quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Curto-circuito em transformador causou apagão na Bahia e outros 10 estados


Os equipamentos estavam com manutenção em dia, segundo o Ministério.

A queima de um transformador na subestação de Imperatriz, no Maranhão, foi o que causou a interrupção no fornecimento da energia elétrica para onze estados do Norte e Nordeste do país no sábado (22), segundo o Ministério das Minas e Energia.;;;;

A Bahia foi um dos estados afetados pela falta de energia. Além dos baianos, ficaram sem luz moradores de Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Tocantins e Pará.

Por conta de um curto-circuito e de uma falha consecutiva no sistema de proteção local, a subestação foi toda desligada. Com a medida, o fornecimento para a região Nordeste e parte da Norte foi reduzido em 30%. Segundo o Ministério, a redução faz parte de uma programação automática do sistema, de maneira a evitar um apagão completo.

Os equipamentos estavam com manutenção em dia, segundo o Ministério. Todos os agentes envolvidos no episódio farão uma apuração do incidente, incluindo a Eletronorte, Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Apagão na Bahia
Cerca de 1,8 milhão de pessoas na Bahia ficaram sem energia elétrica na tarde deste sábado (22). Na Bahia, a interrupção foi iniciada às 15h50 e atingiu 289 cidades. Segundo a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), o fornecimento foi restabelecido às 16h10.

Fonte: Correio 


Nenhum comentário:

Postar um comentário