quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 06 de Dezembro 2012


Dezembro é o décimo segundo e último mês do ano no Calendário Gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Dezembro deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do Calendário Romano, que começava em Março.





  • Dia da Constituição ou "Día de la Constitución" - comemorado na Espanha, para marcar a data do Referendo Constitucional de 6 de dezembro de 1978, que então foi responsável pela aprovação da atual Constituição dos espanhóis.
  • Dia da Fundação da cidade de Quito - comemorado no Equador, para marcar a data de 6 de dezembro de 1534.
  • Dia da independência ou "Itsenäisyyspäivä" - comemorado na Finlândia [Republiken Finland], para releembrar a data da libertação dos finlandezes do jugo da Rússia, ocorrida em 6 de dezembro de 1917.
  • Dia da Independência - comemorado na Irlanda [The Irish Republic].
  • Dia da Indústria Química - comemorado na Coréia do Norte.
  • Dia da Irmão mais Velha - comemorado no Japão.
  • Dia da Polícia Nacional ou "Día de la Policía Nacional" - comemorado por peruanos, para marcar a data da promulgação da Lei Nº 24949 de 6 de dezembro de 1988, que então, modificando os artigos pertinentes da Constituição política peruana de 1979, criou definitivamente a Polícia Nacional do Peru.
  • Dia da Proteção e Defesa dos Animais - comemorado no Distrito Federal brasileiro, conforme Lei Nº 4513 de 18 de outubro de 2010.
  • Dia de Luta contra o Câncer de Próstata - comemorado no Estado Brasileiro do Paraná, conforme Lei Nº 15120de 16 de maio de 2006.
  • Dia de São Nicolau ou Papai Noel - comemoração dessa data com muitos presentes em vários lugares do mundo, principalmente na Áustria, parte da Alemanha, Bélgica, Eslováquia, Hungria, Países Baixos, Principado de Liechtenstein, Reino Unido, Roménia, República Checa e Suíça, além de partes da América Hispânica, certas partes do Sul do Brasil e da região Acadiana da Louisiana nos Estados Unidos da América, que já esteve bastante relacionada com a figura do Menino Jesus, depois de haver sido instituída de forma explícita pelo reformista alemão Martinho Lutero, em oposição à figura de São Nicolau.
  • Dia de Topi Sindi e Ajrak - comemorado na província paquistanesa de Sindh, com o fim de expressar sua lealdade para com a cultura Sindi, antiga em milhares de anos, com seus símbolos culturais, a tradicional Sindi Cap e Ajrak pano.
  • Dia Do Caricaturista - comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 4.444 de 12 de novembro de 2004, para marcar a data do nascimento do cartunista, chargista, caricaturista, músico e humorista brasileiro, Chico Caruso [nome artístico de Francisco Paulo Hespanha Caruso], que veio ao mundo em 6 de dezembro de 1949 e que é irmão do também cartunista brasileiro, Paulo Caruso, contando ambos com um traço bastante semelhante em seus trabalhos.
  • Dia do Guarda Florestal ou "Día del Guardaparque" - comemorado no Peru, conforme Resolução Ministerial Nº 77-2008-Minam do Ministério peruano do Meio Ambiente, que ratificou decisão do 1º Congresso de Guardas Florestais peruanos, que foi realizado na cidade peruana de Cusco entre 3 e 7 de dezembro de 2006.
  • Dia do Madeireiro - comemoração não confirmada.
  • Dia do Psicólogo ou "Día del Psicólogo" - comemorado por uruguaios, para marcar a data da constituição da Mesa Coordenadora de Agremiações de Psicólogos ou "Mesa Coordinadora de Gremios de Psicólogos" do uruguai em 6 de dezembro de 1983, que participou da Semana da Saúde ou "Semana de la Salud" juntamente com o PIT [Plenário Intersindical de Trabalhadores ou "Plenario Intersindical de Trabajadores"], manifestando sua preocupação na temáticada psicologia universitária no país.
  • Dia Europeu da Língua Gestual [língua de sinais para surdos] ou "Sign Languages Day" - comemoração promovida com o apoio da EUD [União Europeia de Surdos ou "European Union of the Deaf"].
  • Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo fim da Violência contra as Mulheres ou "National Day of Mobilization of Men to end Violence Against Women" - comemorado no Canadá e ratificado no Brasil pela Lei nº 11.489 de 20 de junho de 2007, para marcar a data da chacina das estudantes canadenses de engenharia, Geneviève Bergeron, Hélène Colgan, Nathalie Croteau, Barbara Daigneault, Anne-Marie Edward, Maud Haviernick, Barbara Maria Klucznik, Maryse Leclair, Annie St-Arneault, Michèle Richard, Maryse Laganière, Anne-Marie Lemay, Sonia Pelletier, Annie Turcotte, que foram assassinadas na universidade École Polytechnique da cidade canadense de Montreal em Quebec pelo canadense descendente de franceses e argelinos, Lépine cargó ou Marc Lépine [Gamil Rodrigue Liass Gharbi], que também feriu outras dez mulheres e quatro homens em apenas 20 minutos com um rifle Mini-14 e uma faca de caça, antes de virar a arma contra si mesmo e se matar em 6 de dezembro de 1989.
  • Dia Nacional do Extensionista Rural - comemorado no Brasil com o apoio da Asbraer [Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural], conforme Lei 12.386 de 3 de março de 2011, para marcar a data do surgimento da Acar-MG [Associação de Crédito e Assistência Rural de Minas Gerais], que foi criada em 6 de dezembro de 1948 e que é tida como a 1ª instituição de extensão rural do Brasil, agrupando profissionais que trabalham diretamente em contato com os agricultores familiares, em prol da orientação, capacitação e do acesso às políticas públicas para esses trabalhadores, que tem sido responsáveis pela produção de cerca de 70% do alimento destinado à mesa dos brasileiros.
  • Dia Nacional do Gaúcho ou "Día Nacional del Gaucho" - comemorado na Argentina, conforme Lei Nº 24.303 de 15 de dezembro de 1993, para marcar a data da publicação do livro "El Gaucho Martín Fierro" do escritor, jornalista e político argentino, José Rafael Hernández, ocorrida em 6 de dezembro de 1872, como a 1ª parte da obra que é considerada como o mais importante escrito relacionado com a nacionalidade dos argentinos.
  • Dia Nacional do Penhor ou "National Pawnbrokers Day" - comemoração dos estados Unidos da América, que está relacionada com o "Dia de São Nicolau" ou "Papai Noel" e que tem sido promovida pela Associação Nacional de Penhores ou "National Pawnbrokers Association".
  • Dia Provincial do Comércio ou "Día provincial del Comercio" - comemorado na Província argentina de Córdoba, conforme expediente Nº 11454 de 1998 do congresso cordobês, para marcar a data do registro da 1ª transação comercial no território da cidade argentina de Córdoba, ocorrida em 6 de dezembro de 1574, tendo como valor monetário então, uma cabra igual a um peso e uma ferradura, igual a um peso e meio.

  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário