quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 31 de Outubro 2012



PÁGINA SOBRE DATAS COMEMORATIVAS DO ANO DE 2012 

Diariamente, datas comemorativas do mês em destaque


 Datas Comemorativas do dia: 31 de Outubro 2012

                                                  
Mês em Destaque: Outubro é o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias....Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês do calendário romano, que começava em março. Outubro começa sempre no mesmo dia da semana que o mês de janeiro, exceto quando o ano é bissexto..



Datas Comemorativas Festejadas Hoje, 31 de outubro (uma quarta-feira) de 2012, por mais 11 horas, 23 minutos e 53 segundos (-02:00:00 GMT):
  • 6º dia do "Festival de Ludi Victoriae Sullanae" ou "Jogos da Vitória de Sulla" - comemorado até 1 de novembro por Antigos romanos junto da Porta Collina em Roma, para festejar a vitória do ditador romano, Lucios cornelios Sulla, que foi alcançada sobre os Samnitas comandados por Telesinus, em 82a.c.
  • Dia da Consciência Cristã Evangélica - comemoração do Estado brasileiro do Amazonas, conforme Lei Nº 2834 de 7 de outubro de 2003, que está relacionada com o "Dia da Reforma Protestante" e com a fixação das "95 Teses" do teólogo alemão, Martinho Lutero, na porta do castelo em Wittenberg na Saxônia em 31 de outubro de 1517, que deram ensejo à grande cisão da Igreja e ao surgimento das Igrejas Evangélicas.
  • Dia da Dona de Casa - comemoração não confirmada.
  • Dia da Fundadora - comemorado por escoteiras norte-americanas, para marcar a data do nascimento da líder estadunidense de jovens, Juliette Gordon Low [Juliette Magill Kinzie Gordon], que veio ao mundo em 31 de outubro de 1860 e que fundou as Escoteiras dos Estados Unidos da américa ou "Girl Scouts of the United States of America" em 12 de março de 1912.
  • Dia da Igreja Evangélica - comemoração do Estado brasileiro do Espírito Santo, conforme Lei Nº 9.636 de 23 de março de 2011, que está relacionada com o "Dia da Reforma Protestante" e com a fixação das "95 Teses" do teólogo alemão, Martinho Lutero, na porta do castelo em Wittenberg na Saxônia em 31 de outubro de 1517, que deram ensejo à grande cisão da Igreja e ao surgimento das Igrejas Evangélicas.
  • Dia da Música Criola ou "Día de la Canción Criolla" - comemorado por peruanos, conforme Decreto Supremo de 18 de outubro de 1944, em tributo à música tradicional do Peru, que inclui valsas, polcas, danças, marinheiras, tondeiros, festejos e landos, entre outros gêneros.
  • Dia da Reforma Protestante - comemoração de Igrejas Luteranas e outras igrejas cristãs que também é celebrada com feriado cívico na Eslovênia pela profunda contribuição da "Reforma" no desenvolvimento cultural dos eslovenos [em sua maioria Ccatólicos Romanos], além de oficializada nos Estados brasileiros do Rio de Janeiro [Lei Nº 2.533 de 2 de abril de 1996], Santa Catarina como o "Dia da Reforma Luterana" [Lei Nº 14.932 de 27 de outubro de 2009] e Tocantins [Lei Nº 1.597 de 19 de agosto de 2005], para marcar a data da fixação das "95 Teses" que deram ensejo à grande cisão da Igreja e ao surgimento das Igrejas Evangélicas, expostas na porta do castelo em Wittenberg na Saxônia pelo reformador alemão, Martinho Lutero, em 31 de outubro de 1517.
  • Dia das Bruxas ou "Halloween" - tradicionalmente comemorado nos Estados Unidos da América, Canadá, Inglaterra, Irlanda e outros lugares pelo mundo a fora, a partir da comemoração do "Festival de Samhain", na Irlanda.
  • Dia das Lendas Piauienses - comemorado no Estado brasileiro do Piauí, conforme Lei Nº 5.870 de 20 de julho de 2009, que também dispõe sobre o estímulo às comemorações desta data nas unidades escolares da rede estadual de educação do Piauí.
  • Dia das Mascaradas ou "Día de las Mascaradas" - comemoração da Costa Rica, como parte da cultura tradicional costa-riquenha, que surgiu a partir da iniciativa do Comitê Cultural Aqueserrí ou "comité Cultural Aqueserrí" em 1996, com o fim de dar um sentido local para o Dia das Bruxas ou "Halloween" dos norte-americanos.
  • Dia de Beltane - festividade da mitologia Celta, a partir do Pôr-do-Sol de 31 de outubro no Hemisfério Sul, comemorando o início da temporada de colheitas dos celtas [celebrado hoje por galeses e neopagãos].
  • Dia de Samhain - festividade da mitologia Celta iniciada a partir do Pôr-do-Sol de 31 de outubro no Hemisfério Norte, comemorando o Final da temporada de colheitas dos celtas, tido como o começo do "ano novo celta", no princípio da "estação escura" [celebrado hoje por galeses e neopagãos], em honra de Cailleach [aspecto selvagem da grande deusa da mitologia celta, ligada às trevas e ao frio do inverno].
  • Dia de Sumarmál, assinalando o princípio do verão - comemorado no Hórus Temple Illuminus e também chamado de "Noite de Walburga".
  • Dia de Tim Starling - comemorado por Wikipedistas, conforme sugestão do usuário Jimbo Wales, em homenagem às grandes contribuições desse desenvolvedor, para o sistema da Wikipédia.
  • Dia do Agente e Inspetor Penitenciários - comemorado no Estado brasileiro do Maranhão, conforme Artigo 55º das disposições finais e transitórias da Lei Nº 8.593 de 27 de abril de 2007, que então dispôs sobre a reorganização do Grupo Ocupacional Atividades Penitenciarias no Estado maranhense.
  • Dia do Escudo Nacional ou "Día del Escudo Nacional" - comemorado no Equador, para marcar a data do estabelecimento dos Símbolos nacionais equatorianos: Bandeira Escudo e Hino, que foram instituídos em 31 de outubro de 1900 a partir de Decreto do congresso Nacional equatoriano.
  • Dia do Evangélico - comemoração dos Estados brasileiros do Mato Grosso [Lei Nº 7.404 de 26 de abril de 2001] e Rio Grande do Norte [Lei Nº 8.410 de 30 de outubro de 2003], que está relacionada com o "Dia da Reforma Protestante" e com a fixação das "95 Teses" do teólogo alemão, Martinho Lutero, na porta do castelo em Wittenberg na Saxônia em 31 de outubro de 1517, que deram ensejo à grande cisão da Igreja e ao surgimento das Igrejas Evangélicas.
  • Dia do Evangelho - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 11.574 de 25 de novembro de 2003.
  • Dia do "Festival de Allantide" - comemorado no Reino Unido [principalmente na cidade britânica de Cornwall], com muitas maçãs vermelhas e grandes.
  • Dia do Gás - comemorado no Japão.
  • Dia do Médico Veterinário ou "Día del Médico Veterinario" - comemoração de equatorianos não confirmada.
  • Dia do Pai de King - comemorado no Camboja, para marcar a data do nascimento do Pai do Rei cambojano, Norodom Sihamoni, Norodom Sihanouk [Preah Karuna Preah Bat Samdech Preah Norodom Sihanouk Preahmâhaviraksat], que veio ao mundo em 31 de outubro de 1922.
  • Dia do Poeta Virtual ou "Día del Poeta Virtual" - comemorado em países de origem hispânica, a partir de proposta feita em 18 de setembro de 2009 pela poeta uruguaia, Rosemarie Parra.
  • Dia do Repórter Policial - comemorado no Brasil e oficializado na cidade brasileira de Curitiba-PR, conforme Lei Nº 8535 de 10 de outubro de 1994.
  • Dia do Repórter político - comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso, conforme Lei Nº 6.036 de 13 de julho de 1992, para marcar a data do nascimento do jornalista e político brasileiro, Augusto Mário Vieira, que veio ao mundo em 31 de outubro de ****, e que que foi Deputado Federal caçado em 1970 durante a Ditadura Militar brasileira.
  • Dia do Saci Pererê - comemorado no Brasil e oficializado no Estado brasileiro de São Paulo pela Lei Nº 11.669 de 13 de janeiro de 2004, para fixar a cultura nacional brasileira em contraposição à cultura norte-americana do "Dia das Bruxas".
  • Dia Estadual da Consciência Evangélica - comemoração dos Estados brasileiros do Espírito Santo [Lei Nº 5.696 de 16 de julho de 1998] e Pernambuco [Lei Nº 11.063 de 16 DE MAIO DE 1994], que está relacionada com o "Dia da Reforma Protestante" e com a fixação das "95 Teses" do teólogo alemão, Martinho Lutero, na porta do castelo em Wittenberg na Saxônia em 31 de outubro de 1517, que deram ensejo à grande cisão da Igreja e ao surgimento das Igrejas Evangélicas.
  • Dia Estadual da Cultura - comemorado no Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, conforme Lei Nº 12.000 de 5 de novembro de 2003, para marcar a data do nascimento do contista, cronista e poeta brasileiro, Carlos Drummond de Andrade, que veio ao mundo em 31 de outubro de 1902.
  • Dia Estadual da Poesia - comemorado no Estado brasileiro de Minas Gerais, conforme Lei Nº 14493 de 9 de dezembro de 2002 [que também instituiu o "Concurso Anual de poesia Carlos Drummond de Andrade"[, para marcar a data do nascimento do contista, cronista e poeta brasileiro, Carlos Drummond de Andrade, que veio ao mundo em 31 de outubro de 1902, e que deve ser celebrado com a realização de seminários, debates, concursos, campanhas e outras atividades que visem o estímulo em prol da participação da população no estudo, na difusão, na criação e no desenvolvimento da literatura.
  • dia internacional do Mar Negro ou "International Day of the Black Sea" - comemorado para marcar a data de 31 de outubro de 1996, em que Ucrânia, Bulgária, Romênia, Rússia, Turquia e Geórgia [6 países que têm o seu litoral banhado pelo Mar Negro] assinaram um plano estratégico para a reabilitação e defesa do Mar Negro, cuja dinámica da poluição tem crescido intesamente nos últimos anos, visto que a bacia marítima acumula todos os resíduos vindos do Danúbio, Dnieper, Bug do Sul, Dniester e outros rios, e sendo que mais de 60% da poluição do Mar Negro vem pelos rios, depois de eles terem percorrido mais de 20 países da Europa Industrial, segundo informação do secretário científico do Departamento de Oceanografia da Academia Russa das Ciências, Ludmila Furseva.
  • Dia Mundial da Bíblia ou "World Day of the Bible" - comemoração de alguns Cristãos evangélicos, que está relacionada com a data da Reforma Protestante promovida pelo teólogo alemão, Martinho Lutero, com a fixação das "95 Teses" que deram ensejo à grande cisão da Igreja e ao surgimento das Igrejas Evangélicas, expostas na porta do castelo em Wittenberg na Saxônia em 31 de outubro de 1517.
  • Dia Mundial da Poupança ou "World Savings Day" - comemorado desde 1925 [mas somente oficializado no final da década de 1980], numa campanha inicialmente alavancada pelos principais bancos europeus, a partir de uma idéia surgida durante o "1º Congresso Internacional de Economia", que foi realizado em outubro de 1924 na cidade italiana de Milão, donde surgiram os símbolos/cofrinhos em formato de esquilos, bonecos, porquinhos, entre outros mascotes, sempre tendo em mente, promover os benefícios da poupança ao longo da vida, a começar pelas crianças.
  • Dia Mundial do Comissário de Vôo ou "World Day Flight Attendant" - comemoração não confirmada para essa data que também aparece relacionada como uma celebração de 31 de maio.
  • Dia Nacional da Maçã caramelada ou "National Caramel Apple Day" - comemorado por norte-americanos e listado no calendário de eventos da NCA [Associação nacional de confeiteiros ou "National Confectioners Association"] dos Estados Unidos da América.
  • Dia Nacional da Magia ou "National Magic Day" - comemoração de estadunidenses, para marcar a data da morte do ilusionista, escapista, dublê, ator, historiador, produtor cinematográfico, piloto, espiritualista e desenganador húngaro-norte-americano, Harry Houdini [Ehrich Weiss], que faleceu em 31 de outubro de 1926 e que é tido como um dos maiores mágicos ilusionistas do mundo.
  • Dia Nacional da UNICEF ou "National UNICEF Day" - comemorado no Canadá, Estados Unidos e outros países ligados de alguma forma à tradição do "Dia das Bruxas", mobilizando toda gente [principalmente crianças] que, ao invés de pedirem doces, pedem leite [entre outros produtos não perecíveis] para serem doados à UNICEF [Fundo das Nações Unidas para a Infância ou "United Nations International Children's Emergency Fund"].
  • Dia Nacional das Igrejas Evangélicas e Protestantes ou "Día Nacional de las Iglesias Evangélicas y Protestantes" - comemoração do Chile, conforme Lei Nº 20.299 de 10 de outubro de 2008, que está relacionada com o "Dia da Reforma Protestante" e com a fixação das "95 Teses" do teólogo alemão, Martinho Lutero, na porta do castelo em Wittenberg na Saxônia em 31 de outubro de 1517, que deram ensejo à grande cisão da Igreja e ao surgimento das Igrejas Evangélicas, e que também é celebrada como o "Dia Nacional da Comunidade Evangélica e Protestante" ou "Día Nacional de la Comunidad Evangélica y Protestante" na República Dominicana, de acordo com a Lei Nº 331 de 2009.
  • Dia Nacional de Brincar de Bate-Bate ou "National Knock-Knock Jokes Day" - comemorado nos Estados Unidos da América, principalmente com crianças pequenas.
  • Dia Nacional de Oração e de Jejum pelas Crianças e Juniores do Brasil ou "Dia Nacional do Grupo Missionário de Crianças e Juniores" - comemorado por seguidores da Igreja do Evangelho Quadrangular do Brasil.

  • Dia da Fundação do município brasileiro de Anajás - Estado do Pará.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Baião - Estado do Pará.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Campo Bonito - Estado do Paraná.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Coelho Neto - Estado do Maranhão.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Garibaldi - Estado do Rio Grande do Sul.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Marechal Floriano - Estado do Espírito Santo.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Mineiros - Estado de Goiás.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Moju - Estado do Pará.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Morretes - Estado do Paraná.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Pedreira - Estado de São Paulo.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Ponta de Pedras - Reabilitação: 31/10 - Estado do Pará.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Pontalina - Estado de Goiás.
  • Dia da Fundação do município brasileiro de Sambaíba - Estado do Maranhão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário