quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 04 de Outubro 2012


Diariamente, datas comemorativas do mês em destaque


Datas Comemorativas do dia: 04 de Outubro 2012

Mês em Destaque: Outubro é o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias....Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês do calendário romano, que começava em março. Outubro começa sempre no mesmo dia da semana que o mês de janeiro, exceto quando o ano é bissexto.....


4 de Outubro 2012 
Comemorações do 278º dia de 2012 (88 dias para 2013), uma quinta-feira, 4 de outubro no calendário gregoriano, por+ 13:58:28 (-03:00:00 GMT).
  • Dia Nacional da Poesia ou "National Poetry Day" - comemoração móvel da Inglaterra: 1ª quinta-feira de outubro.
  • Dia Nacional de Triagem da Depressão ou "National Depression Screening Day" - comemoração móvel dos Estados Unidos da América, realizada durante a MIAW [Semana da Conscientização da doença mental ou "Mental Illness Awareness Week"], que normalmente ocorre na 1ª semana de outubro: 1ª quinta-feira de outubro.
  • Dia da Cultura Racional - comemorado no Brasil, para marcar a data do nascimento da Cultura Racional, que teria surgido em 4 de outubro de 1935, após o aparecimento da mensagem "Quem és tu que a ilusão é tanta que és incapaz de definir o teu eu", recebida na Tenda Espírita Francisco de Assis da Cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ pelo Aparelho do Racional Superior, Manoel Jacintho Coelho, autor dos livros do "Universo em Desencanto".
  • Dia da Embalagem Papel Cartão - Aprovada pela Natureza - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 10.824 de 22 de junho de 2001, para coincidir com o "Dia da Natureza", com o fim de incentivar a utilização de embalagens de papel cartão produzido a partir de recursos renováveis, árvores plantadas para esse fim, em ciclo controlado e renovado continuamente.
  • Dia da Independência - comemorado no Lesoto [Reino do Lesoto], para marcar a data da libertação dos lesotanos do jugo dos ingleses, ocorrida em 4 de outubro de 1966.
  • Dia da Natureza - comemoração relacionada com a celebração do "Dia de São Francisco de Assis", que é tido como um dos dignos amantes e protetores da natureza.
  • Dia da Paz e Reconciliação - comemorado em Moçambique, para marcar a data da assinatura do "Acordo Geral de Paz", que foi firmado na cidade italiana de Roma em 4 de outubro de 1992 pelo então presidente moçambicano, Joaquim Chissano, pelo presidente da RENAMO [Resistência Nacional Moçambicana], Afonso Dhlakama, além de representantes dos mediadores da Comunidade italiana de Santo Egídio, e que nessa data pôs fim a 16 anos de Guerra Civil em Moçambique.
  • Dia da Proteção à Vida e ao Meio Ambiente - comemorado no Estado brasileiro de Minas Gerais, Conforme Lei Nº 7.531 de 31 de julho de 1979, sendo que o Poder Executivo de Minas deverá promover a celebração apropriada ao sentido dessa data comemorativa, com a colaboração de todos os setores da comunidade mineira.
  • Dia da Proteção Animal - comemorado na cidade brasileira de Porto Alegre-RS, conforme Lei Nº 8950 de 18 de julho de 2002.
  • Dia da Sardinha - comemorado no Japão.
  • Dia de Manifestação Contra a Exploração Infantil - comemorado no Estado brasileiro de Minas Gerais, conforme Lei Nº 13957 de 26 de julho de 2001 que alterou a Lei Nº 13.735 de 7 de novembro de 2000, determinando que o Conselho Estadual de Educação de Minas deverá estabelecer a programação das atividades alusivas à essa data comemorativa.
  • Dia de Ten-Four [quatro-dez] ou "Ten-Four Day" - comemoração de rádio-operadores dos Estados Unidos da América, pois a gíria Ten-Four [quatro-dez] entre os rádio-operadores norte-americanos, significa basicamente o mesmo que "afirmativo" para os rádio-operadores brasileiros, estando intimamente relacionada com 4 do 10 ou 10 de outubro.
  • Dia do Agrônomo ou "Día del Agrónomo" - comemorado por dominicanos, para marcar a data da fundação da ANPA [Associação Nacional de Profissionais Agropecuários ou "Asociación Nacional de Profesionales Agropecuarios"] da República Dominicana, que foi constituída em 4 de outubro de 1970.
  • Dia do Barman ou Bartender - comemorado por brasileiros com muita festa e concursos de barmans ou bartenderes pelo Brasil a fora, que normalmente é festejado na segunda feira mais próxima [dia de folga dos profissionais da área] pela ABB [Associação Brasileira de Bartenders ou Barmans].
  • Dia do Cão - comemorado no Brasil, conforme Decreto Nº 31131 de 1958.
  • Dia do Camareiro ou "Día del Mesero" - comemoração de colombianos não confirmada.
  • Dia do Engenheiro Florestal ou "Día del Ingeniero Forestal" - comemorado na Colômbia, com o apoio da ACIF [Associação Colombiana de Engenheiros Florestais ou "Asociación Colombiana de Ingenieros Forestales"], em louvor a São francisco de Assis, que foi eleito padroeiro dos engenheiros florestais colombianos.
  • Dia do Festival de Baco - realizado em honra do deus do vinho, da alegria, da ebriedade, dos excessos [especialmente sexuais] e da natureza na Roma antiga, cujas festas em sua homenagem eram chamadas de bacanais, muito embora hajam controvérsias quanto à percepção contemporânea de que tais eventos fossem "bacanais" no sentido moderno do termo, ou seja, comparáveis ao que entendemos hoje por orgias.
  • Dia do Homem Pantaneiro - comemorado no Estado brasileiro do mato Grosso [principalmente por moradores e simpatizantes da reigião pantaneira], conforme Lei Nº 5.835 de 3 de outubro de 1991 e com o apoio da SODEPAN [Sociedade de Defesa do Pantanal], uma entidade que foi criada por pessoas preocupadas com a preservação pantanense, incluindo a cultura e tradições dos pantaneiros.
  • Dia do Incorrigível - comemoração não confirmada.
  • Dia do Início da Semana de Valorização da Cultura Pantaneira - comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, conforme Lei Nº 3.596 de 12 de dezembro de 2008.
  • Dia do Início da Semana Mundial do Espaço - comemoração instituída pela ONU [Organização das Nações Unidas], para ser comemorada de 4 a 10 de Outubro, celebrando a data do Lançamento do "Sputnik I" da então URSS [União das Repúblicas Socialistas Soviéticas], que é tido como o 1º satélite artificial enviado por humanos da Terra para o espaço.
  • Dia do Início das ações relacionadas à Revolução de 1930 - comemoração da cidade brasileira de Recife-PE, que está relacionada com o início oficial do movimento deflagrado desde os Estados brasileiros de Minas e Rio Grande do Sul a partir de 3 de outubro de 1930, até a deposição do então presidente brasileiro, Washington Luís, protagonizada por militares de alta patente em 24 de Outubro, o que daria ensejo para cerca de 14 anos do político gaúcho, Getúlio Dorneles Vargas, como principal mandatário do Brasil.
  • Dia do Médico Veterinário - comemorado em Portugal, para marcar a data da publicação do Diploma Legal [Decreto-Lei Nº 368 de 4 de outubro de 1991], que então criou a Ordem dos Veterinários Portugueses, além de também haver alguma associação com o "Dia de São Francisco", tal qual ocorre na vizinha Espanha, visto que São Francisco de Assis, tradicionalmente é tido na conta de Patrono dos veteriinários espanhóis.
  • Dia do Médico Veterinário - comemorado na Espanha e na Costa Rica [Lei Nº 7724 de 8 de dezembro de 1997], em louvor a São Francisco de Assis, que tradicionalmente é tido na conta de Patrono dos veteriinários espanhóis.
  • Dia do Pãozinho ou bolo de Canela ou dag kanelbullens - comemorado na Suécia, em tributo de um doce de massa geralmente encontrado na Europa do Norte e América do Norte, que é constituído por uma folha de laminado de massa fermentada, recheada com canela e açúcar.
  • Dia do Poeta - comemorado no Estado brasileiro de São paulo, conforme Lei Nº 1.478 de 30 de novembro de 1977.
  • Dia do Professor do Ensino Prático ou "Día del Maestro de Enseñanza Práctica" - comemorado na Província argentina do Chaco, para marcar a data da morte do educador argentino, Zoilo José Bonfanti, que foi o 1º educador chaquenho do ensino técnico e que faleceu em 4 de outubro de 1985.
  • Dia do Serviço de Veterinária ou "Día del Servicio de Veterinaria" - comemoração da Argentina, que está relacionada com o "Dia de São francisco", visto que São Francisco de Assis, tradicionalmente é tido na conta de Patrono dos veteriinários espanhóis.
  • Dia do Trabalho ou "Labour day" - comemorado na Austrália.
  • Dia Estadual de Defesa da Vida - comemorado no Estado brasileiro de Minas Gerais, conforme Lei Nº 16289 de 27 de julho de 2006.
  • Dia Estadual do Diácono - comemorado no Estado brasileiro de Goiás, conforme Lei Nº 17.331 de 28 de junho de 2011.
  • Dia Estadual do Rock - comemorado no Estado brasileiro de Goiás, conforme Lei Nº 15.979 de 25 de janeiro de 2007.
  • Dia Interamericano da Radiodifusão ou "Día Interamericano de la Radiodifusión" - comemorado para marcar a data da fundação da AIR [Associação Interamericana de Radiodifusão ou "asociación Interamericana de radiodifusión"], que foi idealizada em 4 de outubro de 1946 na cidade mexicana do México, durante o "1º Congresso de radiodifusores não-estatais do Continente Americano" ou "1º Congreso de Radiodifusores Privados del Continente Americano".
  • Dia Mundial do Lobinho ou "World Day of the wolf cub" - comemorado por um dos níveis do escotismo, em louvor a São Francisco de Assis, que é tido na conta de padroeiro dos Lobinhos, abrangendo o ramo inicial do movimento escotista e normalmente envolvendo crianças de 7 a 11 anos de idade.
  • Dia Mundial dos Animais ou "World Animal Day" - comemoração que teria sido criada em 1929 no "Congresso de Proteção Animal" realizado na cidade austríaca de Viena ou em 1931, durante um encontro de ecologistas realizado na cidade italiana de Florença, inicialmente, em louvor a São francisco de Assis, venerado como protetor dos animais, mas que atualmente é celebrada por adeptos ou não de várias crenças em todo o mundo.
  • Dia Mundial RBD ou "World RBD Day" - comemorado por fãs da banda mexicana, "RBD", para marcar a data da estréia da telenovela/seriado mexicano, "Rebelde", produzida pela Rede Televisa com base na novela "Rebelde Way"e que foi ao ar a partir de 4 de outubro de 2004, de cujas gravações nasceria a banda formada por Dulce María, Anahí, Maite, Christopher, Christian e Alfonso.
  • Dia Nacional das Aves ou "Día Nacional de las Aves" - comemorado na Colômbia e na Espanha.
  • Dia Nacional de Adotar um Animal - comemoração de brasileiros desde 2000, que está relacionada com o "Dia de São francisco de Assis" e que foi idealizada pela Jornalista, administradora de empresas, economista e ambientalista brasileira [então presidente da Fundação Animal Livre], Vininha F. Carvalho, enquanto ativista defensora dos animais, cuja data normalmente é celebrada com o apoio de veterinários, ambientalistas, biólogos, jornalistas, professores, empresários, e de muitas pessoas que se preocupam com o bem estar dos animais.
  • Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde - comemorado por brasileiros, conforme Lei nº 11.585 de 28 de novembro de 2007, para marcar a data da assinatura do Decreto Nº 3.189 de 4 de outubro de 1999, que então fixou as diretrizes para o exercício da atividade de Agentes Comunitários no Brasil.
  • Dia Nacional do Taco ou "National Taco Day" - comemoração de norte-americanos, relacionada com um prato tradicional mexicano, que é chamado de "Taco", e que é composto por uma torta de milho ou trigo, dobrada ou enrolada em torno de um recheio de praticamente qualquer carne, peixe, marisco, vegetais, queijo, entre outras coisas, o que permite uma grande versatilidade e variedade na elaboração dessa comida.
  • Dia Nacional do Paisagista - comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 12.628 de 11 de maio de 2012, no "Dia da Natureza", em louvor a São Francisco de Assis, que é tido como um dos dignos amantes e protetores da natureza.
  • Dia Nacional do Voluntário ou "Día Nacional del Voluntario" - comemorado na Argentina, em louvor a São Francisco de Assis, que é tido na conta de padroeiro dos voluntários argentinos.
  • Dia Nacional dos Agentes de Combate às Endemias - comemoração proposta para o Brasil pelo Projeto de Lei Nº 2109 de 2007 e já oficializada no Estado brasileiro de Alagoas pela Lei Nº 7.130 de 2 de dezembro de 2009, para marcar a data da assinatura do Decreto Nº 3.189 de 4 de outubro de 1999, que então fixou as diretrizes para o exercício da atividade dos Agentes Comunitários brasileiros.
  • Dia Universal da Anistia - comemorado em louvor a São Francisco de Assis, que é tido como o Santo que sabia perdoar.

Datas de cidades brasileiras Comemoradas Hoje, 4 de outubro (uma quinta-feira) de 2012, por mais 13 horas, 58 minutos e 28 segundos (-03:00:00 GMT):


  • Dia da Fundação do município brasileiro de Bom Jesus do Itabapoana - Estado do Rio de Janeiro.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Campina do Simão - Estado do Paraná.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Carmo do Paranaíba - Estado de Minas Gerais.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Catingueira - Estado da Paraíba.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Cerro Largo - Estado do Rio Grande do Sul.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Engenheiro Paulo de Frontin - Estado do Rio de Janeiro.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Frutal - Estado de Minas Gerais.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Monte Azul - Estado de Minas Gerais.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Nossa Senhora das Dores - Estado de Sergipe.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Rinópolis - Estado de São Paulo.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Salgado - Estado de Sergipe.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Salinas - Estado de Minas Gerais.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Tamboril - Estado do Ceará.
  • Fonte: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário