terça-feira, 6 de novembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 04 de Novembro 2012






  • Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latinanovem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano, que começava em março.


  • Dia Batista de Oração Mundial ou "Baptist World Day of Prayer" - comemoração móvel da Igreja Batista: 1ª segunda-feira de novembro.
  • Dia do Início da Semana da Castanha do Pará - comemoração móvel do estado brasileiro do Pará, conforme Lei Nº 4.894 DE 28 de março de 1980: 1ª semana de novembro.
  • Dia do Início da Semana das Pessoas com Surdo-cegueira - comemorada em Porto Rico.
  • Dia do Início da Semana Florestal Nacional ou "Semana Forestal Nacional" - comemoração móvel de peruanos: 1ª semana de novembro.
  • Dia do Início da Semana Nacional do Cavalo - comemoração móvel do Brasil: 1ª Quinzena de novembro.
  • Dia da Bandeira ou "Día de la Bandera" - comemorado no Panamá, para marcar a data da adoção da bandeira panamenha [nas cores vermelha, branca e azul], ocorrida em 4 de novembro de 1904.
  • Dia da Carta Magna - comemorado no Japão.
  • Dia da Favela - comemoração de membros da CUFA [Central Única das Favelas] com eventos em várias localidades do Brasil, que está oficializada na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ pela Lei Nº 4383 de 28 de junho de 2006, para marcar a data de uma carta de 4 de novembro de 1900 [catalogada no Arquivo Nacional do Brasil] de um delegado da 10ª Circunscrição do Rio de Janeiro para o então Chefe da Polícia carioca, Enéas Galvão, sobre a favela do Morro da Providência, que é tida como a 1ª referência documentada da história pela qual se classifica uma favela como um problema social, sanitário, policial e até mesmo moral, e se aconselha como solução a "limpeza" daquela área de favela, ois tanto a área geográfica quanto a comunidade que ali vivia eram tratadas por estigmas negativos nesse documento.
  • Dia da Festa de Nossa Senhora de Kazan - celebrado na Igreja Ortodoxa Russa.
  • Dia da Festa de Qudrat ou "Poder" - celebrado por adeptos da Fé Bahá'í, no 1º dia do 13º mês do calendário Bahá'í.
  • Dia da "Igreja Evangélica Cristo Vive/Cruzada Evangelistica Miguel ângelo" - comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 1.225 de 12 de novembro de 1987.
  • Dia da Noite do Mal ou "Mischief Night" ou ainda Noite do diabo oou "Devil's Night" - comemorado também nessa data em algumas regiões norte-americanas]), quando pré-adolescentes e adolescentes contam com permissão para fazer "malvadezas" e pregar peças em seus vizinhos, nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Escócia e norte da Inglaterra, por ocasião da véspera do "Dia da Noite de Guy Fawkes", "Dia da Noite do Estouro da Pólvora", "Dia da Noite dos Fogos de Artifício" ou "Dia da Noite das Fogueiras".
  • Dia da unidade Nacional - comemorado na Rússia desde 2005, para marcar a data da expulsão dos poloneses que haviam invadido Moscou [atual capital russsa] durante a "Guerra polaco-moscovita", então vencidos por forças populares e tropas russas depois de 19 meses de cerco e muita fome, aproximadamente em 4 de novembro de 1612.
  • Dia da Vitória - comemorado na Itália, para marcar a data da Vitória italiana na 1ª Guerra Mundial, após a "Batalha de Vittorio Veneto" e a assinatura do Armistício com a Áustria-Hungria, que passou a ter efeito a partir de 4 de novembro de 1918, deixando um saldo final de quase 700 mil italianos mortos.
  • Dia das Forças Armadas ou "Giorno dell'Unità Nazionale delle e Festa Forze Armate" - comemorado na Itália, para marcar a data da Vitória italiana na 1ª Guerra Mundial, após a "Batalha de Vittorio Veneto" e a assinatura do Armistício com a Áustria-Hungria, que passou a ter efeito a partir de 4 de novembro de 1918, deixando um saldo final de quase 700 mil italianos mortos.
  • Dia de Data Magna da Fundação Educacional de Divinópolis - comemorado no Estado brasileiro de Minas Gerais, conforme Decreto Nº 18.721 de 3 de outubro de 1977, que também aprovou o Estatuto da FUNEDI [Fundação Educacional de Divinópolis].
  • Dia do Administrador de Empresas ou "Día del Administrador de Empresas" - comemorado por colombianos, para marcar a data da Lei Nº 60 de 4 de novembro de 1981, que então regulamentou a profissão de administradores de empresas na Colômbia.
  • Dia do Amor ou Dia dos Namorados - comemorado no Egito que, na realidade, não engloba apenas o amor entre casais, mas sim, o amor em geral entre as pessoas [como por exemplo: o amor de pais e filhos, de irmãos, etc...] e que foi idealizado em 1970 pelo escritor e jornalista egípcio, Mustafa Amin.
  • Dia do Escoteiro - comemorado por brasileiros, para marcar a data da fundação da UEB [União dos Escoteiros do Brasil], ocorrida em 4 de novembro de 1924.
  • Dia do Fim da Guerra - comemorado por italianos, para marcar a data da entrada em vigor do "Armistício de Villa Giusti", que foi firmado em 3 de novembro de 1918 na Villa Giusti na localidade italiana de Pádua, após a "Batalha de Vittorio Veneto", previsto para entrar em vigor 24 horas depois em 4 de novembro desse mesmo ano, pondo fim à guerra entre Itália e Áustria-Hungria na frente italiana, durante a 1ª Guerra Mundial.
  • Dia do Início do "Festival de Plebeii Ludi" - celebrado na Roma Antiga, em honra de Júpiter.
  • Dia do Oficial da Reserva-R/2 e dos ex-alunos dos CPORs - Centro de Preparação de Oficiais da Reserva) e NPORs [Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva] - comemoração do Exército brasileiro, conforme Portaria Nº 429 de 18 de julho de 2006, que também está oficializada entre outros no Estado brasileiro do Amazonas [Lei Nº 3291 de 27 de agosto de 2008] e na cidade brasileira de Porto Alegre-RS [Lei Nº 10.477 de 1 de julho de 2008], para marcar a data do nascimento do militar brasileiro, Tenente-Coronel Luiz de Araújo Correia Lima, que veio ao mundo em 4 de novembro de 1891 e que foi o fundador do 1º estabelecimento R/2 de ensino no Exército do Brasil.
  • Dia do Químico ou "Día del Químico" - comemorado em Cuba, para marcar a data do nascimento do cientista cubano, Álvaro Francisco Carlos Reynoso y Valdés, que veio ao mundo em 4 de novembro de 1829 e que é considerado como "pai da agricultura científica cubana", por suas contribuições ao desenvolvimento da agronomia de Cuba, a partir da 2ª metade do século XIX.
  • Dia dos Ferroviários - comemorado por Ucranianos, conforme Decreto Presidencial Nº 257 de 15 de julho de 1993, para marcar a data da chegada do 1º trem na Ucrânia, que encostou no Lions ainda nos tempos do Império Austro-Húngaro em 4 de novembro de 1861, e que então foi chamado de "Yaroslav", trafegando entre Viena, Cracóvia, Przemysl e Lviv, e numa homenagem a uma categoria representada atualmente por mais de 375.000 funcionários, atendendo a 30.300 Quilômetros de linhas ferroviárias que ligam todas as regiões da Ucrânia.
  • Dia Nacional da Senhora Frango ou "National Chicken Lady Day" - comemoração de norte-americanos, que está relacionada com a ex-relações pública estadunidense de uma rede norte-americana de lanchonetes especializadas em galinhas, Marthenia Dupree ou Tina Dupree, e com uma visita dela à Sala Oval da Casa Branca por conta de seus esforços para elevar os padrões educacionais em sua comunidade, e que contaria até mesmo com uma Proclamação do Então Presidente dos Estados Unidos da América, George Bush, muito embora eu não tenha encontrado qualquer evidência oficial para tal Proclamação.
  • Dia Nacional do Câncer de Cólon - comemorado em Portugal, por sugestão da SPED [Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva], objetivando aumentar a sensibilidade da população para o fato de o cãncer de cólon afetar cada vez mais portugueses e para a importância e eficácia dos programas de detecção precoce dessa doença.
  • Dia Nacional do Doce ou "National Candy Day" - comemorado por norte-americanos.


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário