sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Página; Um Dia na Historia; 24 de Novembro 2012






Novembro é o décimo primeiro mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 30 dias. Novembro deve o seu nome à palavra latinanovem (nove), dado que era o nono mês do calendário romano.





Dia de homenagem às vítimas do Holodomor - celebração móvel da Ucrânia em memmória ao "genocídio ucraniano" ou "holocausto" ucraniano [originária da expressão ucraniana moryty holodom, que significa "matar pela fome"], em referência à ação deliberada de extermínio perpetrada pelo regime soviético através da fome desencadeada pela atuação do líder russo, Josef Stalin, visando especificamente o povo ucraniano, enquanto entidade étnico-social: 4º Sábado de novembro.
Dia mundial sem compras, "World Buy Nothing Day" ou "Dia Mundial de Não se Comprar Nada" - comemoração móvel lançada em 1992 a partir da cidade canadense de Vancouver pelo artista canadiano, Ted Dave, hoje encampada pela fundação Adbusters Media, buscando conscientizar a população sobre os males causados pelo consumo desenfreado, não apenas aos bolsos de quem compra, mas também ao meio ambiente, usando-se como artifício para a sensibilização a destruição de cartões de crédito de voluntários que queiram livrar-se das tentações causadas pelo crédito fácil, circulação de ativistas fantasiados de zumbis por shoppings centers e supermercados com olhar petrificado e rosto inexpressivo, informando sobre a problemática do consumo excessivo a quem lhes pergunte pelo motivo de eles andarem assim, entre outras formas de protesto: último sábado de novembro.
Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele - comemoração móvel de brasileiros desde 1998 ou 1999, que tem sido promovida por médicos da SBD ]Sociedade Brasileira de Dermatologia], com atividades em postos de saúde de todo o Brasil e mutirão de atendimento gratuito: último sábado de novembro.
Dia da Evolução ou "Evolution Day" - comemoração dos Estados Unidos da América e outros grupos ao redor do mundo, para marcar a data da 1ª publicação de "A Origem das Espécies" ou "Origin of Species" do naturalista britânico, Charles Darwin, ocorrida em 24 de novembro de 1859.
Dia da Proclamação do Parque Nacional do Lago Malawi - Niassa [em português] ou Nyasa, para marcar a data da proclamaçção do parque localizado nos distritos de Mangochi [sul do Malawi] e Salima [região central], que foi feita em 27 de novembro de 1980, muito embora a maior parte da sua área já fosse considerada reserva florestal e algumas das ilhas, protegidas desde 1934.
Dia da Ópera - comemorado no Japão.
Dia de Feriado Estadual - comemorado no Estado indiano de Karnataka, em memória ao poeta, filósofo, músico e compositor da índia, Dasa Kanaka [Thimmappa Nayaka], conhecido por suas composições da música Carnatic no canará, "Kirtanes" e "Ugabhoga".
Dia de Lachit Divas - comemorado em Assam na Índia, para relembrar o heroísmo do general Assamês, Lachit Borphukan, e a vitória do exército Assamês sobre o exército Mughal, na "Batalha de Saraighat" de 1671.
Dia do Aposentado Provincial ou "Día del Jubilado Provincial" - comemorado na Província argentina do Chaco, conforme Lei Nº 5473 de 17 de dezembro de 2004.
Dia do Início do Festival de Brumalia ou "Festival de Vinho" - comemorado durante 30 dias [até o solstício de inverno] no Império Bizantino da Roma Antiga.
Dia do Mestre-Sala e Porta-Bandeira das escolas de samba - comemorado na cidade brasileira do Rio de Janeiro-RJ, conforme Lei Nº 1904 de 28 de setembro de 1992 e Lei Nº 5.146 de 7 de janeiro de 2010.
Dia do Olá do Colombiano de Ouro ou "Día del Ola del Colombiano de oro" - comemorado na Colômbia, numa homenagem aos colombianos maiiores de 65 anos, idônios e residentes no país, que tem sido celebrado com uma premiação especial ao "Colombiano de Ouro".
Dia do Professor ou "Ögretmenler yeni nesil sizin eseriniz olacaktir" - comemorado na Turquia, em memória à declaração do estadista turco e fundador da República da Turquia, Kemal Atatürk, pela qual ele previa que "aquela nova geração turca seria criada por professores".
Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais - Comemorado no Exército do Brasil, para marcar a data do nascimento do militar brasileiro, Antônio João Ribeiro, que veio ao mundo em 24 de novembro de 1823 e é tido como patrono do quadro auxiliar de oficiais do Exército brasileiro.
Dia do Rio Capibaribe - comemorado no Estado brasileiro do Pernambuco, conforme Lei Nº 14.011 de 23 de março de 2010.
Dia Do Zaire - comemorado no Estado brasileiro do Rio de Janeiro, conforme Lei Nº 927 de 21 de novembro de 1985.
Dia Estadual da Cultura Evangélica - comemorado no Estado brasileiro de Santa Catarina, conforme Lei 14.883 de 22 de outubro de 2009.
Dia Estadual do Radialista - comemorado no Estado brasileiro do Amazonas, possivelmente para marcar a data da inauguração da Rádio Difusora do Amazonas, que começou a fazer história entre os amazonenses a partir de sua 1ª transmissão em 24 de novembro de 1948 como "a "estação ZYS-8, a mais poderosa da planície e a mais querida de Manaus, operando na freqüência de 4.805 kilociclos, ondas intermediárias de 62,40 metros", na voz de seu fundador, o jornalista, radialista e político brasileiro, Josué Claudio de Souza, que alavancou o projeto juntamente com sua esposa, Maria da Fé, além do apoio inicial dos amigos Jaime Bittencourt de Araújo, Agesilau Souza de Araújo, Fabiano Afonso, Alzira Figueira, Alberto Carreira e João Salomão.
Dia Estadual do Rio - comemorado nos Estados brasileiros do Paraná [Lei Nº 11275 de 21 de dezembro de 1995] e Santa Catarina [Lei Nº 13.748 de 8 de maio de 2006].
Dia Mundial do Vovô ou "World Day of the Grandfather" - comemoração não confirmada.
Dia Nacional da Cultura Científica - comemorado desde 1997 em Portugal, para marcar a data do nascimento do professor, pedagogo e autor de manuais escolares, além de historiador da ciência e da educação, divulgador científico e poeta português, Rómulo Vasco da Gama de Carvalho, que veio ao mundo em 24 de novembro de 1906 e é considerado por alguns como o maior divulgador da ciência em Portugal de seu tempo e ainda para muito além disso.
Dia Nacional do Aneurisma da Aorta Abdominal - comemoração de Portugal, surgida a partir da campanha "AORTA É VIDA", promovida pela SPACV [Sociedade Portuguesa de Angiologia e Cirurgia Vascular] e a SPCCTV [Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardio-Torácica e Vascular], com o apoio da APMCG [Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral], com o fim de alertar a população, a classe médica e as entidades governamentais para a importância do diagnóstico precoce dos aneurismas da aorta abdominal, um mal que afeta cerca de 700 mil pessoas na Europa Ocidental e que consiste numa dilatação localizada e permanente da aorta [a maior artéria do organismo], sendo o mais freqüente dos aneurismas arteriais e uma das causas de morte súbita, sem falar que cerca de 80 milhões de pessoas [com 60 ou mais anos] na Europa, estejam em risco de ter um aneurisma da aorta abdominal.
Dia Nacional do Engenheiro - comemorado em Portugal nesse dia ou em data próxima dele, para marcar a data da fundação da Ordem dos Engenheiros portugueses, que foi instituída pelo Decreto-Lei Nº 27288 de 24 de novembro de 1936, enquanto sucessora da antiga Associação dos Engenheiros Civis Portugueses, cuja fundação remonta o ano de 1869.
Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo ou "Día Nacional del Ingeniero Agrónomo" - comemorado por colombianos, para marcar a data do "1º Congresso Nacional de Engenheiros Agrônomos da Colômbia" ou "1º Congreso Nacional de Ingenieros Agrónomos de Colombia", que foi realizado na sede da Universidade Nacional da Colômbia ou "Universidad Nacional de Colombia" na cidade colombiana de Medellín em 24 de novembro de 1958.

Nenhum comentário:

Postar um comentário