terça-feira, 6 de novembro de 2012

Página; Uma Dia na Historia; 03 de Novembro 2012






Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latinanovem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano.

  • Dia do Esporte Cabo-Verdeano ou "Dia do Desporto Cabo-Verdeano" - comemoração móvel de Cabo Verde: 1º domingo de novembro.
  • Dia dos assistentes sociais - comemoração móvel da Ucrânia, conforme Decreto Presidencial Nº 374 de 13 de abril de 1999: 1º domingo de novembro.
  • Dia Mundial de Oração das Mulheres Batistas - comemoração móvel instituída por senhoras da Europa em 1948, através do Departamento Feminino da Aliança Batista Mundial ou "Baptist World Alliance Women's Department", logo após o fim da 2ª Guerra Mundial: 1º domingo de novembro.
  • Dia da Arma de Engenheiros - comemorado na Ucrânia,, conforme Decreto Presidencial de 27 de outubro de 1999.
  • Dia da Arquitetura ou "Día de la Arquitectura" - comemorado por dominicanos, conforme Decreto Nº 503 de 1988, atendendo solicitação do GNA [Grupo Nova Arquitetura ou "Grupo Nueva Arquitectura"], para marcar a data do nascimento do arquiteto dominicano, Guillermo González Sánchez, que veio ao mundo em 3 de novembro de 1900 e que é tido como o 1º arquiteto moderno da República Dominicana.
  • Dia da Cidadania - comemorado nos Estados brasileiros do Mato Grosso [Lei Nº 8.656 de 29 de maio de 2007], Rio Grande do Sul [Lei Nº 12.573 de 13 de julho de 2006] e Tocantins [Lei Nº 1.993 de 9 de dezembro de 2008], para marcar a data do nascimento do sociólogo e ativista brasileiro dos direitos humanos, Herbert José de Sousa [conhecido como "Betinho"], que veio ao mundo em 3 de novembro de 1935 e que Concebeu e se dedicou ao projeto "Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida" no Brasil.
  • Dia da Cultura ou "Bunka-no-hi" ou Dia do Desfile do senhor Feldal ou "Gyoretsu Daimyo Hakone" - comemorado desde 1946 por japoneses [originalmente celebrado como o "Dia do Nascimento do Monarca" até a morte do imperador Meiji], em prol da cultura, das artes e das pesquisas acadêmicas no Japão.
  • Dia da Declaração da Independência - comemorado nos Estados Confederados da Micronêsia, para marcar a data da libertação dos micronésios do jugo dos Estados Unidos da América, ocorrida em 3 de novembro de 1986.
  • Dia da Guarda Municipal - comemorado na cidade brasileira de Porto Alegre-RS, conforme Lei Nº 10.447 de 6 de junho de 2008, para marcar a data da 1ª criação da Guarda Municipal porto-alegrense em 3 de novembro de 1892, então subordinada à Brigada Militar do Estado brasileiro do Rio Grande do Sul.
  • Dia da Independência de Cuenca - comemorado na cidade equatoriana de Cuenca.
  • Dia da Independência - comemorado em Domênica, para marcar a data da libertação dos domênicos do jugo da Inglaterra, ocorrida em 3 de novembro de 1978.
  • Dia da Independência - comemorado no Panamá, para marcar a data da separação dos panamenhos em relação à Colômbia, ocorrida em 3 de novembro de 1903.
  • Dia da Solidariedade - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 9.310 de 26 de dezembro de 1995, para marcar a data do nascimento do sociólogo e ativista brasileiro dos direitos humanos, Herbert José de Sousa [conhecido como "Betinho"], que veio ao mundo em 3 de novembro de 1935 e que Concebeu e se dedicou ao projeto "Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida" no Brasil.
  • Dia do Arquivista ou "Día del Archivero" - comemorado em Cuba, para marcar a data da nomeação do arquivista cubano, Joaquín Llaverías Martínez, para diretor do arquivo Nacional ou "Archivo Nacional" de Cuba, em 3 de novembro de 1922, enquanto dedicado trabalhador dos arquivos cubanos por cerca de 58 anos de sua vida.
  • Dia do Artista ou "Día del Artista" - comemoração da Argentina, que poderia estar relacionada com a data da morte do pintor argentino, Prilidiano Pueyrredón, que faleceu em 3 de novembro de 1870 e que é considerado como precursor da pintura nacional argentina, depois de haver sido "redescoberto" por volta de 1930.
  • Dia do Direito de Voto para Mulheres - comemoração do Brasil, que está relacionada com a instituição do direito de voto para a mulher brasileira, concedido por volta de 1930 pelo estadista brasileiro, Getúlio Dorneles Vargas.
  • Dia Do Profissional Da Beleza - comemoração do Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 5.072 de 16 de julho de 2007, que pode estar relacionada com o "Dia de São Martinho De Lima ou de Porres", um Santo que é tido como padroeiro dos barbeiros.
  • Dia do Relojoeiro, Joalheiro, Cinzeladores, Gravadores e Afins ou "Día del Relojero, Joyero, Grabadores, Cinceladores y afines" - comemorado na Argentina, para marcar a data do nascimento do ourives, escultor, pintor, soldado e músico italiano, Benvenuto Cellini, que veio ao mundo em 3 de novembro de 1500 e que é tido como um dos mais importantes ourivers do renascimento italiano.
  • Dia do Rio Sergipe - comemorado no Estado brasileiro de Sergipe, conforme Lei Nº 5.618 DE 2 de maio de 2005.
  • Dia dos Soldados de artilharia e mísseis - comemorado por ucranianos, conforme Decreto Presidencial de 31 de outubro de 1997, em tributo a esses membros do Exército das Forças Armadas da Ucrânia.
  • Dia Estadual de Mobilização em Defesa da Vida e da Dignidade do ser Humano - comemorado no Estado brasileiro do Espírito Santo,conforme Lei Nº 8.287 de 19 de abril de 2006, com um convite para toda a sociedade em favor da prática de atos de valorização à vida, de construção da cidadania e de promoção do bem-estar comum, com o fim de marcar a data do nascimento do sociólogo e ativista brasileiro dos direitos humanos, Herbert José de Sousa [conhecido como "Betinho"], que veio ao mundo em 3 de novembro de 1935 e que Concebeu e se dedicou ao projeto "Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida" no Brasil.
  • Dia Estadual do Barbeiro, Cabeleireiro e Atividades Afins - comemoração oficializada nos Estados brasileiros do mato Grosso [Lei Nº 7.403 de 26 de abril de 2001], mato Grosso do Sul [Lei Nº 2.316 de 25 de outubro de 2001] e São Paulo [Lei Nº 1.856 de 29 de novembro de 1978], celebrada em louvor a São Martinho De Lima ou de Porres, que é tido como padroeiro dos barbeiros.
  • Dia Estadual do Cabeleireiro - comemorado nos Estados brasileiros do Espírito Santo [Lei Nº 7.926 de 8 de dezembro de 2004], São Paulo [Lei Nº 14.820 de 28 de junho de 2012] e Tocantins [Lei Nº 2.220 de 18 de novembro de 2009], em louvor a São Martinho De Lima ou de Porres, que é tido como padroeiro dos cabeleireiros.
  • Dia Estadual do Carimbó - comemorado no Estado brasileiro do Pará, conforme Lei Nº 7.457 de 24 de agosto de 2010, para marcar a data da morte do cantor e compositor brasileiro de carimbó, Augusto Gomes Rodrigues [Mestre Verequete], que faleceu em 3 de novembro de 2009 e que ficou conhecido por seu trabalho de promoção do carimbó, um gênero musical paraense, que é baseado no batuque e danças ancestrais dos negros do Pará.
  • Dia Internacional da Stout ou "International Stout Day" - comemoração relacionada com uma bebida nascida da família das porters [como eram conhecidas], caracterizadas por serem cervejas escuras, encorpadas, de alta fermentação, pois também utilizam o fermento ale, sendo que algumas são mais secas e mais amargas com toque tostado, outras mais doces e de baixo amargor, muito embora a palavra "stout" já tenha significado "robusto", referindo-se à forte presença de amargura em cerveja, para Dry Stout, Oyster Stout, Oatmeal Stout, Imperial Stout e Sweet Stout.
  • Dia Internacional da Reserva da Biosfera ou "International Day for Biosphere Reserves" - comemoração instituída pela UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura ou "United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation"] no mês do aniversário do lançamento do programa MAB [Homem e a Biosfera ou "Man and the Biosphere"], que veio a público entre 9 e 19 de novembro de 1971 e que está relacionado com a Rede Mundial de Reservas da Biosfera ou "Network of Biosphere Reserves".
  • Dia Nacional do Sanduíche ou "National Sandwich Day" - comemorado nos Estados Unidos da América, para marcar a data do nascimento do estadista inglês e 4º conde do Sanduíche, John Montagu, que veio ao mundo em 3 de novembro de 1718 e que, enquanto contumaz jogador ao ponto de se esquecer até mesmo de comer, é tido como o inventor do conceito do sanduíche moderno, ao pedir a seu servo que lhe trouxesse um pedaço de carne entre dois pedaços de pão, para que ele pudesse comer usando uma mão, enquanto jogava com a outra.
  • Dia Nacional do Quilo - comemoração de Brasileiros, conforme Lei Nº 12.342 de 15 de maio de 2012, para marcar a data do nascimento do sociólogo e ativista brasileiro dos direitos humanos, Herbert José de Sousa [conhecido como "Betinho"], que veio ao mundo em 3 de novembro de 1935 e que Concebeu e se dedicou ao projeto "Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida" no Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário