sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 17 de Novembro 2012






Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latinanovem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano.

·         1º Dia de Inverno ou "1º dia de vetrardagur" - comemoração móvel da Islândia com feriado, visto que em épocas anteriores, os islandeses utilizavam o calendário nórdico antigo, que dividia o ano em apenas duas estações [inverno e verão]: sexta-feira [alguns calendários indicam sábado] a partir de 16 de novembro.
·         Dia do Cantor Evangélico - comemoração móvel do Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei nº 758 de 22 de junho de 1984: 3º sábado de novembro.
·         Dia Nacional da Adoção ou "National Adoption Day" - comemoração móvel dos Estados Unidos da América desde 2000, a partir da iniciativa da Aliança para os Direitos da Criança ou "Alliance for Children's Rights", quando os tribunais e comunidades dos norte-americanos se reúnem para concluir milhares de adoções de crianças de orfanatos, com o apoio de escritórios de advocacia, órgãos estaduais de assistência social, defensores das crianças e, claro, dos tribunais: sábado anterior ao "Dia de Ação de Graças", que os estadunidenses comemoram na 4ª Quinta-feira de novembro.
·         Dia nacional da família Voluntária ou "National Family Volunteer Day" - comemoração móvel dos Estados Unidos da América, criada para mostrar os benefícios do trabalho voluntário em família, para disponibilizar serviços à comunidade, e para encorajar aqueles que ainda não fizeram o compromisso familiar de oferecimento junto à sua comunidade: sábado anterior ao "Dia de Ação de Graças", que os norte-americanos comemoram na 4ª Quinta-feira de novembro.
·         Dia Nacional da sobrevida ao suicídio ou "National Survivors of Suicide Day" - comemoração móvel instituída pelo Congresso dos Estados Unidos da América, como uma celebração em que a família e amigos daqueles que cometeram suicídio podem unir-se em prol da ajuda e consolo mnútuos: sábado anterior ao "Dia de Ação de Graças", que os norte-americanos comemoram na 4ª Quinta-feira de novembro.
·         Dia Nacional de Combate a Dengue - comemoração móvel do Brasil, conforme Lei Nº 12.235 de 19 de maio de 2010: penúltimo sábado de novembro.
·         Dia da Aviação do Exército ou "Día de la Aviación del Ejército" - comemorado na Argentina, para marcar a data da recriação do Comando argentino de Aviação, ocorrida em 17 de novembro de 1958.
·         Dia da Chuva Estelar ou meteorítica de Leonids - chuva de meteoros que ocorre a cada ano entre 14 e 20 de novembro, com o período mais forte previsto para acontecer entre 17 e 18 de novembro.
·         Dia da Construção ou "Día de la Construcción" - comemorado na Argentina e instituído em 1955 pela Câmara Argentina da Construção ou "Cámara Argentina de la Construcción", na data da inauguração oficial do canal de Suez, ocorrida em 17 de novembro de 1869, muito embora o 1º navio tenha cruzado o canal com seus 163 quilômetros entre o Mar Vermelho e o Mar Mediterrâneo em 17 de fevereiro de 1867, permitindo a navegação de embarcações da Europa à Ásia sem necessidade de elas terem de contornar a África pelo cabo da Boa Esperança, como uma das maravilhas do mundo moderno, que foi construído pelo empresário e diplomata francês, Ferdinand de Lesseps, com a ajuda de cerca de 1,5 milhão de trabalhadores egípcios, dos quais, 125 mil devam ter morrido, principalmente de cólera.
·         Dia da Criatividade - comemoração não confirmada.
·         Dia da Fiscalização do Trabalho e da Segurança Social ou "Día de la Inspección del Trabajo y de la Seguridad Social" - comemorado no Uruguai, conforme Decreto Nº 472 de 2005, para marcar a data da aprovação da Lei Nº 5.350 [denominada Lei do Trabalho Operário ou "Ley del Trabajo Obrero", que foi aprovada em 17 de novembro de 1915 determinando jornadas máximas de 8 horas por dia para os trabalhadores uruguaios e criando o 1º corpo de Inspeção de trabalho para zelar pelo cumprimento do seu 1º artigo, que então estabelecia: "O Trabalho efetivo de Operários de fábricas, ateliês, estaleiros, canteiros e empresas de construção de terras e em outros portos..., não durará mais de oito horas" ou "El trabajo efectivo de los obreros de fábricas, talleres, astilleros, canteras, empresas de construcción de tierra o en los puertos, ........... no durará más de ocho horas", num pioneirismo que dava um direito pelo qual muitos trabalhadores de outros lugares do mundo seriam mortos, apenas por lutarem pela jornada diária de 8 horas.
·         Dia da Literatura Cearense - comemorado no Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 13.411 de 15 de dezembro de 2003.
·         Dia da Militância ou "Día de la Militância" - comemorado por Peronistas da Argentina, para marcar a data do retorno do militar, político e ex-presidente ditador argentino, Juan Domingo Perón, ocorrida em 17 de novembro de 1972, após sua queda da presidência e 17 anos de exílio de seu país, em conseqüência da "Revolução Libertadora" ou "Revolución Libertadora" de 1955, que é tida como mais uma das ditaduras na Argentina.
·         Dia da Paz ou "Peace Day" - comemoração de norte-americanos, que foi iniciada em 1997 pelo cidadão estadunidense, Don Morris ou "Peaceguy", a partir da cidade norte-americana de Miami na Flórida-EUA.
·         Dia da Sociedade Teosófica - comemorado para marcar a data da proclamação da fundação da Sociedade Teosófica, que foi criada em 17 de novembro de 1875 por um pequeno grupo de teósofos na cidade norte-americana de Nova York, com destaque especial para a ativista, escritora, ocultista e teósofa russa, Helena Petrovna Blavatsky, para o escritor, erudito, teósofo, advogado e jornalista norte-americano [formalmente convertido ao Budismo], Henry Steel Olcott, e para o escritor, advogado e teósofo irlandês, William Quan Judge.
·         Dia Da Unidade Wallmapuches - comemorado no Reino de Araucania e Patagonia da Nação Mapuche, conforme decreto do príncipe Felipe, e por execução do Conselheiro do Reino Gaston de Lion, para marcar a data da promulgação da Constituição Nacional de 17 de novembro de 1860.
·         Dia de Luta pela Liberdade e Democracia ou "Den boje za Svobodu um demokracii" - comemorado na Esolováquia e na República Tcheca, para marcar a data da manifestação estudantil de 17 de novembro de 1939 contra a ocupação nazista, e do início da "Revolução de Veludo" na então Tchecoslováquia, ocorrida em 17 de novembro de 1989.
·         Dia de Polytechneio - comemorado na Grécia, em memória aos protestos estudantis contra a "Junta Militar dos Coronéis" em 1973.
·         Dia do Cuatro comemoração de porto-riquenhos, que está relacionada com um instrumento musical de 4 cordas da música folclórica de Porto Rico, conforme Lei Nº 50 DE 11 de abril de 2002, para marcar a data do nascimento do músico Porto-riquenho, Tomás Rivera Morales [o "Maso"], que veio ao mundo em 17 de novembro de 1927 e foi responsável por mais de 1.000 composições instrumentais para o Cuatro, sendo por isso considerado um dos maiores expoentes dessa música tradicional porto-riquenha.
·         Dia do Economista ou "- Día del Economista" - comemorado por venezuelanos, para marcar a data da inauguração da Cátedra da Escola Livre de Ciências Econômicas e Sociais ou "Escuela Libre de Ciencias Económicas y Sociales" da Universidade Central da Venezuela ou Universidad Central de Venezuela, ocorrida numa cerimônia solene em 17 de novembro de 1938, graças ao empenho dos professores universitários venezuelanos, Arturo Uslar Pietri, J.J. González Gorrondona, Tito Gutiérrez Alfaro e José Manuel Hernández Ron.
·         Dia do Escultor ou "Día del Escultor" - comemorado na Argentina, para marcar a data do nascimento da escultora argentina, Lola Mora [Dolores Candelaria Mora Vega], que veio ao mundo em 17 de novembro de 1866.
·         Dia do Exército - comemorado na República Democrática do Congo.
·         Dia Do Flamengo - comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 4.998 de 7 de março de 2007, para marcar a data da fundação do Clube de Regatas do Flamengo, ocorrida em 17 de novembro de 1895.
·         Dia do Jogo de Shogi - comemorado há mais de mil anos no Japão e que antigamente era celebrado no dia 17 de Kannazuki [literalmente traduzido como "o mês em que não existem deuses"] do calendário japonês, com um tradicional torneio do jogo de Shogi, realizado no castelo de Shogi.
·         Dia do Pão Caseiro ou "Homemade Bread Day" - comemorado nos Estados Unidos da América.
·         Dia do Ressurgimento Nacional ou "Milli Dirç?lis günü" - comemorado no Azerbajão.
·         Dia do Terapeuta Ocupacional ou "Día del Terapeuta Ocupacional" - comemorado por colombianos, para marcar a data da graduação da 1ª turma de terapeutas ocupacionais da Colômbia, que foi formada pela Universidade Nacional da Colômbia em 17 de novembro de 1968.
·         Dia do "Tratado de Petrópulis" - comemorado com feriado no Estado brasileiro do Acre, conforme Lei Nº 57 de 14 de dezembro de 1965, para marcar a data da incorporação definitiva do território acreano ao Brasil, após a renúncia oficial dos bolivianos de seus direitos sobre o território acreano com a assinatura do "Tratado de Petrópolis" em 17 de novembro de 1903, que previa o pagamento de 2 milhões de libras esterlinas [que na verdade jamais seriam quitados] e a construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré [que em seu projeto original, nem sequer chegaria até a Bolívia].
·         Dia do Tribunal de Contas - comemorado no Estado brasileiro do Pernambuco, conforme Lei Nº 13.771 de 18 de maio de 2009.
·         Dia Europeu da Prematuridade ou "European Day of prematurity" - comemoração promovida pela EFCNI [Fundação Europeia para o Cuidado de recém-nascidos ou "European Foundation for the Care of Newborn Infants"], que é destinada aos pais e profissionais de saúde e conta com o apoio de fundações e associações de cuidados com recém-nascidos de vários países da Europa, para dar voz aos Bebês prematuros e suas famílias, objetivando a melhoria dos cuidados perinatais e neonatais, a melhoria da vigilância na gravidez e para chamar a atençção ao seguimento dos recém-nascidos de risco, além de destacar a sensibilização para os problemas sociais e de saúde decorrentes das situações neonatais de risco, visto que a cada 100 partos, cerca de 10 são prematuros, isto é, ocorrem antes da 37ª semana de gestação.
·         Dia Internacional dos Estudantes ou "International Students' Day" - comemorado em memória da repressão nazista contra estudantes e professores da universidade da cidade tcheca de Praga, que culminou com o fechamento de todas as instituições checas de ensino superior daquele tempo, além do envio de mais de 1200 envolvidos para campos nazistas de concentração e da eliminação de 9 ativistas anti-nazistas em 17 de novembro de 1939, com a execução de Josef Matouek, Jaroslav Klíma, Jan Weinert, Josef Adamec, Jan Cerný, Marek Frauwirt, Bedrich Koukala, Václav afránek Václav e Frantiek Skorkovský, sem qualquer tipo de julgamento.
·         Dia Mundial do Não Fumador ou "World No Tobacco Day" - comemoração que foi recomendada pela "5ª Conferência Mundial sobre a Prevenção do Tabagismo" ou "5ª World Conference on Smoking Prevention" e instituída pelo Comitê Europeu de Coordenação sobre Tabagismo e Saúde ou "European Coordination Committee on Smoking and Health", tendo sido oficializada em Portugal pela Resolução do Conselho de Ministros nº 35 de 24 de maio de 1984.
·         Dia Nacional de Combate à Tuberculose - comemorado por brasileiros e instituído pela Portaria 2247/GM de 16 de novembro de 1995 do Ministério brasileiro da Saúde, mas revogada pela Portaria GM/MS Nº 2181 de 21 de novembro de 2001, também emitida pelo Ministério brasileiro da Saúde, muito embora a data ainda seja observada em vários pontos do Brasil, para conscientizar sobre uma doença, cujos principais sintomas são Tosse, dor no peito, falta de apetite, emagrecimento, cansaço e febre baixa e cuja medicação para o tratamento é oferecida gratuitamente aos doentes pelo Governo brasileiro.
·         Dia Nacional do Combate ao Câncer de Próstata - promovido no Brasil pela SBU [Sociedade Brasileira de Urologia] e oficializado no Estado Brasileiro de São Paulo como "Dia Estadual de Conscientização e Combate ao Câncer de Próstata" pela Lei Nº 14.195 de 27 de agosto de 2010, para conscientizar sobre a necessidade do exame para detecção do câncer mais freqüente nos homens, que não apresenta sintomas em sua fase inicial, mas que pode ser detectado principalmente através do toque retal, além do exame de sangue conhecido como Antígeno Prostático Específico [do inglês PSA] e que, quando não diagnosticado a tempo, pode trazer seqüelas como infertilidade, impotência sexual, infecção generalizada, problemas urinários e até mesmo a morte.
·         Dia Nacional do Registro Civil ou "Día Nacional del Registro Civil" - comemorado por argentinos e instituído pelo "Congresso de Diretores Gerais de Registro Civil" ou "Congreso de directores generales de Registro Civil" da Argentina, que foi realizado em 17 de novembro de 1965 na cidade argentina de Mendoza.
·         Dia Provincial do Agente Sanitário ou "Día Provincial del Agente Sanitario" - comemorado na Província argentina de Rioja, para marcar a data do "1º Encontro Provincial de Agentes Sanitários Riojanos", ocorrido em 17 de novembro de 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário