quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 18 de Novembro 2012





Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latinanovem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano.
18 de Novembro 2012

  • Dia da Revolução ou "Día de la Revolución" - comemoração móvel de mexicanos, que era celebrada em 20 de novembro e passou a ser móvel a partir de 2006, conforme artigo nº 44 da Lei Federal do Trabalho ou "Ley Federal del Trabajo" do México, e que está relacionada com a data do iinício oficial da "Revolução Mexicana" que começou em dias variados nas diferentes partes do país, mas foi oficialmente iniciada em 20 de novembro de 1910, quando o ex-presidente mexicano, Francisco I. Madero, programou e pôs em prática um levante contra o então ditador mexicano, Porfirio Díaz, responsável naquele tempo por 31 anos de "regra de ferro" para os mexicanos: 3ª segunda-feira de novembro [independentemente da data].
  • Dia do início da Semana Anti-Bullying ou "Anti-Bullying Week" - comemoração móvel do Reino Unido relacionada com o "Dia Internacional contra o Bullying" ou "International STAND UP to Bullying Day", a partir de uma campanha iniciada pelos estudantes ingleses, Travis Price e David Shepherd, que se solidarizaram com as intimidações sofridas por um estudante e sua camiseta cor-de-rosa, em que se sugere aos envolvidos que usem uma camiseta cor-de-rosa, contra o Bullying [termo do inglês para descrever atos de violência física ou psicológica - intencionais e repetidos), praticados por um indivíduo - bully: "tiranete"/"valentão") ou por um grupo de indivíduos, com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo ou grupo de indivíduos, de alguma forma impossibilitado(s) de se defender]: 3ª semana de novembro.
  • Dia do Início da Semana de Solidariedade, da Reabilitação, Da Reintegração, da Recuperação dos Andarilhos - comemorada em Porto Rico.
  • Dia do início da Semana Estadual da Capoeira - comemoração móvel do Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 15260 de 18 de agosto de 2010: semana em que esteja incluído o dia 20 de novembro.
  • Dia do início da Semana Estadual da Mobilização para o Registro Civil de Nascimento - comemoração móvel do Estado brasileiro do Ceará, conforme Lei Nº 14.061 de 9 de janeiro de 2008: 3ª semana de novembro.
  • Dia do início da Semana Estadual de Combate ao Câncer Infanto-juvenil - comemoração móvel do Estado brasileiro de Goiás, conforme Lei Nº 16.980 de 28 de abril de 2010: semana em que esteja incluso o dia 23 de novembro.
  • Dia do Início da Semana Estadual de Incentivo à Doação de Ossos - comemoração móvel do Estado brasileiro de São Paulo: Última semana de novembro.
  • Dia do Início da Semana para Doação de Sangue - comemoração móvel do Brasil, conforme Decreto de 21 de novembro de 2003: Última Semana de Novembro.
  • Dia Africano da Estatística - comemoração de africanos, que tem sido organizada pela "Comissão das Nações Unidas para a África" ou "United Nations Commission for Africa" e pelo "Centro Africano de Estatística" ou "African Centre for Statistics", e que foi adotada em Maio de 1990 pelo "16º Encontro de Ministros Africanos Responsáveis pelo Planeamento e Desenvolvimento Económico" ou "16º Meeting of the African Ministers responsible for Economic Planningand Development" e pela 15ª Sessão da UNECA [Comissão Econômica das Nações unidas para a África ou "United Nations Economic Commission for Africa"], devendo ser celebrada todos os anos, com vista a "aumentar a sensibilização da opinião pública quanto ao importante papel desempenhado pela estatística em todos os aspectos da vida social e económica" nos países do continente africano.
  • Dia da Consagração das Basílicas de São Pedro e São Paulo - comemorado na Igreja Católica, para marcar a data da dedicação da Basílica de São Pedro, ocorrida em 18 de novembro de 1626 e consagrada pelo Papa Urbano VIII no aniversário da consagração da antiga edificação, e a data da consagração da Basílica de São Paulo, localizada em "As três fontes" e dedicada pelo Papa Pío Nono em 18 de novembro de 1854, ambas na cidade italiana de Roma.
  • Dia da Consciência Negra - comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, conforme Lei Nº 3.318 de 15 de dezembro de 2006.
  • Dia da Construção Civil - comemorado no Japão.
  • Dia da Direção de Bibliotecas, Arquivos e Museus e de seus Trabalhadores ou "Día de la Dirección de Bibliotecas, Archivos y Museos y el de sus Trabajadores" - comemorado no Chile, conforme Decreto Nº 153 de 2003 do Ministério chileno de Educação ou "Ministerio de Educación", para marcar a data da promulgação do Decreto Nº 5.200 de 18 de novembro de 1929 do Ministério chileno de Educação Pública ou "Ministerio de Educación Pública", que então criou a Direção Geral de Bibliotecas, Arquivos e Museus ou "Dirección General de Bibliotecas, Archivos y Museos" do Chile.
  • Dia da independência - comemorado na Letônia [Latvia ou Latvijas Republika], para marcar a data da independência dos letãos ante o jugo da Rússia, ocorrida em 18 de novembro de 1918.
  • Dia da Independência - comemorado no Marrocos, para marcar a data da independência dos marroquinos ante o jugo dos espanhóis e franceses, ocorrida em 18 de novembro de 1956.
  • Dia da OAB - comemorado por brasileiros, para marcar a data do Decreto Nº 19.408 de 18 de novembro de 1930, que foi assinado pelo então presidente do Brasil, Getúlio dorneles Vargas, criando então a OAB [Ordem dos Advogados do Brasil], pouco depois da "Revolução de 1930" e cerca de 87 anos após a previsão da criação de uma Ordem, feita pelo Instituto dos Advogados do Brasil, em 1843.
  • Dia da pátria - comemorado em Omã [Saltanat Uman], para marcar a data em que os omanianos conquistaram a sua independência do jugo dos Portugueses, em 18 de novembro de 1650 e sob a liderança do Imam Sultan, Bin Saif, e outros, depois de quase 150 anos de dominação portuguesa na região, além de também ser essa, a data do nascimento do sultão omanense, Qaboos bin Said Al Said, que veio ao mundo em 18 de novembro de 1940 e assumiu o poder logo após a nova independência dos omanenses.
  • Dia da "Soka Gakkai" - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 9.867 de 2 de dezembro de 1997, para marcar a data de 18 de novembro de 1930, em que os budistas japoneses, Makiguti e seu discípulo e também professor, Jossei Toda, publicaram o 1º volume do livro "Sistema Pedagógico de Criação de Valores" ou "Soka Kyoikugaku Taikei" pela editora de "Soka Kyoiku Gakkai" [Sociedade Educacional de Criação de Valores] e formaram um grupo para empreender atividades educacionais e religiosas, que foi a instituição precursora da "Soka Gakkai", uma ONG [Organização Não-Governamental] que tem como objetivos o estabelecimento da paz, da cultura e da educação com seus cerca de 15 milhões de membros em 192 países e territórios do mundo, tendo como base filosófica o Budismo de Nitiren Daishonin, que tem como prática principal o Daimoku que consiste na recitação do mantra "Nam-Myoho-Rengue-Kyo".
  • Dia das Forças Armadas - comemorado no Haiti, para marcar a data da vitória haitiana sobre os franceses, ocorrida na "Batalha de Vertières" em 18 de novembro de 1803.
  • Dia de Apoio aos Casados(a) com um Escorpião ou "Married to a Scorpio Support Day" - comemoração relacionada com o signo Escorpião do Zodíaco, pois acredita-se que o gênio de pessoas nascidas nesse signo seja mesmo bastante forte.
  • Dia de Ardvi Sura - comemorado na Pérsia, em honra de Ardvi Sura, que é tida como a deusa das estrelas.
  • Dia de William Tell ou Guilherme Tell - comemoração de suíços, relacionada com a lenda do especialista suíço em tiros de bestas [arma da antigüidade], William Tell ou Guilherme Tell, que, por não se curvar diante de um chapéu com as cores da Áustria mandado pindurar num poste pelo representante austríaco, Albrecht Gessler, foi condenado a usar sua arma para atingir uma maçã colocada sobre a cabeça de seu filho em 18 de novembro de 1307 numa distância de 50 passos e, depois de a seta ter atravessado a maçã sem tocar no rapaz, levando a população a aplaudir os dotes do corajoso arqueiro, foi centenciado a servir no castelo de Gessler em Küssnacht, ao haver respondido depois de muita exitação e a promessa de benevolência quando lhe foi perguntado sobre o porque levava consigo uma 2ª seta, que era "para atravessar o coração desse governador austríaco tirano, caso a primeira seta matasse o meu filho", conseguiu fugir do navio numa tempestade e liderou seu povo durante a rebelião resultante do desafio do chapéu, terminando por levar seu povo a formar a Confederação Suíça.
  • Dia do Ambientalista - comemorado no Estado brasileiro do Mato Grosso do Sul, conforme Lei Nº 4.074 de 24 de agosto de 2011.
  • Dia do Aniversário de Mickey Mouse - comemorado na "Walt Disney Company", para marcar a data do lançamento do Filme "Steamboat Willie" em 18 de novembro de 1928, que foi estrelado pelo famoso camundongo "Mickey Mouse", então criado pelo produtor cinematográfico, diretor, roteirista, dublador, animador, empreendedor e filantropo norte-americano, Walt Disney e pelo desenhista estadunidense, Ub Iwerks.
  • Dia do Festival de 1 Dios - celebração dedicada pelo Imperador romano, Licínio, ao deus sol, na Roma Antiga.
  • Dia do Início do período em que o sol deixa de nascer na cidade de Hammerfest - fenômeno que perdurará até 1 de fevereiro na cidade mais setentrional do mundo, localizada no condado norueguês de Finnmark.
  • Dia do Militante Político ou "Día del Militante Político" - comemorado na Província argentina de Misiones, conforme Lei Nº 3240 de 19 de outubro de 1995.
  • Dia Estadual de Combate aos Despejos Forçados - Comemorado no Estado brasileiro do Maranhão e promovido pela Rede de Combate aos Despejos no Maranhão, para marcar a data de um violento despejo de 44 famílias, ocorrido no dia 18 de novembro de 2009, na localidade maranhense de Paço do Lumiar na comunidade brasileira de Bob Kennedy [hoje chamada de Menino Gabriel].
  • Dia Estadual Do Líder Comunitário - comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 3.035 de 2 de setembro de 1998.
  • Dia Estadual do Microcrédito Orientado - comemorado no Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 14.931 de 27 de outubro de 2009.
  • Dia Estadual do Pesquisador Científico - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 14.142 de 14 de junho de 2010, com o apoio da APqC [Associação dos Pesquisadores Científicos] do Estado de São Paulo, para marcar a data da sanção da Lei Complementar Nº 125 de 18 de novembro de 1975, que então Criou a carreira de Pesquisador Científico no Estado paulista e deu providências correlatas.
  • Dia Europeu de Sensibilização para o Uso racional do Antibiótico - comemoração realizada em colaboração com a OMS [Organização Mundial de Saúde] e outras organizações de saúde, autoridades públicas e profissionais de saúde, objetivando debater e lançar campanhas de alerta para conscientizar sobre o uso desnecessário e indiscriminado de antibióticos, com o fim de se combater as bactérias multi-resistentes.
  • Dia Nacional de Combate ao Racismo - comemoração não confirmada.
  • Dia Nacional do Conselheiro Tutelar - comemorado no Brasil, conforme Lei Nº 11.622 de 19 de dezembro de 2007, para marcar a data da realização do 1º Congresso Nacional de Conselheiros Tutelares, realizado pelo FCNCT [Fórum Colegiado Nacional de Conselheiros Tutelares], na cidade brasileira de Luziânia-GO, em 18 de novembro de 2001.
  • Dia Nacional do Exercício Físico - promovido no Brasil pela SBC [Sociedade Brasileira de Cardiologia].
  • Dia Nacional do Notário e do Registrador ou Tabelião - comemorado por brasileiros, conforme Lei Nº 11.630 de 26 de dezembro de 2007, para marcar a data da Lei Nº 8.935 de 18 de novembro de 1994 [também conhecida como "Lei dos cartórios"], que então Regulamentou o Artigo Nº 236 da Constituição Federal brasileira, dispondo sobre serviços notariais e de registros no Brasil.
  • Dia Nacional dos Valores Éticos e Morais ou "Día Nacional de los Valores Éticos y Morales" - comemorado no Panamá, conforme Decreto Executivo Nº 596 de 17 de novembro de 2008, com o apoio da FUPEC [Fundação Panamenha de Ética e Civismo ou "Fun­da­ción Pana­meña de Ética y Civismo"].
  • Dia principal da festa em Louvor à Virgem de Chiquinquirá ou Fair Chinita - celebrada na cidade venezuelana de Maracaibo no Estado ocidental de Zulia.


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário