quarta-feira, 15 de maio de 2013

Datas Comemorativas; 16 de Maio de 2013


Maio é o quinto mês do calendário gregoriano e tem 31 dias. O seu nome é derivado da deusa romana Bona Dea da fertilidade. Outras versões apontam que a origem se deve à deusa grega Maya, mãe de Hermes.
Sob o Antigo Regime francês, era de costume plantar um "Maio" ou "árvore de Maio" na honra de alguém. No Condado de Nice moças e rapazes "giravam Maio" ao som de pífano e tambor, ou seja dançar as rondas de Maio ao redor da árvore de Maio.
Maio é o mês de Maria, mãe de Jesus Cristo, segundo a Igreja Católica.


147 celebrações para o 136º dia de 2013 (229 dias para 2014), uma quinta-feira, 16 de maio no calendário gregoriano

  • Dia Europeu do Melanoma ou "European Melanoma Day" - comemoração móvel de europeus, que tem sido promovida pela Associação Europeia de Dermatologia ou "European dermatology association": quinta-feira da 2ª semana de maio.
  • Dia Mundial da Educação Católica ou "World Catholic Education Day" - comemoração móvel de católicos: 3ª quinta-feira de maio.
  • Dia Nacional de coletes salva-vidas ou "National Lifejacket Day" - comemoração móvel do Canadá, que tem sido promovida pela cruz Vermelha Canadense: 3ª quinta-feira de maio.
  • Dia da Escola Naval ou "Día de la Escuela Naval" - comemorado na República Dominicana, conforme Lei Nº 4123 de 23 de abril de 1955, muito embora o Decreto Nº 538 de 19 de Fevereiro de 1964 nomeie o "Dia da Escola Naval" como uma celebração de 28 de maio, na data do Decreto Nº 1410 de 28 de maio de 1875, que então criou a Academia Naval da República Dominicana ou "Academia Naval de La República Dominicana", com o fim de fornecer treinamento prático para jovens dominicanos com vocação marinheira.
  • Dia da Santificação de Roque González de Santa Cruz e Companheiros ou "Día de la Santificación de Roque González de Santa Cruz y Compañeros" - comemorado no Paraguai, para marcar a data de 16 de maio de 1988, em que o Papa João Paulo II canonizou na cidade paraguaia de Assunção os missionários jesuítas, São Roque Gonzales, Santo Afonso Rodrigues e São João del Castilho, por esses mártires da Igreja Católica haverem sido mortos juntamente com o Cacique indígena de nome Adauto em novembro de 1628 por um grupo de índios rebeldes à catequização jesuíta então imposta a esses e outros índios, até que causou a revolta dos nativos sob a liderança do cacique-pagé guarani, Nheçu Pe, então com autoridade máxima na região do atual município brasileiro de Roque Gonzales-RS e redondezas, por ele não concordar com a atuação dos católicos que naquele tempo já vinha de dois anos e meio atrás, com intenso trabalho missionário e a fundação de numerosas comunidades cristãs chamadas Missões ou Reduções, entre elas, as aldeias de São Nicolau, Assunção e Todos os Santos do Caaró.
  • Dia da Viagem - comemorado no Japão.
  • Dia das Valas comuns - comemoração de iraquianos, na esperança de que se desvendem os locais não assinalados onde estejam sepultados pelo menos seis corpos, sendo que alguns desses locais ainda são passíveis de serem identificados por montes de terra empilhados acima do solo ou como poços profundos que parecem ter sido preenchidos, pois os anos de guerra fez com que essas valas comuns passassem a existir em todas as regiões do Iraque.
  • Dia de Comemoração Nacional - celebrado no sul do Sudão e instituído pelo então presidente sudanês, Salva Kiir Mayardit.
  • Dia de Middlesex ou "Middlesex Day" - comemorado no condado inglês de Middlesex, para marcar a data da "Batalha de Albuera" e os corajosos esforços do Regimento de Middlesex nessa batalha de 11 de maio de 1811, durante a "Guerra Peninsular" no sul de Badajoz na Espanha.
  • Dia de Savitu-Vrta - comemorado em honra de Sarasvati [deusa das Letras e das Artes] na Mitologia hindu.
  • Dia de Vestir roxo pela Paz ou "Wear Purple For Peace Day" - comemoração de norte-americanos.
  • Dia de Votação ou "día de votación" - realizado na República Dominicana, para marcar a data de 3 meses a anteceder a Festa da Restauração da República ou "Fiesta de la Restauración de la República" em 16 de agosto, quando se dá a posse das autoridades eleitas em 16 de maio.
  • Dia do Botafogo de Futebol e Regatas - comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 5.064 de 5 de julho de 2007, para marcar a data do nascimento do grande jogador botafoguense, Nilton Santos, que veio ao mundo em 16 de maio de 1925 e que defendeu a Seleção brasileira na Copa do Mundo.
  • Dia do Gari - comemorado no Brasil, a partir da instituição dessa Data Comemorativa no antigo Estado brasileiro da Guanabara pela Lei nº 212 de 1962, que depois seria adotada por outros estados brasileiros, entre eles, Mato Grosso do Sul [Lei Nº 3.754 DE 5 de outubro de 2009] e Rio de Janeiro [Lei Nº 3700 de 6 de novembro de 2001], para homenagear o pessoal da limpesa pública que era conhecido inicialmente como a "Turma do Gari," [mais tarde somente "garis"], por haver ficado na responsabilidade do empresário francês radicado no Brasil, Pedro Aleixo Gary, a manutenção da limpesa na corte brasileira no então Distrito Federal do Rio de Janeiro, depois de ele ter sido a 1ª pessoa a assinar um contrato de limpesa pública com o ministério Imperial do Brasil, quando sempre que se precisava de alguém para a limpesa, se dizia: "chama a Turma do Gari".
  • Dia do Professor ou "Hari Guru" - comemorado na Malásia, para marcar a data de 16 de maio de 1956, em que o Conselho Legislativo Federal dos Estados malaios recebeu um documento [conhecido como o "Relatório Razak"] da Comissão de Educação, com várias sugestões sobre o "Dia do Professor", que tornar-se-ía o alicerce da educação na Malásia desde então.
  • Dia do Publicitário ou "Día del Publicista" - comemoração da Costa Rica apoiada pela ASCAP [Associação Costa-Riquense de Agências de Publicidade e Empresas de Comunicação Comercial ou "Asociación Costarricense de Agencias de Publicidad y Empresas de Comunicación Comercial"] e pela Agremiação de Jornalistas da Costa Rica ou "Colegio de Periodistas de Costa Rica", que estaria respaldada por Decreto Executivo de 16 de maio de 1984 que teria sido firmado pelo então presidente costa-riquenho, Luis Alberto Monge Álvarez.
  • Dia do Taekwondo - comemorado no Estado brasileiro de São Paulo, conforme Lei Nº 14.456 de 16 de maio de 2011, para marcar a data da chegada na cidade brasileira de São Paulo-SP do Grão Mestre coreano de Taekwondo, Sang Min Cho, que chegou nas Terras Brasilis em 16 de maio de 1970, então como enviado oficial da Federação Internacional de Taekwondo ou "International Taekwondo Federation", tendo sido responsável pela formação dos primeiros campeões e dos primeiros faixas pretas brasileiros internacionalmente diplomados pela Federação Internacional que o enviou e sendo seguido pela vinda dos mestres coreanos de Taekwondo, Sang Min Kim, Kun Mo Bang e muitos outros mestres de renome internacional nessa modalidade.
  • Dia dos Biógrafos ou "Biographer's day" - comemoração de norte-americanos e ingleses, para marcar a data do 1º encontro entre o escritor e pensador inglês, Samuel Johnson, com o advogado e biógrafo escocês, James Boswell, que é tido como um dos maiores diaristas do século XVIII e que terminou por produzir "A Vida de Samuel Johnson", que foi publicada em 1791 e que é considerada como uma das maiores biografias já escritas desde então, a partir de um trabalho surgido da amizade nascida desse encontro inicial ocorrido em 16 de maio de 1763 na livraria Davies da cidade inglesa de Londres.
  • Dia dos Empregados na Área de Asseio e Conservação" - comemoração do Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei Nº 15.175 de 18 de maio de 2010, que alterou a Lei Nº 13.652 de 27 de dezembro de 2005, para homenagear o pessoal da limpesa pública que era conhecido inicialmente como a "Turma do Gari," [mais tarde somente "garis"], por haver ficado na responsabilidade do empresário francês radicado no Brasil, Pedro Aleixo Gary, a manutenção da limpesa na corte brasileira no então distrito Federal do Rio de Janeiro, depois de ele ter sido a 1ª pessoa a assinar um contrato de limpesa pública com o ministério Imperial do Brasil, quando sempre que se precisava de alguém para a limpesa, se dizia: "chama a Turma do Gari".
  • Dia Estadual da Imigração Suíça - comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 5.526 de 27 de Agosto de 2009, para marcar a data de 16 de maio de 1818, em que o então Príncipe Regente do Brasil, Dom João VI, autorizou o estabelecimento de uma colônia de famílias suíças no Rio de Janeiro, com o fim de promover e alargar a civilização do Reino brasileiro.
  • Dia Estadual do Trabalhador na Coleta de Resíduos e Limpeza Pública Urbana - comemoração do Estado brasileiro do Mato Grosso, conforme Lei Nº 9.144 de 28 de maio de 2009, para homenagear o pessoal da limpesa pública que era conhecido inicialmente como a "Turma do Gari," [mais tarde somente "garis"], por haver ficado na responsabilidade do empresário francês radicado no Brasil, Pedro Aleixo Gary, a manutenção da limpesa na corte brasileira no então distrito Federal do Rio de Janeiro, depois de ele ter sido a 1ª pessoa a assinar um contrato de limpesa pública com o ministério Imperial do Brasil, quando sempre que se precisava de alguém para a limpesa, se dizia: "chama a Turma do Gari".
  • Dia Europeu dos Direitos dos Pacientes ou "European Patients' Rights Day" - comemorado na Europa desde 2007, com o apoio do Parlamento Europeu e da ACN [Rede ativa de cidadania ou "Active Citizenship Network"].
  • Dia Internacional de Histórias de Vida ou "International Day for Sharing Life Stories" - comemoração promovida desde 2008 pela Rede Internacional de Museus da Pessoa no Brasil, Portugal, Estados Unidos e Canadá, juntamente com a instituição norte-americana, Centro de Narrações Digitais ou "Center for Digital Storytelling", a partir de uma idéia surgida num encontro realizado em 2007 na cidade canadense de Montreau, buscando a celebração e à promoção de projetos voltados à preservação das memórias e histórias de vida que tenham provocado mudanças em bairros, comunidades e/ou na sociedade como um todo.
  • Dia Internacional do heavy metal ou "International Metalheads Day" - comemorado para marcar a data da morte do vocalista norte-americano de heavy metal, Ronnie James Dio (pseudônimo de Ronald James Padavona], que faleceu em 16 de maio de 2010, depois de haver atuado em grupos como "Elf", "Rainbow", "Black Sabbath", "Dio" e Heaven" & "Hell", e que é considerado por muitos como o "padrinho do heavy metal" e uma das vozes mais influentes da história do heavy metal, por sua inconfundível técnica, timbre e registro.
  • Dia Nacional do Macaco do Mar ou "National Sea Monkeys Day" - comemoração de norte-americanos.
  • Dia Nacional do Piercing ou "National Piercing Day" - comemoração de norte-americanos desde 2007.


  • http://diasde.com/16-de-maio/#ixzz2TNVDjJmD


    Nenhum comentário:

    Postar um comentário