segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 12 de Novembro 2012






Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latinanovem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano.

12 de Novembro 2012





  • Dia da Independência - comemoração móvel da cidade colombiana de Cartagena: 1ª segunda-feira depois de 11 de novembro.
  • Dia do Início da Semana De Defesa E Valorização Da Lingua Portuguesa - comemoração móvel do Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 4.261 de 29 de dezembro de 2003: semana em que esteja incluso o dia 14 de novembro.
  • Dia do Início da Semana de Prevenção do Diabetes na Rede Pública Estadual de Ensino - comemorado no Estado brasileiro de Goiás, conforme Lei Nº 16.247 de 8 de maio de 2008: semana em que esteja incluso o dia 14 de novembro, quando se comemora o "Dia Mundial de Combate ao Diabetes" oou "World to Combat Diabetes Day".
  • Dia do Início da Semana Estadual De Atenção Ao Diabetes - comemoração móvel dos Estados brasileiros do Espírito Santo [Lei Nº 8.766 de 18 de dezembro de 2007] e Rio de Janeiro [Lei Nº 5.159 de 11 de dezembro de 2007]: semana em que esteja incluso o dia 14 de novembro, quando se comemora o "Dia Mundial de Combate ao Diabetes" oou "World to Combat Diabetes Day".
  • Dia do Início da Semana Estadual de Prevenção das Arritimias Cardíacas e Morte Súbita - comemoração móvel do Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 14.072 de 30 de janeiro de 2008: semana em que esteja incluso o dia 12 de novembro, quando os brasileiros celebram o "Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Mortes Súbitas", dentro da campanha "Coração na Batida Certa".
  • Dia do início da Semana Nacional de Educação, Conscientização e Orientação sobre a Fissura Lábio-Palatina comemoração móvel do Brasil, conforme proposição do Projeto de Lei Nº 339 de 2007: 2ª semana de novembro.
  • Dia da Constituição ou " Konstitusiya günü" - celebrado no Azerbaijão, em memória a 12 de novembro de 1995.
  • Dia da EtniaChinesa ou "Día de la Etnía China" - comemorado na Nicarágua, conforme Lei Nº 772 de 6 de outubro de 2011, para marcar a data do nascimento do escritor, político e revolucionário chinês de orientação socialista, Sun Yat-sen, que veio ao mundo em 12 de novembro de 1866 e foi o 1º presidente da china, além de ser o fundador da China moderna, a partir da criação do "Kuomintang" [movimento republicano abrigado no Partido Nacionalista da China] e, por isso, considerado o "Pai da China Moderna".
  • Dia da Indústria Nacional ou "Día de la Industria Nacional" - comemorado por uruguaios, para marcar a data da fundação da Câmara de Indústrias do Uruguai ou "Cámara de Industrias del Uruguay", que foi constituída em 12 de novembro de 1898, com o fim de promover os interesses e a defesa dos direitos da indústria Nacional uruguaia, além de estimular o desenvolvimento industrial do país.
  • Dia da Liberdade - comemorado nos Estados brasileiros de Minas Gerais [Lei Nº 19.439 DE 11 de janeiro de 2011] e Rio de Janeiro [Lei Nº 5.625 de 22 de dezembro de 2009], e com muito maior ênfase nas cidades mineiras de São João del-Rei, Ritápolis e Tiradentes no "Triângulo da Liberdade", além de estar proposta para todo o Brasil pelo Projeto de Lei Nº 5169 de 2009 [em tramitação na Câmara Federal brasileira], para marcar a data do batizado do Mártir brasileiro da "Inconfidência Mineira", alferes Joaquim José da Silva Xavier, [o "Tiradentes"], ocorrido em 12 de novembro de 1746, na Capela de São Sebastião do Rio Abaixo da Fazenda do Pombal na Freguezia do Pilar da Vila de São João d´el-Rey.
  • Dia da Pediatria ou "Día de la Pediatría" - comemorado no Peru e estabelecido pela Sociedade Peruana de Pediatria ou "Sociedad Peruana de Pediatría" em 19 de outubro de 1950, para marcar a data do nascimento do médico peruano, Enrique León García Pitot, que veio ao mundo em 12 de novembro de 1870 e que é tido como o "Pai da Pediatria Peruana".
  • Dia da Roupa - comemorado no Japão.
  • Dia das Federações Esportivas de São Paulo - comemorado na cidade brasileira de São Paulo-SP, conforme Lei Nº 14.485 de 19 de julho de 2007.
  • Dia de data estadual da prevenção à deficiência auditiva - comemorado no Estado brasileiro do Espírito Santo, conforme Lei Nº 7.655 de 3 de dezembro de 2003, com o fim de reduzir a perda da audição provocada por traumas, evitar exposição de barulho excessivo, prevenir doenças congênitas ou adquiridas, valorizar as habilidades do deficiente auditivo, no que diz respeito às comunicações visual e pantomímica e promover a auto-estima dos envolvidos e de suas famílias.
  • Dia do Aniversário de Sun Yat-Sen - comemorado em Taiewan [também como "Dia de Médicos" e "Dia do Renascimento Cultural"], para marcar a data do nascimento do escritor, político e revolucionário chinês de orientação socialista, Sun Yat-sen, que veio ao mundo em 12 de novembro de 1866 e foi o 1º presidente da china, além de ser o fundador da China moderna, a partir da criação do "Kuomintang" [movimento republicano abrigado no Partido Nacionalista da China] e, por isso, considerado o "Pai da China Moderna".
  • Dia do Avicultor ou "Día del Avicultor" - comemorado por Panamenhos, conforme Decreto Executivo Nº 101 de 23 de março de 1999, com o apoio da ANAVIP [Associação Nacional de Avicultores do Panamá ou "Asociación Nacional de Avicultores de Panamá"].
  • Dia do Carteiro ou "Día del Cartero" ou ainda "dia do Trabalhador Postal" ou "Día del Empleado Postal" - comemorado no México desde 1931,a partir da idealização do engenheiro e militar mexicano, Luís G. Franco, que, enquanto integrante das tropas obregonistas, foi testemunha de um acidente de trem em 1922, onde estava atrelado um vagão transportando 50 milhões de pesos mexicanos em ouro e uma vasta correspondência militar, testemunhando também que, apesar de seus companheiros mortos no desastre e sem qualquer recompensa em vista, 2 empregados postais sobrevivemtes, cujos nomes nem entraram para a história, fizeram de tudo para recuperar o ouro e a pouca correspondência que não se perdeu no descarrilhamento, entregando tudo intacto às autoridades.
  • Dia do Diretor de Escola - comemorado nos Estados brasileiros do Maranhão [Lei Nº 9.036 de 30 de setembro de 2009] e Paraná [Lei Nº 15.405 de 15 de janeiro de 2007], além de várias Cidades da federação brasileira.
  • Dia do "Festival das Luzes" ou "Diwali" - comemorado na Índia.
  • Dia do Fluminense Football Club - comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 5094 de 27 de setembro de 2007.
  • Dia do Fotógrafo Profissional ou "Día del Fotógrafo Profesional" - comemorado no Equador.
  • Dia do Nascimento de Bahá'u'lláh - comemorado por adeptos da Fé Bahá'í, com uma celebração iniciada a partir do pôr-do-Sol do dia antterior, em tributo ao profeta Bahá'í, Bahá'u'lláh [ba-haa-ol-laa].
  • Dia do Pantanal - comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso, conforme Lei Nº 9.358 de 12 de maio de 2010.
  • Dia do Pavilhão Nacional ou "Día del Pabellón Nacional" - comemorado na Costa Rica, conforme Lei Nº 768 de 25 de novembro de 1949, para marcar a data do 1º hasteamento do Pavilhão correspondente à Bandeira Nacional e Escudo Costa-Riquenho, que se deu em 12 de novembro de 1848 na Praça Maior de São José ou "Plaza Mayor de San José" [atual Parque Central].
  • Dia do Príncipe de Gales - comemorado em Tuvalu na região Polinésia no Oceano Pacífico.
  • Dia do Serviço Postal e Telegráfico ou "Día del Servicio Postal y Telegráfico" - comemorado na República Dominicana, conforme Lei Nº 4123 de 23 de abril de 1955.
  • Dia do Supermercadista - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 11.022 de 28 de dezembro de 2001, para marcar a data da aprovação da Lei Nº 7.208 no Congresso Nacional Brasileiro em 12 de novembro de 1968, que então regulamentou o setor dos supermercados no Brasil.
  • Dia Estadual do Profissional de Psicopedagogia - comemorado no Estado brasileiro de Goiás, conforme Lei Nº 14.708 de 22 de janeiro de 2004.
  • Dia Mundial contra a Pneumunia ou "World against Pneumonia Day" - comemoração que foi celebrada pela 1ª vez em 2 de novembro de 2009 e é reivindicada pela Coalizão contra Pneumonia em Crianças ou "Coalition against Child Pneumonia", uma Coalizão Global [formada por várias associações mundiais] contra a Pneumunia Infantil, com a recomendação de que todos os envolvidos usem azul nesse dia, para conscientizar sobre essa doença, que é tida como a principal causa de mortalidade infantil em todo o mundo [principalmente no Sudeste asiático], com cerca de 150 milhões de contágios, 11 milhões de internações e 2 milhões de óbitos de crianças por ano no mundo, sendo que a vacina contra pneumonia poderia salvar a vida de 4 bmilhões dessas crianças.
  • Dia Mundial do Hip Hop ou "World Hip Hop Day" - comemorado para marcar a data da criação da Nação Zulu ou "Zulu nation", ocorrida em 12 de novembro de 1974 no Bairro novayorkino do Bronx nos Estados Unidos da América, que é tida como a 1ª Organização a oficialmente incluir o Hip Hop em seus interesses, ao trabalhar para converter a violência dos subúrbios em jogos artísticos.
  • Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Mortes Súbitas - comemoração do Brasil dentro da campanha "Coração na Batida Certa", que é promovida pela SOBRAC [Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas], com o fim de conscientizar e esclarecer a população sobre Mortes Súbitas, além de mobilizar órgãos governamentais e empresariais para a necessidade da disponibilização de Desfibriladores Externos Automáticos em locais de risco.
  • Dia Nacional do Inventor - comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 12.070 de 29 de outubro de 2009, para marcar a data de 12 de novembro de 1906, em que o aviador e inventorbrasileiro, Alberto Santos Dumont, ao voar 220 metros com o seu 14-bis na cidade francesa de Paris, depois de 4 tentativas, bateu o recorde de então e conquistou o Prêmio do Aeroclube da França, instituído em 1904 e prometido àquele que se convertesse no 1º a percorrer a distância de 100 metros voando em avião.
  • Dia Nacional do Supermercado - comemorado por brasileiros, para marcar a data da aprovação da Lei Nº 7.208 no Congresso Nacional do Brasil em 12 de novembro de 1968, que então regulamentou o setor dos supermercados no país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário