõem a recolher, sendo que o produto da venda dos resíduos metálicos recolhidos é convertido em equipamentos domésticos que posteriormente, são oferecidos a IPSS [Instituições Particulares de Solidariedade Social] da região.
  • Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares - comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 11.723 de 23 de junho de 2008, com o objetivo de conscientizar autoridades sanitárias, diretores de hospitais e trabalhadores de saúde sobre a importância do controle das infecções hospitalares, quando o Ministério brasileiro da Saúde e os serviços de saúde, em especial os hospitais, são autorizados a desenvolver campanhas de comunicação social e ações educativas, com o fim de aumentar a consciência pública sobre o problema representado pelas infecções hospitalares e a necessidade de seu controle.
  • Dia Nacional do Pisco ou "Día Nacional del Pisco" - comemorado no Chile, conforme Decreto Nº 36 do Ministério chileno da agricultura ou "Ministerio de Agricultura", para marcar a data de 15 de maio de 1931, quando da publicação da norma que então limitava a zona produtora da bebida chilena chamada Pisco a uma área que compreendia parte das províncias [atualmente regiões] de Atacama e Coquimbo.


  • http://diasde.com/15-de-maio/#ixzz2ShjRo7b0

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário